Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, E. de S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: WADT, L. H. de O., GUEDES, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045787
Resumo: Este estudo discute a estrutura populacional e o potencial para o manejo de castanhais em duas regiõesextremas da Amazônia (Acre e Amapá), avaliando a densidade de castanheiras, a distribuição diamétrica,e variáveis de copa. O diâmetro a 1,3 m do solo (DAP), a forma e posição da copa, presença de cipós nacopa estatusreprodutivo foram avaliados para cada árvore mapeada (DAP ≥ 10 cm) em parcelas perma-nentes de 9 ha. Foram inventariadas seis parcelas em cada Estado, totalizando 108 ha de amostragem. Adensidade e distribuição de indivíduos em classes de diâmetro foram determinadas por região (Alto Acreou Alto Cajari) e dentro de cada região. No total, foram mapeadas 610 castanheiras, sendo 124 no AltoAcre e 486 no Alto Cajari. A densidade de castanheiras nos castanhais do Alto Cajari foi quatro vezes maiorque no Alto Acre. Os castanhais do Alto Cajari apresentaram árvores com melhores características paraa produção, como forma e posição da copa, bem como menor ocorrência de cipós na copa das árvores.Em termos de estrutura populacional, o castanhal do Sororoca apresentou problemas recentes com a re-generação ou alteração na dinâmica da regeneração natural ao longo do tempo, talvez por ser uma áreade transição cerrado-floresta. Ambas regiões apresentaram castanhais com potencial para o manejo, comnecessidades específicas de tratos silviculturais que favoreçam o recrutamento de jovens no Sororoca(AP) e corte de cipós no Filipinas (AC).
id EMBR_ea7779ac8a82baa1bed4fe76c733049b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1045787
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.Distribuição diamétricaCastanha-da-amazôniaRecrutamentoDiameter distributionAmazon nutBrazil nutRecruitingEste estudo discute a estrutura populacional e o potencial para o manejo de castanhais em duas regiõesextremas da Amazônia (Acre e Amapá), avaliando a densidade de castanheiras, a distribuição diamétrica,e variáveis de copa. O diâmetro a 1,3 m do solo (DAP), a forma e posição da copa, presença de cipós nacopa estatusreprodutivo foram avaliados para cada árvore mapeada (DAP ≥ 10 cm) em parcelas perma-nentes de 9 ha. Foram inventariadas seis parcelas em cada Estado, totalizando 108 ha de amostragem. Adensidade e distribuição de indivíduos em classes de diâmetro foram determinadas por região (Alto Acreou Alto Cajari) e dentro de cada região. No total, foram mapeadas 610 castanheiras, sendo 124 no AltoAcre e 486 no Alto Cajari. A densidade de castanheiras nos castanhais do Alto Cajari foi quatro vezes maiorque no Alto Acre. Os castanhais do Alto Cajari apresentaram árvores com melhores características paraa produção, como forma e posição da copa, bem como menor ocorrência de cipós na copa das árvores.Em termos de estrutura populacional, o castanhal do Sororoca apresentou problemas recentes com a re-generação ou alteração na dinâmica da regeneração natural ao longo do tempo, talvez por ser uma áreade transição cerrado-floresta. Ambas regiões apresentaram castanhais com potencial para o manejo, comnecessidades específicas de tratos silviculturais que favoreçam o recrutamento de jovens no Sororoca(AP) e corte de cipós no Filipinas (AC).Ezaquiel de Souza Neves, Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências, Inovação e Tecnologia para Amazônia, UFAC; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-Rondonia; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.NEVES, E. de S.WADT, L. H. de O.GUEDES, M. C.2016-05-27T11:11:11Z2016-05-27T11:11:11Z2016-05-2720162016-07-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Forestalis, Piracicaba, v. 44, n. 109, p. 19-31, mar. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:31:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1045787Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:31:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:31:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
title Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
spellingShingle Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
NEVES, E. de S.
Distribuição diamétrica
Castanha-da-amazônia
Recrutamento
Diameter distribution
Amazon nut
Brazil nut
Recruiting
title_short Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
title_full Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
title_fullStr Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
title_full_unstemmed Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
title_sort Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.
author NEVES, E. de S.
author_facet NEVES, E. de S.
WADT, L. H. de O.
GUEDES, M. C.
author_role author
author2 WADT, L. H. de O.
GUEDES, M. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ezaquiel de Souza Neves, Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências, Inovação e Tecnologia para Amazônia, UFAC; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-Rondonia; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, E. de S.
WADT, L. H. de O.
GUEDES, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição diamétrica
Castanha-da-amazônia
Recrutamento
Diameter distribution
Amazon nut
Brazil nut
Recruiting
topic Distribuição diamétrica
Castanha-da-amazônia
Recrutamento
Diameter distribution
Amazon nut
Brazil nut
Recruiting
description Este estudo discute a estrutura populacional e o potencial para o manejo de castanhais em duas regiõesextremas da Amazônia (Acre e Amapá), avaliando a densidade de castanheiras, a distribuição diamétrica,e variáveis de copa. O diâmetro a 1,3 m do solo (DAP), a forma e posição da copa, presença de cipós nacopa estatusreprodutivo foram avaliados para cada árvore mapeada (DAP ≥ 10 cm) em parcelas perma-nentes de 9 ha. Foram inventariadas seis parcelas em cada Estado, totalizando 108 ha de amostragem. Adensidade e distribuição de indivíduos em classes de diâmetro foram determinadas por região (Alto Acreou Alto Cajari) e dentro de cada região. No total, foram mapeadas 610 castanheiras, sendo 124 no AltoAcre e 486 no Alto Cajari. A densidade de castanheiras nos castanhais do Alto Cajari foi quatro vezes maiorque no Alto Acre. Os castanhais do Alto Cajari apresentaram árvores com melhores características paraa produção, como forma e posição da copa, bem como menor ocorrência de cipós na copa das árvores.Em termos de estrutura populacional, o castanhal do Sororoca apresentou problemas recentes com a re-generação ou alteração na dinâmica da regeneração natural ao longo do tempo, talvez por ser uma áreade transição cerrado-floresta. Ambas regiões apresentaram castanhais com potencial para o manejo, comnecessidades específicas de tratos silviculturais que favoreçam o recrutamento de jovens no Sororoca(AP) e corte de cipós no Filipinas (AC).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-27T11:11:11Z
2016-05-27T11:11:11Z
2016-05-27
2016
2016-07-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 44, n. 109, p. 19-31, mar. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045787
identifier_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 44, n. 109, p. 19-31, mar. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1045787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503421691166720