Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHUCHOVSKI, M. S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARCE, J. E., OLIVEIRA, E. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111182
Resumo: Para o planejamento florestal em médio e longo prazo, é necessário conhecer a estrutura e a dinâmica dos povoamentos florestais que serão responsáveis por fornecer matéria-prima às indústrias de base florestal. A classificação dos sítios para o conhecimento da qualidade e produtividade potencial das áreas florestais são fatores cruciais para a tomada de decisões no manejo florestal, orientando sobre os locais onde serão realizados investimentos onde povoamentos serão implantados. O objetivo deste estudo foi ajustar, comparar e avaliar o comportamento de três modelos de índice de sítio para plantações de Pinus taeda localizadas em dois polos de desenvolvimento florestal nos estados do Paraná e de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, utilizando funções de altura dominante e sítio. Para descrever a relação entre as variáveis altura dominante e idade, e classificar as áreas quanto ao seu potencial de produtividade foram ajustadas as seguintes funções de sítio: de Chapman-Richards, de Prodan e de Schumacher. O modelo de Chapman-Richards apresentou superioridade em relação aos demais, sendo que as curvas resultantes apresentaram padrão anamórfico e estabilidade. Em comparação com curvas ajustadas por outros autores para a mesma espécie e para regiões próximas, a curva ajustada neste estudo estima maiores alturas dominantes do que alguns estudos mais antigos e, alturas dominantes menores ou iguais a alguns estudos mais atuais.
id EMBR_e619f9aea2700d213aadd091f23f3bcb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1111182
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.Modelos alométricosLoblolly pineYieldPinus TaedaCrescimentoProdutividadeForest growthPara o planejamento florestal em médio e longo prazo, é necessário conhecer a estrutura e a dinâmica dos povoamentos florestais que serão responsáveis por fornecer matéria-prima às indústrias de base florestal. A classificação dos sítios para o conhecimento da qualidade e produtividade potencial das áreas florestais são fatores cruciais para a tomada de decisões no manejo florestal, orientando sobre os locais onde serão realizados investimentos onde povoamentos serão implantados. O objetivo deste estudo foi ajustar, comparar e avaliar o comportamento de três modelos de índice de sítio para plantações de Pinus taeda localizadas em dois polos de desenvolvimento florestal nos estados do Paraná e de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, utilizando funções de altura dominante e sítio. Para descrever a relação entre as variáveis altura dominante e idade, e classificar as áreas quanto ao seu potencial de produtividade foram ajustadas as seguintes funções de sítio: de Chapman-Richards, de Prodan e de Schumacher. O modelo de Chapman-Richards apresentou superioridade em relação aos demais, sendo que as curvas resultantes apresentaram padrão anamórfico e estabilidade. Em comparação com curvas ajustadas por outros autores para a mesma espécie e para regiões próximas, a curva ajustada neste estudo estima maiores alturas dominantes do que alguns estudos mais antigos e, alturas dominantes menores ou iguais a alguns estudos mais atuais.Mariana Smanhotto Schuchovski, Verde Floresta Consultoria Ambiental e Florestal; Julio Eduardo Arce, UFPR; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.SCHUCHOVSKI, M. S.ARCE, J. E.OLIVEIRA, E. B. de2019-08-08T01:05:22Z2019-08-08T01:05:22Z2019-08-0720192019-10-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Forestalis, Piracicaba, v. 47, n. 121, p. 92-104, mar. 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/111118210.18671/scifor.v47n121.09porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-08T01:05:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1111182Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-08T01:05:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-08T01:05:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
title Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
spellingShingle Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
SCHUCHOVSKI, M. S.
Modelos alométricos
Loblolly pine
Yield
Pinus Taeda
Crescimento
Produtividade
Forest growth
title_short Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
title_full Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
title_fullStr Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
title_full_unstemmed Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
title_sort Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.
author SCHUCHOVSKI, M. S.
author_facet SCHUCHOVSKI, M. S.
ARCE, J. E.
OLIVEIRA, E. B. de
author_role author
author2 ARCE, J. E.
OLIVEIRA, E. B. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariana Smanhotto Schuchovski, Verde Floresta Consultoria Ambiental e Florestal; Julio Eduardo Arce, UFPR; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHUCHOVSKI, M. S.
ARCE, J. E.
OLIVEIRA, E. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos alométricos
Loblolly pine
Yield
Pinus Taeda
Crescimento
Produtividade
Forest growth
topic Modelos alométricos
Loblolly pine
Yield
Pinus Taeda
Crescimento
Produtividade
Forest growth
description Para o planejamento florestal em médio e longo prazo, é necessário conhecer a estrutura e a dinâmica dos povoamentos florestais que serão responsáveis por fornecer matéria-prima às indústrias de base florestal. A classificação dos sítios para o conhecimento da qualidade e produtividade potencial das áreas florestais são fatores cruciais para a tomada de decisões no manejo florestal, orientando sobre os locais onde serão realizados investimentos onde povoamentos serão implantados. O objetivo deste estudo foi ajustar, comparar e avaliar o comportamento de três modelos de índice de sítio para plantações de Pinus taeda localizadas em dois polos de desenvolvimento florestal nos estados do Paraná e de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, utilizando funções de altura dominante e sítio. Para descrever a relação entre as variáveis altura dominante e idade, e classificar as áreas quanto ao seu potencial de produtividade foram ajustadas as seguintes funções de sítio: de Chapman-Richards, de Prodan e de Schumacher. O modelo de Chapman-Richards apresentou superioridade em relação aos demais, sendo que as curvas resultantes apresentaram padrão anamórfico e estabilidade. Em comparação com curvas ajustadas por outros autores para a mesma espécie e para regiões próximas, a curva ajustada neste estudo estima maiores alturas dominantes do que alguns estudos mais antigos e, alturas dominantes menores ou iguais a alguns estudos mais atuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08T01:05:22Z
2019-08-08T01:05:22Z
2019-08-07
2019
2019-10-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 47, n. 121, p. 92-104, mar. 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111182
10.18671/scifor.v47n121.09
identifier_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 47, n. 121, p. 92-104, mar. 2019.
10.18671/scifor.v47n121.09
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503478218850304