Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, A. R., VELOSO, C. A. C., CARVALHO, E. J. M., MIRANDA, B. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077390
Resumo: Na região Amazônica, a utilização de sistemas integrados é uma alternativa promissora para aumentar os estoques de carbono orgânico no solo (COS) e melhorar sua qualidade estrutural. Objetivou-se avaliar o efeito de renques de eucalipto e diferentes sistemas de manejo nas propriedades físicas e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo. Os tratamentos avaliados foram: sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) aos dois anos de cultivo, sendo amostrado em duas distâncias a 2,5 m do renque florestal (iLPF2,5) e a 10 m (iLPF10), Monocultivo florestal com Eucalipto (ME) com 2 anos de cultivo, sistema Santa Fé (SSF) e Mata Nativa como testemunha (MN) em quatro profundidades de solo (0-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm). Os atributos avaliados foram COS, densidade, porosidade total, macro e microporosidade. Os maiores teores de carbono orgânico foram encontrados nas camadas superficiais do solo, com redução em profundidade. Os tratamentos iLPF2,5, iLPF10 e SSF apresentaram melhores condições físicas de densidade e porosidade do solo do que o ME quando comparados à MN. Houve diferença de macro e microporosidade nas profundidades dos tratamentos, o iLPF2,5, SSF e MN apresentaram os maiores valores. Os renques de eucalipto no sistema iLPF e o Santa Fé melhoraram as condições de densidade e porosidade do solo, assim como o acúmulo de carbono orgânico. O Monocultivo florestal apresentou o menor acúmulo de carbono orgânico no solo e provocou impacto negativo à densidade do solo na camada 10-20 e 20-30 cm, entretanto, não apresentou perda de porosidade do solo.
id EMBR_e42f7f40e6b8135a3ba48d2791adacb4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077390
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.Eucalyptus urophylaMonocultivo florestalPorosidade do soloIlpfSoloNa região Amazônica, a utilização de sistemas integrados é uma alternativa promissora para aumentar os estoques de carbono orgânico no solo (COS) e melhorar sua qualidade estrutural. Objetivou-se avaliar o efeito de renques de eucalipto e diferentes sistemas de manejo nas propriedades físicas e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo. Os tratamentos avaliados foram: sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) aos dois anos de cultivo, sendo amostrado em duas distâncias a 2,5 m do renque florestal (iLPF2,5) e a 10 m (iLPF10), Monocultivo florestal com Eucalipto (ME) com 2 anos de cultivo, sistema Santa Fé (SSF) e Mata Nativa como testemunha (MN) em quatro profundidades de solo (0-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm). Os atributos avaliados foram COS, densidade, porosidade total, macro e microporosidade. Os maiores teores de carbono orgânico foram encontrados nas camadas superficiais do solo, com redução em profundidade. Os tratamentos iLPF2,5, iLPF10 e SSF apresentaram melhores condições físicas de densidade e porosidade do solo do que o ME quando comparados à MN. Houve diferença de macro e microporosidade nas profundidades dos tratamentos, o iLPF2,5, SSF e MN apresentaram os maiores valores. Os renques de eucalipto no sistema iLPF e o Santa Fé melhoraram as condições de densidade e porosidade do solo, assim como o acúmulo de carbono orgânico. O Monocultivo florestal apresentou o menor acúmulo de carbono orgânico no solo e provocou impacto negativo à densidade do solo na camada 10-20 e 20-30 cm, entretanto, não apresentou perda de porosidade do solo.Agust Sales, MESTRANDO UFV; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; Bárbara Maia Miranda, GRADUANDA UEPA.SALES, A.SILVA, A. R.VELOSO, C. A. C.CARVALHO, E. J. M.MIRANDA, B. M.2017-10-14T10:32:09Z2017-10-14T10:32:09Z2017-10-1320172017-10-14T10:32:09ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 335-337.In: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-10-14T10:32:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077390Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-10-14T10:32:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
title Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
spellingShingle Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
SALES, A.
Eucalyptus urophyla
Monocultivo florestal
Porosidade do solo
Ilpf
Solo
title_short Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
title_full Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
title_fullStr Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
title_full_unstemmed Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
title_sort Efeito do componente florestal em sistema iLPF nos atributos físicos e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo.
author SALES, A.
author_facet SALES, A.
SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
MIRANDA, B. M.
author_role author
author2 SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
MIRANDA, B. M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agust Sales, MESTRANDO UFV; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; Bárbara Maia Miranda, GRADUANDA UEPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, A.
SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
MIRANDA, B. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Eucalyptus urophyla
Monocultivo florestal
Porosidade do solo
Ilpf
Solo
topic Eucalyptus urophyla
Monocultivo florestal
Porosidade do solo
Ilpf
Solo
description Na região Amazônica, a utilização de sistemas integrados é uma alternativa promissora para aumentar os estoques de carbono orgânico no solo (COS) e melhorar sua qualidade estrutural. Objetivou-se avaliar o efeito de renques de eucalipto e diferentes sistemas de manejo nas propriedades físicas e carbono orgânico de um Latossolo Amarelo. Os tratamentos avaliados foram: sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) aos dois anos de cultivo, sendo amostrado em duas distâncias a 2,5 m do renque florestal (iLPF2,5) e a 10 m (iLPF10), Monocultivo florestal com Eucalipto (ME) com 2 anos de cultivo, sistema Santa Fé (SSF) e Mata Nativa como testemunha (MN) em quatro profundidades de solo (0-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm). Os atributos avaliados foram COS, densidade, porosidade total, macro e microporosidade. Os maiores teores de carbono orgânico foram encontrados nas camadas superficiais do solo, com redução em profundidade. Os tratamentos iLPF2,5, iLPF10 e SSF apresentaram melhores condições físicas de densidade e porosidade do solo do que o ME quando comparados à MN. Houve diferença de macro e microporosidade nas profundidades dos tratamentos, o iLPF2,5, SSF e MN apresentaram os maiores valores. Os renques de eucalipto no sistema iLPF e o Santa Fé melhoraram as condições de densidade e porosidade do solo, assim como o acúmulo de carbono orgânico. O Monocultivo florestal apresentou o menor acúmulo de carbono orgânico no solo e provocou impacto negativo à densidade do solo na camada 10-20 e 20-30 cm, entretanto, não apresentou perda de porosidade do solo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14T10:32:09Z
2017-10-14T10:32:09Z
2017-10-13
2017
2017-10-14T10:32:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077390
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 335-337.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695483203682304