Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESLABÃO, M. P.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ELLERT-PEREIRA, P. E., BARBIERI, R. L., HEIDEN, G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149224
Resumo: Butia (Arecaceae) é um gênero de palmeiras que reúne 21 espécies nativas na América do Sul. Os fatores que determinam a distribuição e conservação das espécies do gênero ainda são pouco compreendidos. O trabalho tem como objetivos mapear os espécimes com ocorrência natural na América do Sul e avaliar o estado de conservação e critérios de ameaça das espécies. Áreas com espécies prioritárias para conservação in situ e espécies prioritárias para a conservação ex situ são propostas. Onze espécies foram avaliadas como vulneráveis (VU), cinco espécies como criticamente em perigo (CR), três espécies como em perigo (EN), uma espécie como quase ameaçada de extinção (NT) e uma espécie não foi possível avaliar o estado de conservação (dados insuficientes - DD). Foram reconhecidas oito prioridades de áreas para a conservação in situ e oito espécies foram consideradas prioritárias para conservação ex situ e coleta de germoplasma. Os resultados irão subsidiar a proposição de áreas para conservação in situ e manejo sustentável, e estratégias para a conservação ex situ e coleta de germoplasma.
id EMBR_e6bd129548134a7c394479a2283b7226
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149224
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).ButiáConservaçãoFloraButia (Arecaceae) é um gênero de palmeiras que reúne 21 espécies nativas na América do Sul. Os fatores que determinam a distribuição e conservação das espécies do gênero ainda são pouco compreendidos. O trabalho tem como objetivos mapear os espécimes com ocorrência natural na América do Sul e avaliar o estado de conservação e critérios de ameaça das espécies. Áreas com espécies prioritárias para conservação in situ e espécies prioritárias para a conservação ex situ são propostas. Onze espécies foram avaliadas como vulneráveis (VU), cinco espécies como criticamente em perigo (CR), três espécies como em perigo (EN), uma espécie como quase ameaçada de extinção (NT) e uma espécie não foi possível avaliar o estado de conservação (dados insuficientes - DD). Foram reconhecidas oito prioridades de áreas para a conservação in situ e oito espécies foram consideradas prioritárias para conservação ex situ e coleta de germoplasma. Os resultados irão subsidiar a proposição de áreas para conservação in situ e manejo sustentável, e estratégias para a conservação ex situ e coleta de germoplasma.MARCELO PISKE ESLABÃO; PAULO EDUARDO ELLERT-PEREIRA; ROSA LIA BARBIERI, CPACT; GUSTAVO HEIDEN, CPACT.ESLABÃO, M. P.ELLERT-PEREIRA, P. E.BARBIERI, R. L.HEIDEN, G.2022-12-05T18:01:32Z2022-12-05T18:01:32Z2022-12-052022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Florestal, Santa Maria, v. 32, n. 4, p. 1733-1758, out./dez. 2022.1980-5098http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-05T18:01:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149224Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-05T18:01:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-05T18:01:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
title Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
spellingShingle Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
ESLABÃO, M. P.
Butiá
Conservação
Flora
title_short Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
title_full Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
title_fullStr Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
title_full_unstemmed Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
title_sort Prioridades para a conservação de Butia (Arecaceae).
author ESLABÃO, M. P.
author_facet ESLABÃO, M. P.
ELLERT-PEREIRA, P. E.
BARBIERI, R. L.
HEIDEN, G.
author_role author
author2 ELLERT-PEREIRA, P. E.
BARBIERI, R. L.
HEIDEN, G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO PISKE ESLABÃO; PAULO EDUARDO ELLERT-PEREIRA; ROSA LIA BARBIERI, CPACT; GUSTAVO HEIDEN, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv ESLABÃO, M. P.
ELLERT-PEREIRA, P. E.
BARBIERI, R. L.
HEIDEN, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Butiá
Conservação
Flora
topic Butiá
Conservação
Flora
description Butia (Arecaceae) é um gênero de palmeiras que reúne 21 espécies nativas na América do Sul. Os fatores que determinam a distribuição e conservação das espécies do gênero ainda são pouco compreendidos. O trabalho tem como objetivos mapear os espécimes com ocorrência natural na América do Sul e avaliar o estado de conservação e critérios de ameaça das espécies. Áreas com espécies prioritárias para conservação in situ e espécies prioritárias para a conservação ex situ são propostas. Onze espécies foram avaliadas como vulneráveis (VU), cinco espécies como criticamente em perigo (CR), três espécies como em perigo (EN), uma espécie como quase ameaçada de extinção (NT) e uma espécie não foi possível avaliar o estado de conservação (dados insuficientes - DD). Foram reconhecidas oito prioridades de áreas para a conservação in situ e oito espécies foram consideradas prioritárias para conservação ex situ e coleta de germoplasma. Os resultados irão subsidiar a proposição de áreas para conservação in situ e manejo sustentável, e estratégias para a conservação ex situ e coleta de germoplasma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T18:01:32Z
2022-12-05T18:01:32Z
2022-12-05
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 32, n. 4, p. 1733-1758, out./dez. 2022.
1980-5098
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149224
identifier_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 32, n. 4, p. 1733-1758, out./dez. 2022.
1980-5098
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535075786752