Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, J. L. R.
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: NABINGER, C., PAIM, N. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113431
Resumo: Objetivando determinar os efeitos de diversos diferimentos e freqüências de corte sobre a produção de forragem e os componentes de produçao de sementes da cv Guaíba SI de trevo- branco (Trolólium repens L.), conduziu -se experimento em área de segundo ano após o estabelecimento, na EEAIUFRGS. Eldorado do Sul, RS. As freqüências de corte foram de 4 e 8 semanas, e as épocas de diferimento: início de setembro, final de setembro, final de outubro, final de novembro e final de dezembro. 0 diferimento tardio (final de dezembro), de uma maneira geral, determinou a diminuição significativa de todos os componentes de produção e, conseqüentemente, da produção total de sementes, enquanto que os diferimentos de início até meados da primavera revelaram as maiores produções de sementes. Por outro lado, a freqüencia de corte de 8 semanas proporcionou o maior peso de 100 sementes e a maior densidade e comprimento de estolhos. enquanto a de 4 semanas produziu o maior numero de i n f] orescências/es tolho.
id EMBR_e4135db6bc7c9534c837fa26c05d6239
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1113431
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.Trifolium repens cvGuaíba SIcomponentes de produção de sementesestolhosinflorescenciasObjetivando determinar os efeitos de diversos diferimentos e freqüências de corte sobre a produção de forragem e os componentes de produçao de sementes da cv Guaíba SI de trevo- branco (Trolólium repens L.), conduziu -se experimento em área de segundo ano após o estabelecimento, na EEAIUFRGS. Eldorado do Sul, RS. As freqüências de corte foram de 4 e 8 semanas, e as épocas de diferimento: início de setembro, final de setembro, final de outubro, final de novembro e final de dezembro. 0 diferimento tardio (final de dezembro), de uma maneira geral, determinou a diminuição significativa de todos os componentes de produção e, conseqüentemente, da produção total de sementes, enquanto que os diferimentos de início até meados da primavera revelaram as maiores produções de sementes. Por outro lado, a freqüencia de corte de 8 semanas proporcionou o maior peso de 100 sementes e a maior densidade e comprimento de estolhos. enquanto a de 4 semanas produziu o maior numero de i n f] orescências/es tolho.Título em inglês: Effects deferment periods and cutting intervals on forage production and seed yield of white clover cv. Guaíba S1.JOSÉ LUIZ ROCHA ANDRADE, CNPGC; CARLOS NABINGER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; NILTON R. PAIM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.ANDRADE, J. L. R.NABINGER, C.PAIM, N. R.2019-10-24T00:37:53Z2019-10-24T00:37:53Z2019-10-2319902019-10-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 9, p. 1275-1282, set. 1990.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-24T00:37:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1113431Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-24T00:37:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-24T00:37:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
title Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
spellingShingle Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
ANDRADE, J. L. R.
Trifolium repens cv
Guaíba SI
componentes de produção de sementes
estolhos
inflorescencias
title_short Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
title_full Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
title_fullStr Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
title_full_unstemmed Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
title_sort Efeitos de épocas de diferimento e frequências de corte na produção de forragem e de sementes da cultivar Guaíba S1 de Trevo-Branco.
author ANDRADE, J. L. R.
author_facet ANDRADE, J. L. R.
NABINGER, C.
PAIM, N. R.
author_role author
author2 NABINGER, C.
PAIM, N. R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSÉ LUIZ ROCHA ANDRADE, CNPGC; CARLOS NABINGER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; NILTON R. PAIM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, J. L. R.
NABINGER, C.
PAIM, N. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Trifolium repens cv
Guaíba SI
componentes de produção de sementes
estolhos
inflorescencias
topic Trifolium repens cv
Guaíba SI
componentes de produção de sementes
estolhos
inflorescencias
description Objetivando determinar os efeitos de diversos diferimentos e freqüências de corte sobre a produção de forragem e os componentes de produçao de sementes da cv Guaíba SI de trevo- branco (Trolólium repens L.), conduziu -se experimento em área de segundo ano após o estabelecimento, na EEAIUFRGS. Eldorado do Sul, RS. As freqüências de corte foram de 4 e 8 semanas, e as épocas de diferimento: início de setembro, final de setembro, final de outubro, final de novembro e final de dezembro. 0 diferimento tardio (final de dezembro), de uma maneira geral, determinou a diminuição significativa de todos os componentes de produção e, conseqüentemente, da produção total de sementes, enquanto que os diferimentos de início até meados da primavera revelaram as maiores produções de sementes. Por outro lado, a freqüencia de corte de 8 semanas proporcionou o maior peso de 100 sementes e a maior densidade e comprimento de estolhos. enquanto a de 4 semanas produziu o maior numero de i n f] orescências/es tolho.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
2019-10-24T00:37:53Z
2019-10-24T00:37:53Z
2019-10-23
2019-10-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 9, p. 1275-1282, set. 1990.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113431
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 9, p. 1275-1282, set. 1990.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503482254819328