Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, E. B. de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: SCHREINER, H. G., GRAÇA, L. R., BAGGIO, A. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282190
Resumo: Foram avaliados os efeitos da consorciação de milho (Zea mayz L.) com Pinus taeda L. no crescimento e produção total em madeira de Pinus, bem como na produção por classes de utilização industrial da madeira tais como laminacão, serraria, celulose e energia. Também foi estudada a rentabilidade econômica dos diversos sistemas testados. O estudo foi baseado em um experimento com Pinus solteiro e também intercalado com plantios de 2, 3 e 4 fileiras de milho nos três primeiros anos. O plantio de milho nas entrelinhas de Pinus foi economicamente viável em todos os sistemas estudados, sendo que o cultivo de três linhas de milho foi o tratamento mais indicado para os três primeiros anos da floresta de Pinus. A associação Pinus + milho mostrou ser recomendável, tanto para agricultores que desejam implantar um povoamento florestal, quanto para reflorestadores interessados na redução dos custos da floresta. A avaliação do Pinus com 15 anos de idade modifica algumas conclusões de Schreiner e Baggio (1984), entretanto, tanto naquele trabalho quanto neste, a viabilidade do sistema foi demonstrada.
id EMBR_e978004a5ae434287be0a54766a3cb47
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282190
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.Sistema agroflorestalAgroforestry systemsAnálise Econômicaeconomic analysisForam avaliados os efeitos da consorciação de milho (Zea mayz L.) com Pinus taeda L. no crescimento e produção total em madeira de Pinus, bem como na produção por classes de utilização industrial da madeira tais como laminacão, serraria, celulose e energia. Também foi estudada a rentabilidade econômica dos diversos sistemas testados. O estudo foi baseado em um experimento com Pinus solteiro e também intercalado com plantios de 2, 3 e 4 fileiras de milho nos três primeiros anos. O plantio de milho nas entrelinhas de Pinus foi economicamente viável em todos os sistemas estudados, sendo que o cultivo de três linhas de milho foi o tratamento mais indicado para os três primeiros anos da floresta de Pinus. A associação Pinus + milho mostrou ser recomendável, tanto para agricultores que desejam implantar um povoamento florestal, quanto para reflorestadores interessados na redução dos custos da floresta. A avaliação do Pinus com 15 anos de idade modifica algumas conclusões de Schreiner e Baggio (1984), entretanto, tanto naquele trabalho quanto neste, a viabilidade do sistema foi demonstrada.Oliveira, E. B. de, Graça, L. R. e Baggio, A. J., pesquisadores da Embrapa Florestas; Schreiner, consultor.OLIVEIRA, E. B. deSCHREINER, H. G.GRAÇA, L. R.BAGGIO, A. J.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2000-02-2919982015-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 37, p. 19-30, jul./dez. 1998.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:48:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282190Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:48:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
title Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
spellingShingle Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
OLIVEIRA, E. B. de
Sistema agroflorestal
Agroforestry systems
Análise Econômica
economic analysis
title_short Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
title_full Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
title_fullStr Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
title_full_unstemmed Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
title_sort Avaliação econômica da consorciação do milho (Zea mays L.) com Pinus taeda L. no Estado do Paraná.
author OLIVEIRA, E. B. de
author_facet OLIVEIRA, E. B. de
SCHREINER, H. G.
GRAÇA, L. R.
BAGGIO, A. J.
author_role author
author2 SCHREINER, H. G.
GRAÇA, L. R.
BAGGIO, A. J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, E. B. de, Graça, L. R. e Baggio, A. J., pesquisadores da Embrapa Florestas; Schreiner, consultor.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, E. B. de
SCHREINER, H. G.
GRAÇA, L. R.
BAGGIO, A. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema agroflorestal
Agroforestry systems
Análise Econômica
economic analysis
topic Sistema agroflorestal
Agroforestry systems
Análise Econômica
economic analysis
description Foram avaliados os efeitos da consorciação de milho (Zea mayz L.) com Pinus taeda L. no crescimento e produção total em madeira de Pinus, bem como na produção por classes de utilização industrial da madeira tais como laminacão, serraria, celulose e energia. Também foi estudada a rentabilidade econômica dos diversos sistemas testados. O estudo foi baseado em um experimento com Pinus solteiro e também intercalado com plantios de 2, 3 e 4 fileiras de milho nos três primeiros anos. O plantio de milho nas entrelinhas de Pinus foi economicamente viável em todos os sistemas estudados, sendo que o cultivo de três linhas de milho foi o tratamento mais indicado para os três primeiros anos da floresta de Pinus. A associação Pinus + milho mostrou ser recomendável, tanto para agricultores que desejam implantar um povoamento florestal, quanto para reflorestadores interessados na redução dos custos da floresta. A avaliação do Pinus com 15 anos de idade modifica algumas conclusões de Schreiner e Baggio (1984), entretanto, tanto naquele trabalho quanto neste, a viabilidade do sistema foi demonstrada.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2000-02-29
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-11T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 37, p. 19-30, jul./dez. 1998.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282190
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 37, p. 19-30, jul./dez. 1998.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695139752050689