Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSÁRIO, V. do S. V.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: BATISTA, T. F. V., PROVENZANO, R., LEMOS, L. J. U., SANTOS, J. D. V. dos, LUNZ, A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002311
http://dx.doi.org/10.4322/rca.1659
Resumo: Atualmente, pouco se sabe sobre a entomofauna edáfica associada aos ecossistemas florestais com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) (Fabaceae), na Amazônia brasileira. A espécie possui grande valor econômico para o mercado madeireiro; no entanto, há insetos com potenciais de danos a esta cultura e que podem ser identificados a partir de levantamentos periódicos. Objetivou-se avaliar, em plantios comerciais com diferentes idades, nos períodos seco e chuvoso, a abundância e a dominância dos grupos funcionais dos principais insetos presentes em ecossistemas florestais com paricá. A coleta foi com armadilhas do tipo pitfall, expostas durante 24 horas. A identificação contemplou ordem e família. Os resultados demonstraram que o número de insetos teve relação direta com o regime hídrico, pois a densidade total da entomofauna na época chuvosa foi 61% superior à do período seco. Foram capturados 17.595 insetos, pertencentes a 11 ordens e 37 famílias. A ordem Hymenoptera foi a mais abundante no período seco, representando 92,20% dos indivíduos capturados. O maior número de famílias (15) foi na ordem Coleoptera. No período chuvoso, os plantios de dois e três anos apresentaram maior riqueza de ordens, em número de nove; entretanto, houve menor número de famílias, 22 e 21, respectivamente. Os plantios de cinco anos, por serem ambientes mais estáveis, foram os mais ricos, com 26 famílias. Os grupos funcionais de maior importância foram os herbívoros, os predadores e os insetos sociais.
id EMBR_e350f0134b01e16fbf02a9a45d5a05e7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002311
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.InsetoParicáReflorestamentoAtualmente, pouco se sabe sobre a entomofauna edáfica associada aos ecossistemas florestais com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) (Fabaceae), na Amazônia brasileira. A espécie possui grande valor econômico para o mercado madeireiro; no entanto, há insetos com potenciais de danos a esta cultura e que podem ser identificados a partir de levantamentos periódicos. Objetivou-se avaliar, em plantios comerciais com diferentes idades, nos períodos seco e chuvoso, a abundância e a dominância dos grupos funcionais dos principais insetos presentes em ecossistemas florestais com paricá. A coleta foi com armadilhas do tipo pitfall, expostas durante 24 horas. A identificação contemplou ordem e família. Os resultados demonstraram que o número de insetos teve relação direta com o regime hídrico, pois a densidade total da entomofauna na época chuvosa foi 61% superior à do período seco. Foram capturados 17.595 insetos, pertencentes a 11 ordens e 37 famílias. A ordem Hymenoptera foi a mais abundante no período seco, representando 92,20% dos indivíduos capturados. O maior número de famílias (15) foi na ordem Coleoptera. No período chuvoso, os plantios de dois e três anos apresentaram maior riqueza de ordens, em número de nove; entretanto, houve menor número de famílias, 22 e 21, respectivamente. Os plantios de cinco anos, por serem ambientes mais estáveis, foram os mais ricos, com 26 famílias. Os grupos funcionais de maior importância foram os herbívoros, os predadores e os insetos sociais.Valéria do Socorro Vale Rosário, UFRA; Telma Fátima Vieira Batista, UFRA; Rodolfo Provenzano, UFRA; Leandro José Uchoa Lemos, UFRA; Jeane Dayse Veloso dos Santos, UFRA; ALEXANDRE MEHL LUNZ, CPATU.ROSÁRIO, V. do S. V.BATISTA, T. F. V.PROVENZANO, R.LEMOS, L. J. U.SANTOS, J. D. V. dosLUNZ, A. M.2014-12-11T11:11:11Z2014-12-11T11:11:11Z2014-12-1120142015-04-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, Belém, PA, v. 57, n. 4, p. 373-381, out./dez. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002311http://dx.doi.org/10.4322/rca.1659enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:06:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002311Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:06:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:06:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
title Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
spellingShingle Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
ROSÁRIO, V. do S. V.
Inseto
Paricá
Reflorestamento
title_short Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
title_full Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
title_fullStr Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
title_full_unstemmed Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
title_sort Edaphic insect fauna associated with reforestation with Schizolobium parahyba Barneby in Amazonia.
author ROSÁRIO, V. do S. V.
author_facet ROSÁRIO, V. do S. V.
BATISTA, T. F. V.
PROVENZANO, R.
LEMOS, L. J. U.
SANTOS, J. D. V. dos
LUNZ, A. M.
author_role author
author2 BATISTA, T. F. V.
PROVENZANO, R.
LEMOS, L. J. U.
SANTOS, J. D. V. dos
LUNZ, A. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valéria do Socorro Vale Rosário, UFRA; Telma Fátima Vieira Batista, UFRA; Rodolfo Provenzano, UFRA; Leandro José Uchoa Lemos, UFRA; Jeane Dayse Veloso dos Santos, UFRA; ALEXANDRE MEHL LUNZ, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSÁRIO, V. do S. V.
BATISTA, T. F. V.
PROVENZANO, R.
LEMOS, L. J. U.
SANTOS, J. D. V. dos
LUNZ, A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Inseto
Paricá
Reflorestamento
topic Inseto
Paricá
Reflorestamento
description Atualmente, pouco se sabe sobre a entomofauna edáfica associada aos ecossistemas florestais com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) (Fabaceae), na Amazônia brasileira. A espécie possui grande valor econômico para o mercado madeireiro; no entanto, há insetos com potenciais de danos a esta cultura e que podem ser identificados a partir de levantamentos periódicos. Objetivou-se avaliar, em plantios comerciais com diferentes idades, nos períodos seco e chuvoso, a abundância e a dominância dos grupos funcionais dos principais insetos presentes em ecossistemas florestais com paricá. A coleta foi com armadilhas do tipo pitfall, expostas durante 24 horas. A identificação contemplou ordem e família. Os resultados demonstraram que o número de insetos teve relação direta com o regime hídrico, pois a densidade total da entomofauna na época chuvosa foi 61% superior à do período seco. Foram capturados 17.595 insetos, pertencentes a 11 ordens e 37 famílias. A ordem Hymenoptera foi a mais abundante no período seco, representando 92,20% dos indivíduos capturados. O maior número de famílias (15) foi na ordem Coleoptera. No período chuvoso, os plantios de dois e três anos apresentaram maior riqueza de ordens, em número de nove; entretanto, houve menor número de famílias, 22 e 21, respectivamente. Os plantios de cinco anos, por serem ambientes mais estáveis, foram os mais ricos, com 26 famílias. Os grupos funcionais de maior importância foram os herbívoros, os predadores e os insetos sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11T11:11:11Z
2014-12-11T11:11:11Z
2014-12-11
2014
2015-04-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, v. 57, n. 4, p. 373-381, out./dez. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002311
http://dx.doi.org/10.4322/rca.1659
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, v. 57, n. 4, p. 373-381, out./dez. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002311
http://dx.doi.org/10.4322/rca.1659
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503398500859904