Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA E CARVALHO, R. R.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: WARWICK, D. R. N., SOUZA, P. E., CARVALHO, F. J. L. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913638
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi discutir a longevidade do fungo Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do estirpe do coqueiro, em seu vetor, o besouro Rhynchophorus palamarum. Foi realizado um estudo microbiológico da superfície e do tubo digestivo dos insetos adultos que foram coletados em duas regiões do Estado de Sergipe: uma com plantações apresentando sintomas da resinose e outra sem focos da doença. Os insetos foram divididos em dois lotes de 40 insetos (20 machos e 20 fêmeas) para cada região. Os besouros foram esfregados um a um em placa de petri contendo meio BDA, um besouro por placa, desinfectados externamente com hipoclorito sódio e o tubo digestivo de cada um dos insetos esfregados foi retirado e dividido em suas três partes principais: estomodeu, mesêntero e proctodeu. Estas partes foram inseridas em meio de cultura BDA e mantidas em BOD a 25 ° C por 5 dias. Foi verificada a patogenicidade dos isolados de T. paradoxa em coqueiros utilizando três métodos de inoculação. Os isolamentos realizados a partir da parte externa e no tubo digestivo dos insetos do município de Neópolis resultaram em 96,3% e 77,5% de crescimento micelial de T. paradoxa respectivamente e foi comprovada a patogenicidade dos isolados em plantas de coqueiro. Ficou comprovado a perda de longevidade do patógeno dentro do vetor após 7 dias, na ausência de nova fonte de infecção.
id EMBR_e8d3307d756ed31b9928214ba8a9ef7e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/913638
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.CocoFungoThielaviopsis ParadoxaO objetivo do presente trabalho foi discutir a longevidade do fungo Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do estirpe do coqueiro, em seu vetor, o besouro Rhynchophorus palamarum. Foi realizado um estudo microbiológico da superfície e do tubo digestivo dos insetos adultos que foram coletados em duas regiões do Estado de Sergipe: uma com plantações apresentando sintomas da resinose e outra sem focos da doença. Os insetos foram divididos em dois lotes de 40 insetos (20 machos e 20 fêmeas) para cada região. Os besouros foram esfregados um a um em placa de petri contendo meio BDA, um besouro por placa, desinfectados externamente com hipoclorito sódio e o tubo digestivo de cada um dos insetos esfregados foi retirado e dividido em suas três partes principais: estomodeu, mesêntero e proctodeu. Estas partes foram inseridas em meio de cultura BDA e mantidas em BOD a 25 ° C por 5 dias. Foi verificada a patogenicidade dos isolados de T. paradoxa em coqueiros utilizando três métodos de inoculação. Os isolamentos realizados a partir da parte externa e no tubo digestivo dos insetos do município de Neópolis resultaram em 96,3% e 77,5% de crescimento micelial de T. paradoxa respectivamente e foi comprovada a patogenicidade dos isolados em plantas de coqueiro. Ficou comprovado a perda de longevidade do patógeno dentro do vetor após 7 dias, na ausência de nova fonte de infecção.DULCE REGINA NUNES WARWICK, CPATC.COSTA E CARVALHO, R. R.WARWICK, D. R. N.SOUZA, P. E.CARVALHO, F. J. L. S.2012-01-26T11:11:11Z2012-01-26T11:11:11Z2012-01-26T11:11:11Z2012-01-2620112016-03-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Plena, v. 7, n. 4, abr. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:50:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/913638Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:50:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
title Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
spellingShingle Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
COSTA E CARVALHO, R. R.
Coco
Fungo
Thielaviopsis Paradoxa
title_short Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
title_full Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
title_fullStr Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
title_full_unstemmed Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
title_sort Longevidade de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do coqueiro em Rhynchophorus palmarum.
author COSTA E CARVALHO, R. R.
author_facet COSTA E CARVALHO, R. R.
WARWICK, D. R. N.
SOUZA, P. E.
CARVALHO, F. J. L. S.
author_role author
author2 WARWICK, D. R. N.
SOUZA, P. E.
CARVALHO, F. J. L. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DULCE REGINA NUNES WARWICK, CPATC.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA E CARVALHO, R. R.
WARWICK, D. R. N.
SOUZA, P. E.
CARVALHO, F. J. L. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Coco
Fungo
Thielaviopsis Paradoxa
topic Coco
Fungo
Thielaviopsis Paradoxa
description O objetivo do presente trabalho foi discutir a longevidade do fungo Thielaviopsis paradoxa, agente causal da resinose do estirpe do coqueiro, em seu vetor, o besouro Rhynchophorus palamarum. Foi realizado um estudo microbiológico da superfície e do tubo digestivo dos insetos adultos que foram coletados em duas regiões do Estado de Sergipe: uma com plantações apresentando sintomas da resinose e outra sem focos da doença. Os insetos foram divididos em dois lotes de 40 insetos (20 machos e 20 fêmeas) para cada região. Os besouros foram esfregados um a um em placa de petri contendo meio BDA, um besouro por placa, desinfectados externamente com hipoclorito sódio e o tubo digestivo de cada um dos insetos esfregados foi retirado e dividido em suas três partes principais: estomodeu, mesêntero e proctodeu. Estas partes foram inseridas em meio de cultura BDA e mantidas em BOD a 25 ° C por 5 dias. Foi verificada a patogenicidade dos isolados de T. paradoxa em coqueiros utilizando três métodos de inoculação. Os isolamentos realizados a partir da parte externa e no tubo digestivo dos insetos do município de Neópolis resultaram em 96,3% e 77,5% de crescimento micelial de T. paradoxa respectivamente e foi comprovada a patogenicidade dos isolados em plantas de coqueiro. Ficou comprovado a perda de longevidade do patógeno dentro do vetor após 7 dias, na ausência de nova fonte de infecção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-01-26T11:11:11Z
2012-01-26T11:11:11Z
2012-01-26T11:11:11Z
2012-01-26
2016-03-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Plena, v. 7, n. 4, abr. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913638
identifier_str_mv Scientia Plena, v. 7, n. 4, abr. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695226124304384