Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148596
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo determinar áreas para manejo prioritário do javali asselvajado, por meio de mapas de ocorrência potencial da espécie com base em modelo de máxima entropia, utilizando diferentes camadas ambientais; e avaliar o uso de metodologias participativas para um levantamento preliminar da ocorrência de populações de javali no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Pode-se observar por meio dos mapas gerados utilizando o modelo de máxima entropia, que existe uma maior probabilidade de ocorrência de javalis em condições específicas de habitat e a necessidade do estabelecimento de áreas prioritárias de vigilância especialmente nas áreas de fronteira.
id EMBR_e93ac4f89200c690fd36550b3532d98c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1148596
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.EpidemiologiaJavaliDoença AnimalEpidemiologyBoarsAnimal diseasesEsse trabalho teve por objetivo determinar áreas para manejo prioritário do javali asselvajado, por meio de mapas de ocorrência potencial da espécie com base em modelo de máxima entropia, utilizando diferentes camadas ambientais; e avaliar o uso de metodologias participativas para um levantamento preliminar da ocorrência de populações de javali no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Pode-se observar por meio dos mapas gerados utilizando o modelo de máxima entropia, que existe uma maior probabilidade de ocorrência de javalis em condições específicas de habitat e a necessidade do estabelecimento de áreas prioritárias de vigilância especialmente nas áreas de fronteira.Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Orientador: Aiesca Oliveira Pellegrin.THAMY DE ALMEIDA MOREIRA, niversidade Federal de Mato Grosso do Sul.MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.2022-11-22T21:01:20Z2022-11-22T21:01:20Z2022-11-222018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis65 f.2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-22T21:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1148596Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-22T21:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-22T21:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
title Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
spellingShingle Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.
Epidemiologia
Javali
Doença Animal
Epidemiology
Boars
Animal diseases
title_short Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
title_full Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
title_fullStr Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
title_full_unstemmed Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
title_sort Métodos de priorização de áreas para a vigilância epidemiológica de suídeos asselvajados em área livre de peste suína clássica.
author MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.
author_facet MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv THAMY DE ALMEIDA MOREIRA, niversidade Federal de Mato Grosso do Sul.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, THAMY DE ALMEIDA.
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia
Javali
Doença Animal
Epidemiology
Boars
Animal diseases
topic Epidemiologia
Javali
Doença Animal
Epidemiology
Boars
Animal diseases
description Esse trabalho teve por objetivo determinar áreas para manejo prioritário do javali asselvajado, por meio de mapas de ocorrência potencial da espécie com base em modelo de máxima entropia, utilizando diferentes camadas ambientais; e avaliar o uso de metodologias participativas para um levantamento preliminar da ocorrência de populações de javali no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Pode-se observar por meio dos mapas gerados utilizando o modelo de máxima entropia, que existe uma maior probabilidade de ocorrência de javalis em condições específicas de habitat e a necessidade do estabelecimento de áreas prioritárias de vigilância especialmente nas áreas de fronteira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-11-22T21:01:20Z
2022-11-22T21:01:20Z
2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148596
identifier_str_mv 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503534491729920