Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, A. M. de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150297
Resumo: A extração e a purificação de ácidos nucléicos a partir de diversas amostras experimentais (bactérias, fungos, tecidos vegetais e tecidos animais) é uma etapa fundamental para que se obtenha alta eficiência em aplicações moleculares. O método CTAB foi modificado em etapas para observação dos resultados em cada etapa. Os fatores cinéticos aplicados no presente estudo foram: aumento de concentração dos reagentes, colisão efetiva, superfície de contato, energia de ativação e afinidade química. À medida que a concentração aumenta, a frequência de choques entre as moléculas aumenta e a velocidade da reação também aumenta. A velocidade das moléculas aumenta o número de choques efetivos entre as moléculas, consequentemente, a velocidade da reação aumenta. Quanto mais facilmente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. A aplicação dos princípios de cinética química associados à substituição de reagente orgânico, aplicando química verde, na extração de DNA apresentou resultados com alto grau de pureza e integridade, com razões de A260/A280 em torno de 2,00 e A260/A230 em torno de 2,20.
id EMBR_ea5ac96b87b68ef58532cdfcda20e7d3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150297
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.Química VerdeGrau de PurezaDNAEnergia CinéticaA extração e a purificação de ácidos nucléicos a partir de diversas amostras experimentais (bactérias, fungos, tecidos vegetais e tecidos animais) é uma etapa fundamental para que se obtenha alta eficiência em aplicações moleculares. O método CTAB foi modificado em etapas para observação dos resultados em cada etapa. Os fatores cinéticos aplicados no presente estudo foram: aumento de concentração dos reagentes, colisão efetiva, superfície de contato, energia de ativação e afinidade química. À medida que a concentração aumenta, a frequência de choques entre as moléculas aumenta e a velocidade da reação também aumenta. A velocidade das moléculas aumenta o número de choques efetivos entre as moléculas, consequentemente, a velocidade da reação aumenta. Quanto mais facilmente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. A aplicação dos princípios de cinética química associados à substituição de reagente orgânico, aplicando química verde, na extração de DNA apresentou resultados com alto grau de pureza e integridade, com razões de A260/A280 em torno de 2,00 e A260/A230 em torno de 2,20.ANDRESSA MOREIRA DE SOUZA, CTAA.SOUZA, A. M. de2023-04-12T16:25:43Z2023-04-12T16:25:43Z2022-12-222022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartE-book.In: MELO, J. O. F. (org.). Ciências agrárias: o avanço das ciências no Brasil. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022. v. 5, cap. 6, p. 73- 83.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-04-12T16:25:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150297Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-04-12T16:25:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
title Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
spellingShingle Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
SOUZA, A. M. de
Química Verde
Grau de Pureza
DNA
Energia Cinética
title_short Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
title_full Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
title_fullStr Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
title_full_unstemmed Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
title_sort Benefícios da cinética na obtenção de DNA com alto grau de pureza.
author SOUZA, A. M. de
author_facet SOUZA, A. M. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRESSA MOREIRA DE SOUZA, CTAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, A. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Química Verde
Grau de Pureza
DNA
Energia Cinética
topic Química Verde
Grau de Pureza
DNA
Energia Cinética
description A extração e a purificação de ácidos nucléicos a partir de diversas amostras experimentais (bactérias, fungos, tecidos vegetais e tecidos animais) é uma etapa fundamental para que se obtenha alta eficiência em aplicações moleculares. O método CTAB foi modificado em etapas para observação dos resultados em cada etapa. Os fatores cinéticos aplicados no presente estudo foram: aumento de concentração dos reagentes, colisão efetiva, superfície de contato, energia de ativação e afinidade química. À medida que a concentração aumenta, a frequência de choques entre as moléculas aumenta e a velocidade da reação também aumenta. A velocidade das moléculas aumenta o número de choques efetivos entre as moléculas, consequentemente, a velocidade da reação aumenta. Quanto mais facilmente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. A aplicação dos princípios de cinética química associados à substituição de reagente orgânico, aplicando química verde, na extração de DNA apresentou resultados com alto grau de pureza e integridade, com razões de A260/A280 em torno de 2,00 e A260/A230 em torno de 2,20.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
2022
2023-04-12T16:25:43Z
2023-04-12T16:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: MELO, J. O. F. (org.). Ciências agrárias: o avanço das ciências no Brasil. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022. v. 5, cap. 6, p. 73- 83.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150297
identifier_str_mv In: MELO, J. O. F. (org.). Ciências agrárias: o avanço das ciências no Brasil. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022. v. 5, cap. 6, p. 73- 83.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv E-book.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695670266494976