Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, E. G.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: STURION, J. A., NEVES, E. J. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311853
Resumo: Um teste combinado de procedência e progênie de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) foi insatalado no município de Ponta Grossa – PR, com o propósito de identificar indivíduos geneticamente superiores para a implantação de pomares de sementes por mudas e clonais. O material genético consistiu de 60 progênies de meios-irmãos provenientes de dezoito procedências australianas e de uma testemunha comercial. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com oito repetições de cinco plantas por parcela, no espaçamento de 3 m x 3 m (9 m 2 por planta). Obteve-se ganhos significativos para o volume cilíndrico, aos 10 anos de idade, em relação à testemunha comercial, com a seleção das 200 melhores árvores (23,33%), com base em seus valores genéticos, com o propósito de se instalar um pomar de sementes por mudas, ou com a seleção das 50 melhores árvores (33,33%), com o intuito de propagá-las para um pomar de sementes clonal.
id EMBR_e2eacc1488abbbc271dc4dab28b4768d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311853
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.GrevíleaTeste de procedênciaPomar de sementePonta GrossaParanáGrevillea RobustaTeste de ProgênieUm teste combinado de procedência e progênie de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) foi insatalado no município de Ponta Grossa – PR, com o propósito de identificar indivíduos geneticamente superiores para a implantação de pomares de sementes por mudas e clonais. O material genético consistiu de 60 progênies de meios-irmãos provenientes de dezoito procedências australianas e de uma testemunha comercial. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com oito repetições de cinco plantas por parcela, no espaçamento de 3 m x 3 m (9 m 2 por planta). Obteve-se ganhos significativos para o volume cilíndrico, aos 10 anos de idade, em relação à testemunha comercial, com a seleção das 200 melhores árvores (23,33%), com base em seus valores genéticos, com o propósito de se instalar um pomar de sementes por mudas, ou com a seleção das 50 melhores árvores (33,33%), com o intuito de propagá-las para um pomar de sementes clonal.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-01-1620042015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 29-39, jan./jul. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311853porMARTINS, E. G.STURION, J. A.NEVES, E. J. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-10T09:05:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311853Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-10T09:05:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
title Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
spellingShingle Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
MARTINS, E. G.
Grevílea
Teste de procedência
Pomar de semente
Ponta Grossa
Paraná
Grevillea Robusta
Teste de Progênie
title_short Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
title_full Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
title_fullStr Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
title_full_unstemmed Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
title_sort Produtividade de madeira e ganho genético de procedências de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) na região de Ponta Grossa, Paraná.
author MARTINS, E. G.
author_facet MARTINS, E. G.
STURION, J. A.
NEVES, E. J. M.
author_role author
author2 STURION, J. A.
NEVES, E. J. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, E. G.
STURION, J. A.
NEVES, E. J. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Grevílea
Teste de procedência
Pomar de semente
Ponta Grossa
Paraná
Grevillea Robusta
Teste de Progênie
topic Grevílea
Teste de procedência
Pomar de semente
Ponta Grossa
Paraná
Grevillea Robusta
Teste de Progênie
description Um teste combinado de procedência e progênie de grevílea (Grevillea robusta Cunn.) foi insatalado no município de Ponta Grossa – PR, com o propósito de identificar indivíduos geneticamente superiores para a implantação de pomares de sementes por mudas e clonais. O material genético consistiu de 60 progênies de meios-irmãos provenientes de dezoito procedências australianas e de uma testemunha comercial. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com oito repetições de cinco plantas por parcela, no espaçamento de 3 m x 3 m (9 m 2 por planta). Obteve-se ganhos significativos para o volume cilíndrico, aos 10 anos de idade, em relação à testemunha comercial, com a seleção das 200 melhores árvores (23,33%), com base em seus valores genéticos, com o propósito de se instalar um pomar de sementes por mudas, ou com a seleção das 50 melhores árvores (33,33%), com o intuito de propagá-las para um pomar de sementes clonal.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-01-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 29-39, jan./jul. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311853
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 29-39, jan./jul. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695140802723840