Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. de L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ALENCAR, M. M. de, FREITAS, A. R. de, PACKER, I. U., MOURÃO, G. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925474
Resumo: O objetivo deste trabalho foi selecionar o modelo de curvas de crescimento mais adequado e avaliar a influência de efeitos de ambiente e de grupo genético sobre os parâmetros estimados do modelo. Cinco modelos não lineares, Brody, Gompertz, Logístico, Von Bertalanffy e Richards, foram ajustados a dados de peso‑idade coletados de 316 vacas, de quatro grupos genéticos: G (Nelore, ½Canchim + ½Nelore, ½Angus + ½Nelore e ½Simental + ½Nelore), do nascimento até 100 meses de idade; em duas estações do ano: E (primavera e outono). As vacas foram submetidas a dois níveis de concentrado (S) durante quatro meses, pós‑desmama. O ajuste dos modelos foi realizado por mínimos quadrados ordinários, usando os pesos ponderado e não ponderado pelo inverso da variância. Os modelos Brody e Von Bertalanffy convergiram para todos os grupos genéticos; porém, o Brody foi o mais adequado. As estimativas do peso assintótico (A) e da taxa de maturação (k) do modelo Brody ponderado pelo inverso da variância foram analisadas por modelo misto, que incluiu efeito médio global e efeitos principais de G, E e S, e suas interações. O parâmetro A foi influenciado pelo efeito de G e E, enquanto k foi influenciado por S, o que indica que melhorias no manejo alimentar resultam em menor variação na forma das curvas de crescimento e em altas taxas de maturação.
id EMBR_e9ae80ea5a2301932883cd0373f4d342
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/925474
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.Curvas de crescimentoHeterocedasticidadeModelo BrodySuplementação alimentarVariância ponderadaCruzamentoO objetivo deste trabalho foi selecionar o modelo de curvas de crescimento mais adequado e avaliar a influência de efeitos de ambiente e de grupo genético sobre os parâmetros estimados do modelo. Cinco modelos não lineares, Brody, Gompertz, Logístico, Von Bertalanffy e Richards, foram ajustados a dados de peso‑idade coletados de 316 vacas, de quatro grupos genéticos: G (Nelore, ½Canchim + ½Nelore, ½Angus + ½Nelore e ½Simental + ½Nelore), do nascimento até 100 meses de idade; em duas estações do ano: E (primavera e outono). As vacas foram submetidas a dois níveis de concentrado (S) durante quatro meses, pós‑desmama. O ajuste dos modelos foi realizado por mínimos quadrados ordinários, usando os pesos ponderado e não ponderado pelo inverso da variância. Os modelos Brody e Von Bertalanffy convergiram para todos os grupos genéticos; porém, o Brody foi o mais adequado. As estimativas do peso assintótico (A) e da taxa de maturação (k) do modelo Brody ponderado pelo inverso da variância foram analisadas por modelo misto, que incluiu efeito médio global e efeitos principais de G, E e S, e suas interações. O parâmetro A foi influenciado pelo efeito de G e E, enquanto k foi influenciado por S, o que indica que melhorias no manejo alimentar resultam em menor variação na forma das curvas de crescimento e em altas taxas de maturação.FABIANE DE LIMA SILVA, USP-ESALQ/PIRACICABAMAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSEALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSEIRINEU UMBERTO PACKER, USP-ESALQ/PIRACICABAGERSON B. MOURÃO, USP-ESALQ/PIRACICABA.SILVA, F. de L.ALENCAR, M. M. deFREITAS, A. R. dePACKER, I. U.MOURÃO, G. B.2012-05-25T11:11:11Z2012-05-25T11:11:11Z2012-05-25T11:11:11Z2012-05-25T11:11:11Z2012-05-2520112012-08-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária brasileira, v. 46, n. 3, p. 262-271, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:33:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/925474Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
title Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
spellingShingle Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
SILVA, F. de L.
Curvas de crescimento
Heterocedasticidade
Modelo Brody
Suplementação alimentar
Variância ponderada
Cruzamento
title_short Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
title_full Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
title_fullStr Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
title_full_unstemmed Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
title_sort Curvas de crescimento em vacas de corte de diferentes tipos biológicos.
author SILVA, F. de L.
author_facet SILVA, F. de L.
ALENCAR, M. M. de
FREITAS, A. R. de
PACKER, I. U.
MOURÃO, G. B.
author_role author
author2 ALENCAR, M. M. de
FREITAS, A. R. de
PACKER, I. U.
MOURÃO, G. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FABIANE DE LIMA SILVA, USP-ESALQ/PIRACICABA
MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE
ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE
IRINEU UMBERTO PACKER, USP-ESALQ/PIRACICABA
GERSON B. MOURÃO, USP-ESALQ/PIRACICABA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. de L.
ALENCAR, M. M. de
FREITAS, A. R. de
PACKER, I. U.
MOURÃO, G. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Curvas de crescimento
Heterocedasticidade
Modelo Brody
Suplementação alimentar
Variância ponderada
Cruzamento
topic Curvas de crescimento
Heterocedasticidade
Modelo Brody
Suplementação alimentar
Variância ponderada
Cruzamento
description O objetivo deste trabalho foi selecionar o modelo de curvas de crescimento mais adequado e avaliar a influência de efeitos de ambiente e de grupo genético sobre os parâmetros estimados do modelo. Cinco modelos não lineares, Brody, Gompertz, Logístico, Von Bertalanffy e Richards, foram ajustados a dados de peso‑idade coletados de 316 vacas, de quatro grupos genéticos: G (Nelore, ½Canchim + ½Nelore, ½Angus + ½Nelore e ½Simental + ½Nelore), do nascimento até 100 meses de idade; em duas estações do ano: E (primavera e outono). As vacas foram submetidas a dois níveis de concentrado (S) durante quatro meses, pós‑desmama. O ajuste dos modelos foi realizado por mínimos quadrados ordinários, usando os pesos ponderado e não ponderado pelo inverso da variância. Os modelos Brody e Von Bertalanffy convergiram para todos os grupos genéticos; porém, o Brody foi o mais adequado. As estimativas do peso assintótico (A) e da taxa de maturação (k) do modelo Brody ponderado pelo inverso da variância foram analisadas por modelo misto, que incluiu efeito médio global e efeitos principais de G, E e S, e suas interações. O parâmetro A foi influenciado pelo efeito de G e E, enquanto k foi influenciado por S, o que indica que melhorias no manejo alimentar resultam em menor variação na forma das curvas de crescimento e em altas taxas de maturação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-05-25T11:11:11Z
2012-05-25T11:11:11Z
2012-05-25T11:11:11Z
2012-05-25T11:11:11Z
2012-05-25
2012-08-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária brasileira, v. 46, n. 3, p. 262-271, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925474
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária brasileira, v. 46, n. 3, p. 262-271, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503363489955840