Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAVA, G.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: DECHEN, A. R., BASSO, C., PEREIRA, A. J., NACHTIGALL, G. R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543150
Resumo: Na diagnose foliar da cultura da macieira no Brasil recomenda-se que as folhas sejam coletadas no período entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro (SUZUKI e BASSO, 2002), quando a concentração dos nutrientes nas folhas é menos variável. Entretanto, devido à proximidade desse período com a colheita e o tempo necessário para envio, realização e recebimento da análise do laboratório, os resultados somente são utilizados para a recomendação da adubação da safra seguinte. Face a esse problema, a amostragem foliar em épocas anteriores à padrão pode trazer vantagens ao manejo nutricional da macieira. O nitrogênio (N) e o potássio (K) são os nutrientes encontrados em maiores concentrações nas folhas e, por isso, são aqueles que mais frequentemente causam variações na composição mineral das mesmas. Alguns dos efeitos estão relacionados com o crescimento vegetativo dependente do N. Aumentando-se o N, normalmente há redução das concentrações foliares de K e P e aumento das concentrações de Ca e Mg (SUZUKI e BASSO, 2002). A disponibilidade e a absorção de K também têm relação direta com a nutrição de outros elementos. O adequado suprimento de K pode amenizar os efeitos negativos de uma adubação nitrogenada excessiva, porém, o excesso pode afetar negativamente a absorção e translocação do Mg e do Ca.
id EMBR_e395f8cf732a7e41c21c72fb8752a5f4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543150
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.Composição mineralFolhaFruticulturaMaçãNitrogênioNutrição VegetalPotássioNa diagnose foliar da cultura da macieira no Brasil recomenda-se que as folhas sejam coletadas no período entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro (SUZUKI e BASSO, 2002), quando a concentração dos nutrientes nas folhas é menos variável. Entretanto, devido à proximidade desse período com a colheita e o tempo necessário para envio, realização e recebimento da análise do laboratório, os resultados somente são utilizados para a recomendação da adubação da safra seguinte. Face a esse problema, a amostragem foliar em épocas anteriores à padrão pode trazer vantagens ao manejo nutricional da macieira. O nitrogênio (N) e o potássio (K) são os nutrientes encontrados em maiores concentrações nas folhas e, por isso, são aqueles que mais frequentemente causam variações na composição mineral das mesmas. Alguns dos efeitos estão relacionados com o crescimento vegetativo dependente do N. Aumentando-se o N, normalmente há redução das concentrações foliares de K e P e aumento das concentrações de Ca e Mg (SUZUKI e BASSO, 2002). A disponibilidade e a absorção de K também têm relação direta com a nutrição de outros elementos. O adequado suprimento de K pode amenizar os efeitos negativos de uma adubação nitrogenada excessiva, porém, o excesso pode afetar negativamente a absorção e translocação do Mg e do Ca.Gilberto Nava, EEPAGRI; Antonio Roque Dechen, ESALQ/USP; CLORI BASSO, EPAGRI; Adilson José Pereira, Epagri; GILMAR RIBEIRO NACHTIGALL, CNPUV.NAVA, G.DECHEN, A. R.BASSO, C.PEREIRA, A. J.NACHTIGALL, G. R.2022-08-12T17:19:35Z2022-08-12T17:19:35Z2008-10-292008Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 DVD.Não paginado.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-12T17:19:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543150Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-12T17:19:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
title Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
spellingShingle Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
NAVA, G.
Composição mineral
Folha
Fruticultura
Maçã
Nitrogênio
Nutrição Vegetal
Potássio
title_short Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
title_full Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
title_fullStr Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
title_full_unstemmed Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
title_sort Composição mineral das folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio.
author NAVA, G.
author_facet NAVA, G.
DECHEN, A. R.
BASSO, C.
PEREIRA, A. J.
NACHTIGALL, G. R.
author_role author
author2 DECHEN, A. R.
BASSO, C.
PEREIRA, A. J.
NACHTIGALL, G. R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gilberto Nava, EEPAGRI; Antonio Roque Dechen, ESALQ/USP; CLORI BASSO, EPAGRI; Adilson José Pereira, Epagri; GILMAR RIBEIRO NACHTIGALL, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv NAVA, G.
DECHEN, A. R.
BASSO, C.
PEREIRA, A. J.
NACHTIGALL, G. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Composição mineral
Folha
Fruticultura
Maçã
Nitrogênio
Nutrição Vegetal
Potássio
topic Composição mineral
Folha
Fruticultura
Maçã
Nitrogênio
Nutrição Vegetal
Potássio
description Na diagnose foliar da cultura da macieira no Brasil recomenda-se que as folhas sejam coletadas no período entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro (SUZUKI e BASSO, 2002), quando a concentração dos nutrientes nas folhas é menos variável. Entretanto, devido à proximidade desse período com a colheita e o tempo necessário para envio, realização e recebimento da análise do laboratório, os resultados somente são utilizados para a recomendação da adubação da safra seguinte. Face a esse problema, a amostragem foliar em épocas anteriores à padrão pode trazer vantagens ao manejo nutricional da macieira. O nitrogênio (N) e o potássio (K) são os nutrientes encontrados em maiores concentrações nas folhas e, por isso, são aqueles que mais frequentemente causam variações na composição mineral das mesmas. Alguns dos efeitos estão relacionados com o crescimento vegetativo dependente do N. Aumentando-se o N, normalmente há redução das concentrações foliares de K e P e aumento das concentrações de Ca e Mg (SUZUKI e BASSO, 2002). A disponibilidade e a absorção de K também têm relação direta com a nutrição de outros elementos. O adequado suprimento de K pode amenizar os efeitos negativos de uma adubação nitrogenada excessiva, porém, o excesso pode afetar negativamente a absorção e translocação do Mg e do Ca.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-29
2008
2022-08-12T17:19:35Z
2022-08-12T17:19:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543150
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 DVD.
Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695646200627200