Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVERNARI, F. de C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: LIMA, G. J. M. M. de, LOPES, L. dos S., SCAPINI, L. B., SUZIN, L., MANZKE, N. E., COUTINHO, G. S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013584
Resumo: Com a variação nos preços dos alimentos a glicerina bruta (GB) pode se tornar uma realidade na substituição parcial ao milho, tornando-se importante a determinação da energia metabolizável aparente (EMAn) deste alimento. Assim sendo, objetivou-se determinar a EMAn da GB e de rações formuladas com níveis crescentes de GB para frangos de corte na fase inicial (7 a 21 dias). Para a avaliação da EMAn das rações foi realizada coleta total de excretas dos 10 aos 18 dias de idade, sendo que os primeiros 4 dias foram de adaptação e os últimos 5 de coleta. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 tratamentos (0, 4, 8 e 12% de inclusão de GB nas rações) e 9 repetições de 10 aves por tratamento. Para a avaliação da EMAn da GB foi adicionado um tratamento com a inclusão de 8% de GB na ração referência (0% de GB) e utilizado nove repetições de 10 aves por gaiola. Não houve diferença significativa na EMAn entre os níveis de inclusão de 4 e 8% quando comparados ao controle (0%). Houve efeito linear decrescente para EMAn das dietas avaliadas com a inclusão de GB. A EMAn da GB determinada no ensaio foi de 2651 kcal/kg. Observou-se redução na matéria seca (MS) das excretas e aumento na produção de excretas na MS com o aumento dos níveis de inclusão, fato que pode explicar a reduzida EMAn da GB em inclusões acima de 4%. É necessária a correção do valor de EMAn da GB nas dietas em função do nível de inclusão.
id EMBR_e3608944eb7003f290b45d2786ca8adf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013584
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.NutriçãoDietaFrango de corteAnimal nutritionBroiler chickensFeedsCom a variação nos preços dos alimentos a glicerina bruta (GB) pode se tornar uma realidade na substituição parcial ao milho, tornando-se importante a determinação da energia metabolizável aparente (EMAn) deste alimento. Assim sendo, objetivou-se determinar a EMAn da GB e de rações formuladas com níveis crescentes de GB para frangos de corte na fase inicial (7 a 21 dias). Para a avaliação da EMAn das rações foi realizada coleta total de excretas dos 10 aos 18 dias de idade, sendo que os primeiros 4 dias foram de adaptação e os últimos 5 de coleta. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 tratamentos (0, 4, 8 e 12% de inclusão de GB nas rações) e 9 repetições de 10 aves por tratamento. Para a avaliação da EMAn da GB foi adicionado um tratamento com a inclusão de 8% de GB na ração referência (0% de GB) e utilizado nove repetições de 10 aves por gaiola. Não houve diferença significativa na EMAn entre os níveis de inclusão de 4 e 8% quando comparados ao controle (0%). Houve efeito linear decrescente para EMAn das dietas avaliadas com a inclusão de GB. A EMAn da GB determinada no ensaio foi de 2651 kcal/kg. Observou-se redução na matéria seca (MS) das excretas e aumento na produção de excretas na MS com o aumento dos níveis de inclusão, fato que pode explicar a reduzida EMAn da GB em inclusões acima de 4%. É necessária a correção do valor de EMAn da GB nas dietas em função do nível de inclusão.FERNANDO DE CASTRO TAVERNARI, CNPSA; GUSTAVO JULIO MELLO M DE LIMA, CNPSA; LETICIA DOS SANTOS LOPES, CNPSA; LIDIANE BOARETO SCAPINI, UFPR/Palotina; LUDIMARA SUZIN, UNC/Concórdia; NAIANA EINHARDT MANZKE, UFPel; GUILHERME SPEZIA COUTINHO, UFPel.TAVERNARI, F. de C.LIMA, G. J. M. M. deLOPES, L. dos S.SCAPINI, L. B.SUZIN, L.MANZKE, N. E.COUTINHO, G. S.2015-04-15T11:11:11Z2015-04-15T11:11:11Z2015-04-1520132015-04-27T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-Rom.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Zootecnia, 2013. p. 236-238. ZOOTEC 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:13:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013584Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:13:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
title Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
spellingShingle Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
TAVERNARI, F. de C.
Nutrição
Dieta
Frango de corte
Animal nutrition
Broiler chickens
Feeds
title_short Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
title_full Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
title_fullStr Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
title_full_unstemmed Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
title_sort Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
author TAVERNARI, F. de C.
author_facet TAVERNARI, F. de C.
LIMA, G. J. M. M. de
LOPES, L. dos S.
SCAPINI, L. B.
SUZIN, L.
MANZKE, N. E.
COUTINHO, G. S.
author_role author
author2 LIMA, G. J. M. M. de
LOPES, L. dos S.
SCAPINI, L. B.
SUZIN, L.
MANZKE, N. E.
COUTINHO, G. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDO DE CASTRO TAVERNARI, CNPSA; GUSTAVO JULIO MELLO M DE LIMA, CNPSA; LETICIA DOS SANTOS LOPES, CNPSA; LIDIANE BOARETO SCAPINI, UFPR/Palotina; LUDIMARA SUZIN, UNC/Concórdia; NAIANA EINHARDT MANZKE, UFPel; GUILHERME SPEZIA COUTINHO, UFPel.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVERNARI, F. de C.
LIMA, G. J. M. M. de
LOPES, L. dos S.
SCAPINI, L. B.
SUZIN, L.
MANZKE, N. E.
COUTINHO, G. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição
Dieta
Frango de corte
Animal nutrition
Broiler chickens
Feeds
topic Nutrição
Dieta
Frango de corte
Animal nutrition
Broiler chickens
Feeds
description Com a variação nos preços dos alimentos a glicerina bruta (GB) pode se tornar uma realidade na substituição parcial ao milho, tornando-se importante a determinação da energia metabolizável aparente (EMAn) deste alimento. Assim sendo, objetivou-se determinar a EMAn da GB e de rações formuladas com níveis crescentes de GB para frangos de corte na fase inicial (7 a 21 dias). Para a avaliação da EMAn das rações foi realizada coleta total de excretas dos 10 aos 18 dias de idade, sendo que os primeiros 4 dias foram de adaptação e os últimos 5 de coleta. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 tratamentos (0, 4, 8 e 12% de inclusão de GB nas rações) e 9 repetições de 10 aves por tratamento. Para a avaliação da EMAn da GB foi adicionado um tratamento com a inclusão de 8% de GB na ração referência (0% de GB) e utilizado nove repetições de 10 aves por gaiola. Não houve diferença significativa na EMAn entre os níveis de inclusão de 4 e 8% quando comparados ao controle (0%). Houve efeito linear decrescente para EMAn das dietas avaliadas com a inclusão de GB. A EMAn da GB determinada no ensaio foi de 2651 kcal/kg. Observou-se redução na matéria seca (MS) das excretas e aumento na produção de excretas na MS com o aumento dos níveis de inclusão, fato que pode explicar a reduzida EMAn da GB em inclusões acima de 4%. É necessária a correção do valor de EMAn da GB nas dietas em função do nível de inclusão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-15T11:11:11Z
2015-04-15T11:11:11Z
2015-04-15
2015-04-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Zootecnia, 2013. p. 236-238. ZOOTEC 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013584
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Zootecnia, 2013. p. 236-238. ZOOTEC 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-Rom.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695378643877888