Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOIÇA JÚNIOR, A. L.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: MATIOLI, J. C., FAZOLIN, M., NAKANO, O., RIVERO, R. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/492083
Resumo: Aspectos relacionados à difusão da fosfina dentro de cupinzeiros de C. cumulans foram estudados, em condições naturais, em Piracicaba-SP. Concluiu-se que as paredes externas dos montículos, construídas com partículas de latossol e cimentadas com saliva dos insetos, não eram totalmente impermeáveis à fumaça da queima da celulose existente em seu interior que fluía, com relativa facilidade, para o ambiente externo, sem o auxílio de qualquer pressão artificial interna. Medições periódicas das concentrações de fosfina em diferentes localizações internas nos montículos, através de "Multi Gás Detector DRAGER", indicaram uma perda total do gás, num intervalo de seis a trinta horas desde a introdução de quantidades variáveis de comprimidos de fosfina nos termiteiros. A mortalidade dos insetos nunca foi total, mesmo quando se aplicaram oito drágeas por montículo, encontrando-se sempre nas regiões mais baixas da câmara de celulose, pelo menos cerca de 20% de insetos vivos e em condições de reconstruírem o ninho. Mortalidade de 100% foram obtidas acima da linha do solo e para dosagens maiores que quatro comprimidos por ninho, independentemente do local de sua deposição no interior dos montículos.
id EMBR_e928ac7500f5163892e89b6bc36b591d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/492083
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).CupinzeiroCornitermes cumulans (Kollar)Control químicoInsecticidasTúmulos de termitasCupimControle químicoInseticidaFosfinaIsopteraTermite moundsChemical controlInsecticidesPhosphineAspectos relacionados à difusão da fosfina dentro de cupinzeiros de C. cumulans foram estudados, em condições naturais, em Piracicaba-SP. Concluiu-se que as paredes externas dos montículos, construídas com partículas de latossol e cimentadas com saliva dos insetos, não eram totalmente impermeáveis à fumaça da queima da celulose existente em seu interior que fluía, com relativa facilidade, para o ambiente externo, sem o auxílio de qualquer pressão artificial interna. Medições periódicas das concentrações de fosfina em diferentes localizações internas nos montículos, através de "Multi Gás Detector DRAGER", indicaram uma perda total do gás, num intervalo de seis a trinta horas desde a introdução de quantidades variáveis de comprimidos de fosfina nos termiteiros. A mortalidade dos insetos nunca foi total, mesmo quando se aplicaram oito drágeas por montículo, encontrando-se sempre nas regiões mais baixas da câmara de celulose, pelo menos cerca de 20% de insetos vivos e em condições de reconstruírem o ninho. Mortalidade de 100% foram obtidas acima da linha do solo e para dosagens maiores que quatro comprimidos por ninho, independentemente do local de sua deposição no interior dos montículos.Arlindo L. Boiça Junior, Unesp; José C. Matioli, Epamig/CRSM; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; Octávio Nakano, Esalq; CNPq.BOIÇA JÚNIOR, A. L.MATIOLI, J. C.FAZOLIN, M.NAKANO, O.RIVERO, R. C.2017-02-08T23:02:22Z2017-02-08T23:02:22Z1996-08-1219922019-01-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAnais da Sociedade Entomologica do Brasil, Londrina, v. 21, n. 3, p. 307-317, 1992.0301-8059 (impresso)http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/492083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:08:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/492083Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:08:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:08:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
title Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
spellingShingle Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
BOIÇA JÚNIOR, A. L.
Cupinzeiro
Cornitermes cumulans (Kollar)
Control químico
Insecticidas
Túmulos de termitas
Cupim
Controle químico
Inseticida
Fosfina
Isoptera
Termite mounds
Chemical control
Insecticides
Phosphine
title_short Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
title_full Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
title_fullStr Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
title_full_unstemmed Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
title_sort Difusão de fosfina no interior de cupinzeiros de Cornitermes cumulans (Kollar) (Isoptera: Termitidae).
author BOIÇA JÚNIOR, A. L.
author_facet BOIÇA JÚNIOR, A. L.
MATIOLI, J. C.
FAZOLIN, M.
NAKANO, O.
RIVERO, R. C.
author_role author
author2 MATIOLI, J. C.
FAZOLIN, M.
NAKANO, O.
RIVERO, R. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arlindo L. Boiça Junior, Unesp; José C. Matioli, Epamig/CRSM; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; Octávio Nakano, Esalq; CNPq.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOIÇA JÚNIOR, A. L.
MATIOLI, J. C.
FAZOLIN, M.
NAKANO, O.
RIVERO, R. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Cupinzeiro
Cornitermes cumulans (Kollar)
Control químico
Insecticidas
Túmulos de termitas
Cupim
Controle químico
Inseticida
Fosfina
Isoptera
Termite mounds
Chemical control
Insecticides
Phosphine
topic Cupinzeiro
Cornitermes cumulans (Kollar)
Control químico
Insecticidas
Túmulos de termitas
Cupim
Controle químico
Inseticida
Fosfina
Isoptera
Termite mounds
Chemical control
Insecticides
Phosphine
description Aspectos relacionados à difusão da fosfina dentro de cupinzeiros de C. cumulans foram estudados, em condições naturais, em Piracicaba-SP. Concluiu-se que as paredes externas dos montículos, construídas com partículas de latossol e cimentadas com saliva dos insetos, não eram totalmente impermeáveis à fumaça da queima da celulose existente em seu interior que fluía, com relativa facilidade, para o ambiente externo, sem o auxílio de qualquer pressão artificial interna. Medições periódicas das concentrações de fosfina em diferentes localizações internas nos montículos, através de "Multi Gás Detector DRAGER", indicaram uma perda total do gás, num intervalo de seis a trinta horas desde a introdução de quantidades variáveis de comprimidos de fosfina nos termiteiros. A mortalidade dos insetos nunca foi total, mesmo quando se aplicaram oito drágeas por montículo, encontrando-se sempre nas regiões mais baixas da câmara de celulose, pelo menos cerca de 20% de insetos vivos e em condições de reconstruírem o ninho. Mortalidade de 100% foram obtidas acima da linha do solo e para dosagens maiores que quatro comprimidos por ninho, independentemente do local de sua deposição no interior dos montículos.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1996-08-12
2017-02-08T23:02:22Z
2017-02-08T23:02:22Z
2019-01-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Anais da Sociedade Entomologica do Brasil, Londrina, v. 21, n. 3, p. 307-317, 1992.
0301-8059 (impresso)
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/492083
identifier_str_mv Anais da Sociedade Entomologica do Brasil, Londrina, v. 21, n. 3, p. 307-317, 1992.
0301-8059 (impresso)
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/492083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503431888568320