Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, E. F. de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: GAUDENCIO, C. de A., GARCIA, A, TORRES, E., OLIVEIRA, M. C. N. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89496
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a resposta de algumas cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) a epoca de plantio. Em geral, os mais altos rendimentos de soja foram obtidos de plantios realizados em outubro e novembro e decresceram quando resultaram de plantio posteriores. O rendimento sera maximo quando os periodos de formacao de vagens e enchimento de graos ocorrerem entre meados de dezembro e inicio de fevereiro, desde que nao ocorram limitacoes drasticas durante a fase de crescimento vegetativo. A utilizacao do escalonamento de plantios de cultivares precoces, medias e tardias, entre meados de outubro e meados de dezembro, reduz o impacto sobre o rendimento causado por anomalias negativas da precipitacao que venham a ocorrer no periodo de formacao de vagens e enchimento de graos. A reducao de rendimento observada, a medida que o plantio e atrasado, alem da faixa de rendimento maximo, e explicada pela reducao da disponibilidade hidrica a que estao expostos os plantios tardios, alem do efeito fotoperiodico depressivo. Determinaram-se, para as cultivares Parana, Bossier e Santa Rosa, as equacoes de regressao entre as datas de emergencia o os respectivos rendimentos e alturas de planta. O calculo dos pontos de maximo, de cada uma das equacoes, permitiu determinar as datas de emergencia que resultaram no rendimento maximo de cada cultivar. Com a adocao de procedimento identico, foram obtidos os resultados relativosa altura de planta.
id EMBR_e2a89c253778c1587045e201f6e45d6f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/89496
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.AgrometeorologiaPerido criticoAltura de plantaCritical periodPlant heightGlycine MaxagrometeorologyEste estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a resposta de algumas cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) a epoca de plantio. Em geral, os mais altos rendimentos de soja foram obtidos de plantios realizados em outubro e novembro e decresceram quando resultaram de plantio posteriores. O rendimento sera maximo quando os periodos de formacao de vagens e enchimento de graos ocorrerem entre meados de dezembro e inicio de fevereiro, desde que nao ocorram limitacoes drasticas durante a fase de crescimento vegetativo. A utilizacao do escalonamento de plantios de cultivares precoces, medias e tardias, entre meados de outubro e meados de dezembro, reduz o impacto sobre o rendimento causado por anomalias negativas da precipitacao que venham a ocorrer no periodo de formacao de vagens e enchimento de graos. A reducao de rendimento observada, a medida que o plantio e atrasado, alem da faixa de rendimento maximo, e explicada pela reducao da disponibilidade hidrica a que estao expostos os plantios tardios, alem do efeito fotoperiodico depressivo. Determinaram-se, para as cultivares Parana, Bossier e Santa Rosa, as equacoes de regressao entre as datas de emergencia o os respectivos rendimentos e alturas de planta. O calculo dos pontos de maximo, de cada uma das equacoes, permitiu determinar as datas de emergencia que resultaram no rendimento maximo de cada cultivar. Com a adocao de procedimento identico, foram obtidos os resultados relativosa altura de planta.Título em inglês: Effect of plantio date on soybean yield in North of Paraná Region, Brazil.EMILSON FRANCA DE QUEIROZ, DPDCELSO DE ALMEIDA GAUDÊNCIO, CNPSOANTONIO GARCIA, CNPSOELENO TORRES, CNPSOMARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO.QUEIROZ, E. F. deGAUDENCIO, C. de A.GARCIA, ATORRES, E.OLIVEIRA, M. C. N. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1998-10-2819982019-07-31T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, n. 9, p. 1461-74, set. 1998.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:35:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/89496Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:35:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:35:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
title Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
spellingShingle Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
QUEIROZ, E. F. de
Agrometeorologia
Perido critico
Altura de planta
Critical period
Plant height
Glycine Max
agrometeorology
title_short Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
title_full Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
title_fullStr Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
title_full_unstemmed Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
title_sort Efeito de época de plantio sobre o rendimento da soja, na Região Norte do Paraná.
author QUEIROZ, E. F. de
author_facet QUEIROZ, E. F. de
GAUDENCIO, C. de A.
GARCIA, A
TORRES, E.
OLIVEIRA, M. C. N. de
author_role author
author2 GAUDENCIO, C. de A.
GARCIA, A
TORRES, E.
OLIVEIRA, M. C. N. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMILSON FRANCA DE QUEIROZ, DPD
CELSO DE ALMEIDA GAUDÊNCIO, CNPSO
ANTONIO GARCIA, CNPSO
ELENO TORRES, CNPSO
MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, E. F. de
GAUDENCIO, C. de A.
GARCIA, A
TORRES, E.
OLIVEIRA, M. C. N. de
dc.subject.por.fl_str_mv Agrometeorologia
Perido critico
Altura de planta
Critical period
Plant height
Glycine Max
agrometeorology
topic Agrometeorologia
Perido critico
Altura de planta
Critical period
Plant height
Glycine Max
agrometeorology
description Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a resposta de algumas cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) a epoca de plantio. Em geral, os mais altos rendimentos de soja foram obtidos de plantios realizados em outubro e novembro e decresceram quando resultaram de plantio posteriores. O rendimento sera maximo quando os periodos de formacao de vagens e enchimento de graos ocorrerem entre meados de dezembro e inicio de fevereiro, desde que nao ocorram limitacoes drasticas durante a fase de crescimento vegetativo. A utilizacao do escalonamento de plantios de cultivares precoces, medias e tardias, entre meados de outubro e meados de dezembro, reduz o impacto sobre o rendimento causado por anomalias negativas da precipitacao que venham a ocorrer no periodo de formacao de vagens e enchimento de graos. A reducao de rendimento observada, a medida que o plantio e atrasado, alem da faixa de rendimento maximo, e explicada pela reducao da disponibilidade hidrica a que estao expostos os plantios tardios, alem do efeito fotoperiodico depressivo. Determinaram-se, para as cultivares Parana, Bossier e Santa Rosa, as equacoes de regressao entre as datas de emergencia o os respectivos rendimentos e alturas de planta. O calculo dos pontos de maximo, de cada uma das equacoes, permitiu determinar as datas de emergencia que resultaram no rendimento maximo de cada cultivar. Com a adocao de procedimento identico, foram obtidos os resultados relativosa altura de planta.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-10-28
1998
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-07-31T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, n. 9, p. 1461-74, set. 1998.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89496
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, n. 9, p. 1461-74, set. 1998.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503315028967424