Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, M. da S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: BICUDO, S. D., AZEVEDO, H. C., SOUSZA, D. B. de, RODELLO, L., MEIRA, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010808
Resumo: Este estudo foi planejado com o objetivo de avaliar o efeito da adição do detergente lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor utilizado para a criopreservação do sêmen sobre vários parâmetros da viabilidade espermática. Foram obtidos por meio de vagina artificial, dois ejaculados, de 10 carneiros Santa Inês. Os ejaculados foram diluídos com o diluidor TRIS-gema contendo (0,5 ou 1,0% de OEP) ou sem OEP. Após a descongelação, a motilidade espermática foi avaliada usando o sistema computadorizado de análise espermática (CASA), a integridade da membrana plasmática e acrossomal foi avaliada usando os fluorocromos iodeto de propidium (IP) e diacetato de carboxifluoresceína (DIC) e o estádio de capacitação espermática pela técnica da Clortetraciclina (CTC). A motilidade espermática total e progressiva e a porcentagem de espermatozóides viáveis com membrana plasmática e acrossomal intactas foram mais altas (P<0,05) no diluidor TRIS com 0,5 ou 1,0% de OEP, comparado ao controle. Concluiu-se que, a congelabilidade do espermatozóide ovino foi significativamente melhorada quando o sêmen foi congelado no diluidor TRIS-gema contendo uma concentração adequada de OEP
id EMBR_e98f42c8c0d4e072532c90c6e0854537
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1010808
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.Ovino Santa InêsSêmen de carneiroLauril sulfato de sódioProdução animalCriopreservaçãoAnimal productionEste estudo foi planejado com o objetivo de avaliar o efeito da adição do detergente lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor utilizado para a criopreservação do sêmen sobre vários parâmetros da viabilidade espermática. Foram obtidos por meio de vagina artificial, dois ejaculados, de 10 carneiros Santa Inês. Os ejaculados foram diluídos com o diluidor TRIS-gema contendo (0,5 ou 1,0% de OEP) ou sem OEP. Após a descongelação, a motilidade espermática foi avaliada usando o sistema computadorizado de análise espermática (CASA), a integridade da membrana plasmática e acrossomal foi avaliada usando os fluorocromos iodeto de propidium (IP) e diacetato de carboxifluoresceína (DIC) e o estádio de capacitação espermática pela técnica da Clortetraciclina (CTC). A motilidade espermática total e progressiva e a porcentagem de espermatozóides viáveis com membrana plasmática e acrossomal intactas foram mais altas (P<0,05) no diluidor TRIS com 0,5 ou 1,0% de OEP, comparado ao controle. Concluiu-se que, a congelabilidade do espermatozóide ovino foi significativamente melhorada quando o sêmen foi congelado no diluidor TRIS-gema contendo uma concentração adequada de OEPMARCIANE DA SILVA MAIA, CPATSA; Sony Dimas Bicudo, UNESP; Humerson Costa Azevedo, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Daniel Bartoli de Sousa, UNESP; Leandro Rodello, UNESP; Cezinande Meira, Embrapa Tabuleiros Costeiros.MAIA, M. da S.BICUDO, S. D.AZEVEDO, H. C.SOUSZA, D. B. deRODELLO, L.MEIRA, C.2019-08-23T00:56:41Z2019-08-23T00:56:41Z2015-03-0620082019-08-23T00:56:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleVeterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 15, n. 3, dez. p. 521-530, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-23T00:56:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1010808Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-23T00:56:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-23T00:56:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
title Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
spellingShingle Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
MAIA, M. da S.
Ovino Santa Inês
Sêmen de carneiro
Lauril sulfato de sódio
Produção animal
Criopreservação
Animal production
title_short Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
title_full Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
title_fullStr Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
title_full_unstemmed Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
title_sort Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
author MAIA, M. da S.
author_facet MAIA, M. da S.
BICUDO, S. D.
AZEVEDO, H. C.
SOUSZA, D. B. de
RODELLO, L.
MEIRA, C.
author_role author
author2 BICUDO, S. D.
AZEVEDO, H. C.
SOUSZA, D. B. de
RODELLO, L.
MEIRA, C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCIANE DA SILVA MAIA, CPATSA; Sony Dimas Bicudo, UNESP; Humerson Costa Azevedo, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Daniel Bartoli de Sousa, UNESP; Leandro Rodello, UNESP; Cezinande Meira, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, M. da S.
BICUDO, S. D.
AZEVEDO, H. C.
SOUSZA, D. B. de
RODELLO, L.
MEIRA, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Ovino Santa Inês
Sêmen de carneiro
Lauril sulfato de sódio
Produção animal
Criopreservação
Animal production
topic Ovino Santa Inês
Sêmen de carneiro
Lauril sulfato de sódio
Produção animal
Criopreservação
Animal production
description Este estudo foi planejado com o objetivo de avaliar o efeito da adição do detergente lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor utilizado para a criopreservação do sêmen sobre vários parâmetros da viabilidade espermática. Foram obtidos por meio de vagina artificial, dois ejaculados, de 10 carneiros Santa Inês. Os ejaculados foram diluídos com o diluidor TRIS-gema contendo (0,5 ou 1,0% de OEP) ou sem OEP. Após a descongelação, a motilidade espermática foi avaliada usando o sistema computadorizado de análise espermática (CASA), a integridade da membrana plasmática e acrossomal foi avaliada usando os fluorocromos iodeto de propidium (IP) e diacetato de carboxifluoresceína (DIC) e o estádio de capacitação espermática pela técnica da Clortetraciclina (CTC). A motilidade espermática total e progressiva e a porcentagem de espermatozóides viáveis com membrana plasmática e acrossomal intactas foram mais altas (P<0,05) no diluidor TRIS com 0,5 ou 1,0% de OEP, comparado ao controle. Concluiu-se que, a congelabilidade do espermatozóide ovino foi significativamente melhorada quando o sêmen foi congelado no diluidor TRIS-gema contendo uma concentração adequada de OEP
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-06
2019-08-23T00:56:41Z
2019-08-23T00:56:41Z
2019-08-23T00:56:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Veterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 15, n. 3, dez. p. 521-530, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010808
identifier_str_mv Veterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 15, n. 3, dez. p. 521-530, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503479381721088