Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIGUEL, P. S. B.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ROCHA, W. S. D. da, SOUZA SOBRINHO, F. de, MARTINS, C. E., GOMES, F. T., OLIVEIRA, A. V. de, CARVALHO, C. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919445
https://doi.org/10.19084/rca.15924
Resumo: O alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade de culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética da Brachiaria ruziziensis para a tolerância ao alumínio. Foram utilizados 10 genótipos da espécie referida, crescidas em vasos com 0, 30 e 60 mg/L de alumínio em solução nutritiva. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, com seis repetições e parcelas de uma planta por vaso. Foram avaliados: a produção de massa verde da parte aérea e raízes (MVPA e MVR), a produção de matéria seca da parte aérea e raízes (MSPA e MSR), o incremento no crescimento da parte aérea e das raízes (IPA e IR), expresso pela diferença entre o crescimento final e o inicial, e o incremento no número de perfilhos (INP). O aumento nas concentrações de alumínio provocou decréscimos para as médias de todas as características avaliadas, excetuando o IR. A ausência de diferenças do genótipo 8 para seis das sete características analisadas, com exceção da MVPA, demonstra ser ela a mais promissora para estudos posteriores em melhoramento, visando maior produtividade em solos ácidos. Os resultados evidenciaram a existência de variabilidade genética entre os genótipos avaliados para a tolerância ao alumínio tóxico, sendo possível identificar materiais mais produtivos na presença desse metal.
id EMBR_e652f7ed612e4412a7f5988b5a3144e8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/919445
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.Alumínio tóxicoBraquiáriaProdução de forragemAcidezSolução NutritivaO alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade de culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética da Brachiaria ruziziensis para a tolerância ao alumínio. Foram utilizados 10 genótipos da espécie referida, crescidas em vasos com 0, 30 e 60 mg/L de alumínio em solução nutritiva. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, com seis repetições e parcelas de uma planta por vaso. Foram avaliados: a produção de massa verde da parte aérea e raízes (MVPA e MVR), a produção de matéria seca da parte aérea e raízes (MSPA e MSR), o incremento no crescimento da parte aérea e das raízes (IPA e IR), expresso pela diferença entre o crescimento final e o inicial, e o incremento no número de perfilhos (INP). O aumento nas concentrações de alumínio provocou decréscimos para as médias de todas as características avaliadas, excetuando o IR. A ausência de diferenças do genótipo 8 para seis das sete características analisadas, com exceção da MVPA, demonstra ser ela a mais promissora para estudos posteriores em melhoramento, visando maior produtividade em solos ácidos. Os resultados evidenciaram a existência de variabilidade genética entre os genótipos avaliados para a tolerância ao alumínio tóxico, sendo possível identificar materiais mais produtivos na presença desse metal.PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, UFV; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FERNANDO TEIXEIRA GOMES, CES-JF; ANDRÉ VICENTE DE OLIVEIRA, CES-JF; CAIO ANTUNES DE CARVALHO, UFV.MIGUEL, P. S. B.ROCHA, W. S. D. daSOUZA SOBRINHO, F. deMARTINS, C. E.GOMES, F. T.OLIVEIRA, A. V. deCARVALHO, C. A. de2024-02-06T13:33:35Z2024-02-06T13:33:35Z2012-03-192011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, v. 34, n. 1, p. 163-172, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919445https://doi.org/10.19084/rca.15924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-06T13:33:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/919445Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-02-06T13:33:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-06T13:33:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
title Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
spellingShingle Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
MIGUEL, P. S. B.
Alumínio tóxico
Braquiária
Produção de forragem
Acidez
Solução Nutritiva
title_short Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
title_full Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
title_fullStr Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
title_full_unstemmed Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
title_sort Seleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto ao alumínio em solução nutritiva. II. Avaliação da tolerância ao alumínio.
author MIGUEL, P. S. B.
author_facet MIGUEL, P. S. B.
ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
MARTINS, C. E.
GOMES, F. T.
OLIVEIRA, A. V. de
CARVALHO, C. A. de
author_role author
author2 ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
MARTINS, C. E.
GOMES, F. T.
OLIVEIRA, A. V. de
CARVALHO, C. A. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, UFV; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FERNANDO TEIXEIRA GOMES, CES-JF; ANDRÉ VICENTE DE OLIVEIRA, CES-JF; CAIO ANTUNES DE CARVALHO, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIGUEL, P. S. B.
ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
MARTINS, C. E.
GOMES, F. T.
OLIVEIRA, A. V. de
CARVALHO, C. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Alumínio tóxico
Braquiária
Produção de forragem
Acidez
Solução Nutritiva
topic Alumínio tóxico
Braquiária
Produção de forragem
Acidez
Solução Nutritiva
description O alumínio, em solos ácidos, é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade de culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética da Brachiaria ruziziensis para a tolerância ao alumínio. Foram utilizados 10 genótipos da espécie referida, crescidas em vasos com 0, 30 e 60 mg/L de alumínio em solução nutritiva. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, com seis repetições e parcelas de uma planta por vaso. Foram avaliados: a produção de massa verde da parte aérea e raízes (MVPA e MVR), a produção de matéria seca da parte aérea e raízes (MSPA e MSR), o incremento no crescimento da parte aérea e das raízes (IPA e IR), expresso pela diferença entre o crescimento final e o inicial, e o incremento no número de perfilhos (INP). O aumento nas concentrações de alumínio provocou decréscimos para as médias de todas as características avaliadas, excetuando o IR. A ausência de diferenças do genótipo 8 para seis das sete características analisadas, com exceção da MVPA, demonstra ser ela a mais promissora para estudos posteriores em melhoramento, visando maior produtividade em solos ácidos. Os resultados evidenciaram a existência de variabilidade genética entre os genótipos avaliados para a tolerância ao alumínio tóxico, sendo possível identificar materiais mais produtivos na presença desse metal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-03-19
2024-02-06T13:33:35Z
2024-02-06T13:33:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 34, n. 1, p. 163-172, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919445
https://doi.org/10.19084/rca.15924
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 34, n. 1, p. 163-172, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919445
https://doi.org/10.19084/rca.15924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503557533138944