Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCENTE, A. S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MONDO, V. H. V., GONZAGA, A. C. de O., CARVALHO, M. da C. S., LACERDA, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088501
Resumo: A aplicação foliar do nitrogênio na cultura do feijoeiro comum vem se tornando prática comum dentre os produtores rurais mais tecnificados. Por sua vez, a aplicação nem sempre conduz a um diferencial de produtividade de grãos para a cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi determinar o efeito de doses e épocas de aplicação de nitrogênio via foliar na produtividade de grãos de duas cultivares de feijoeiro comum. O experimento de campo foi conduzido na safra agrícola 2013 no município de Santo Antônio de Goiás, GO, em solo sob Cerrado no período de inverno (maio-agosto). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4 x 2; fator A: dose de N, fator B: estádio de desenvolvimento da cultura quando se aplicou o N, e fator C: cultivar, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de cinco doses de nitrogênio (0; 0,4; 0,8; 0,12 e 0,16 kg de ureia ha-1) aplicados via foliar com quatro estádios de desenvolvimento fenológico da cultura (R5, R6, R7 e R8). As cultivares estudadas foram a BRS Ametista e BRS Notável. A aplicação de doses crescentes de nitrogênio aplicados via foliar e a época dessa aplicação não afetaram os componentes de produção, produtividade de grãos e teores de nutrientes nos grãos das cultivares de feijoeiro comum BRS Ametista e BRS Notável.
id EMBR_e7b6c99de634447e44d425b6cd6d2819
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088501
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.BRS AmetistaBRS NotávelFeijãoPhaseolus vulgarisPlantio diretoNitrogênioFolhaProdutividadeA aplicação foliar do nitrogênio na cultura do feijoeiro comum vem se tornando prática comum dentre os produtores rurais mais tecnificados. Por sua vez, a aplicação nem sempre conduz a um diferencial de produtividade de grãos para a cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi determinar o efeito de doses e épocas de aplicação de nitrogênio via foliar na produtividade de grãos de duas cultivares de feijoeiro comum. O experimento de campo foi conduzido na safra agrícola 2013 no município de Santo Antônio de Goiás, GO, em solo sob Cerrado no período de inverno (maio-agosto). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4 x 2; fator A: dose de N, fator B: estádio de desenvolvimento da cultura quando se aplicou o N, e fator C: cultivar, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de cinco doses de nitrogênio (0; 0,4; 0,8; 0,12 e 0,16 kg de ureia ha-1) aplicados via foliar com quatro estádios de desenvolvimento fenológico da cultura (R5, R6, R7 e R8). As cultivares estudadas foram a BRS Ametista e BRS Notável. A aplicação de doses crescentes de nitrogênio aplicados via foliar e a época dessa aplicação não afetaram os componentes de produção, produtividade de grãos e teores de nutrientes nos grãos das cultivares de feijoeiro comum BRS Ametista e BRS Notável.ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; VITOR HENRIQUE VAZ MONDO, CNPAF; AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA GONZAGA, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; MABIO CHRISLEY LACERDA, CNPAF.NASCENTE, A. S.MONDO, V. H. V.GONZAGA, A. C. de O.CARVALHO, M. da C. S.LACERDA, M. C.2018-03-06T00:32:23Z2018-03-06T00:32:23Z2018-03-0520172018-12-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Agrarian, v. 10, n. 37, p. 199-208, 2017.1984-2538http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-06T00:32:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088501Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-06T00:32:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
title Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
spellingShingle Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
NASCENTE, A. S.
BRS Ametista
BRS Notável
Feijão
Phaseolus vulgaris
Plantio direto
Nitrogênio
Folha
Produtividade
title_short Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
title_full Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
title_fullStr Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
title_full_unstemmed Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
title_sort Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum.
author NASCENTE, A. S.
author_facet NASCENTE, A. S.
MONDO, V. H. V.
GONZAGA, A. C. de O.
CARVALHO, M. da C. S.
LACERDA, M. C.
author_role author
author2 MONDO, V. H. V.
GONZAGA, A. C. de O.
CARVALHO, M. da C. S.
LACERDA, M. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; VITOR HENRIQUE VAZ MONDO, CNPAF; AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA GONZAGA, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; MABIO CHRISLEY LACERDA, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCENTE, A. S.
MONDO, V. H. V.
GONZAGA, A. C. de O.
CARVALHO, M. da C. S.
LACERDA, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv BRS Ametista
BRS Notável
Feijão
Phaseolus vulgaris
Plantio direto
Nitrogênio
Folha
Produtividade
topic BRS Ametista
BRS Notável
Feijão
Phaseolus vulgaris
Plantio direto
Nitrogênio
Folha
Produtividade
description A aplicação foliar do nitrogênio na cultura do feijoeiro comum vem se tornando prática comum dentre os produtores rurais mais tecnificados. Por sua vez, a aplicação nem sempre conduz a um diferencial de produtividade de grãos para a cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi determinar o efeito de doses e épocas de aplicação de nitrogênio via foliar na produtividade de grãos de duas cultivares de feijoeiro comum. O experimento de campo foi conduzido na safra agrícola 2013 no município de Santo Antônio de Goiás, GO, em solo sob Cerrado no período de inverno (maio-agosto). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4 x 2; fator A: dose de N, fator B: estádio de desenvolvimento da cultura quando se aplicou o N, e fator C: cultivar, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de cinco doses de nitrogênio (0; 0,4; 0,8; 0,12 e 0,16 kg de ureia ha-1) aplicados via foliar com quatro estádios de desenvolvimento fenológico da cultura (R5, R6, R7 e R8). As cultivares estudadas foram a BRS Ametista e BRS Notável. A aplicação de doses crescentes de nitrogênio aplicados via foliar e a época dessa aplicação não afetaram os componentes de produção, produtividade de grãos e teores de nutrientes nos grãos das cultivares de feijoeiro comum BRS Ametista e BRS Notável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-03-06T00:32:23Z
2018-03-06T00:32:23Z
2018-03-05
2018-12-12T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Agrarian, v. 10, n. 37, p. 199-208, 2017.
1984-2538
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088501
identifier_str_mv Revista Agrarian, v. 10, n. 37, p. 199-208, 2017.
1984-2538
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721316799643648