Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, M. D. de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: FERRACINI, V. L., BOEIRA, R. C., HERMES, L. C., CABRAL, O. M. R., TURATTI, A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13004
Resumo: Com os objetivos de avaliar a distribuição, persistência e degradação dos herbicidas no solo, na água e seu escape para outros corpos de água e avaliar os mecanismos de absorção/dessorção no solo, foi instalado um experimento de campo no Município de Pelotas no Rio Grande do Sul, utilizando-se os herbicidas propanil e clomazone na cultura de arroz alagado. O processo adotado para amostrar os produtos no solo foi aperfeiçoado, com a introdução de tubos de PVC perfurados que permitiam a ocorrência dos processos de troca no solo. Foram feitas as isotermas de adsorção para o propanil e clomazone, ajustadas por quatro modelos distintos. Fez-se também analise química dos grãos para os elementos N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn, determinando-se o teor de proteína bruta.Os resultados obtidos para o clomazone mostram que não houve contaminação ambiental pelo produto uma vez que nao foi detectada sua presença nas amostras de solo e agua do experimento. A ocorrência do propanil somente foi detectada nas amostras de solo coletadas com os tubos perfurados aos 30 e 120 dias após a emergência das plantas. Dos modelos de curvas de adsorção testados e comparados pelo método dos resíduos padronizados, o modelo de Freundlich foi o que melhor descreveu o comportamento dos dois produtos.
id EMBR_e917f5a6b0eebd2f68f57d795f0d1bcb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/13004
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.DessorçãoSolutoModelos de isotermasPersistênciaProdutos químicos orgânicosQualidade de águaQualidade de soloAgrotóxicosAgroquímicosAdsorçãoContaminaçãoRiscoSoloCom os objetivos de avaliar a distribuição, persistência e degradação dos herbicidas no solo, na água e seu escape para outros corpos de água e avaliar os mecanismos de absorção/dessorção no solo, foi instalado um experimento de campo no Município de Pelotas no Rio Grande do Sul, utilizando-se os herbicidas propanil e clomazone na cultura de arroz alagado. O processo adotado para amostrar os produtos no solo foi aperfeiçoado, com a introdução de tubos de PVC perfurados que permitiam a ocorrência dos processos de troca no solo. Foram feitas as isotermas de adsorção para o propanil e clomazone, ajustadas por quatro modelos distintos. Fez-se também analise química dos grãos para os elementos N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn, determinando-se o teor de proteína bruta.Os resultados obtidos para o clomazone mostram que não houve contaminação ambiental pelo produto uma vez que nao foi detectada sua presença nas amostras de solo e agua do experimento. A ocorrência do propanil somente foi detectada nas amostras de solo coletadas com os tubos perfurados aos 30 e 120 dias após a emergência das plantas. Dos modelos de curvas de adsorção testados e comparados pelo método dos resíduos padronizados, o modelo de Freundlich foi o que melhor descreveu o comportamento dos dois produtos.MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; LUIZ CARLOS HERMES, CNPMA; OSVALDO MACHADO RODRIGUES CABRAL, CNPMA; ARIOVALDO TURATTI, CPACT.SOUZA, M. D. deFERRACINI, V. L.BOEIRA, R. C.HERMES, L. C.CABRAL, O. M. R.TURATTI, A.2016-09-09T22:35:15Z2016-09-09T22:35:15Z1998-10-2019972016-09-09T22:35:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: WORKSHOP ON SPECIAL TOPICS ABOUT SOIL PHYSICS AND CROP MODELING AND SIMULATION, 1997, Piracicaba. Anais. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997. p.52-54.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13004por(EMBRAPA-CNPMA. Documentos, 6)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:24:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/13004Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:24:22falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:24:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
title Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
spellingShingle Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
SOUZA, M. D. de
Dessorção
Soluto
Modelos de isotermas
Persistência
Produtos químicos orgânicos
Qualidade de água
Qualidade de solo
Agrotóxicos
Agroquímicos
Adsorção
Contaminação
Risco
Solo
title_short Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
title_full Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
title_fullStr Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
title_full_unstemmed Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
title_sort Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
author SOUZA, M. D. de
author_facet SOUZA, M. D. de
FERRACINI, V. L.
BOEIRA, R. C.
HERMES, L. C.
CABRAL, O. M. R.
TURATTI, A.
author_role author
author2 FERRACINI, V. L.
BOEIRA, R. C.
HERMES, L. C.
CABRAL, O. M. R.
TURATTI, A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; LUIZ CARLOS HERMES, CNPMA; OSVALDO MACHADO RODRIGUES CABRAL, CNPMA; ARIOVALDO TURATTI, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, M. D. de
FERRACINI, V. L.
BOEIRA, R. C.
HERMES, L. C.
CABRAL, O. M. R.
TURATTI, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Dessorção
Soluto
Modelos de isotermas
Persistência
Produtos químicos orgânicos
Qualidade de água
Qualidade de solo
Agrotóxicos
Agroquímicos
Adsorção
Contaminação
Risco
Solo
topic Dessorção
Soluto
Modelos de isotermas
Persistência
Produtos químicos orgânicos
Qualidade de água
Qualidade de solo
Agrotóxicos
Agroquímicos
Adsorção
Contaminação
Risco
Solo
description Com os objetivos de avaliar a distribuição, persistência e degradação dos herbicidas no solo, na água e seu escape para outros corpos de água e avaliar os mecanismos de absorção/dessorção no solo, foi instalado um experimento de campo no Município de Pelotas no Rio Grande do Sul, utilizando-se os herbicidas propanil e clomazone na cultura de arroz alagado. O processo adotado para amostrar os produtos no solo foi aperfeiçoado, com a introdução de tubos de PVC perfurados que permitiam a ocorrência dos processos de troca no solo. Foram feitas as isotermas de adsorção para o propanil e clomazone, ajustadas por quatro modelos distintos. Fez-se também analise química dos grãos para os elementos N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn, determinando-se o teor de proteína bruta.Os resultados obtidos para o clomazone mostram que não houve contaminação ambiental pelo produto uma vez que nao foi detectada sua presença nas amostras de solo e agua do experimento. A ocorrência do propanil somente foi detectada nas amostras de solo coletadas com os tubos perfurados aos 30 e 120 dias após a emergência das plantas. Dos modelos de curvas de adsorção testados e comparados pelo método dos resíduos padronizados, o modelo de Freundlich foi o que melhor descreveu o comportamento dos dois produtos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-10-20
2016-09-09T22:35:15Z
2016-09-09T22:35:15Z
2016-09-09T22:35:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: WORKSHOP ON SPECIAL TOPICS ABOUT SOIL PHYSICS AND CROP MODELING AND SIMULATION, 1997, Piracicaba. Anais. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997. p.52-54.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13004
identifier_str_mv In: WORKSHOP ON SPECIAL TOPICS ABOUT SOIL PHYSICS AND CROP MODELING AND SIMULATION, 1997, Piracicaba. Anais. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997. p.52-54.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (EMBRAPA-CNPMA. Documentos, 6)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503425307705344