Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, R. F. da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GONÇALVES, R. da M., PRATES, F. B. de S., DONAGEMMA, G. K., CRUZ, G. G. da, ZONTA, E.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101571
Resumo: O pinhão manso, Jatropha curcas L., pertence à família Euphorbiaceae e é uma espécie amplamente distribuída em áreas tropicais e subtropicais e com potencial para a produção de biocombustível. O objetivo deste trabalho foi discriminar, através de um levantamento exploratório, o comportamento do sistema radicular de plantas de pinhão manso com quatro anos de plantio, num Latossolo vermelho-amarelo distrófico. Na área, foi realizado um levantamento exploratório com 3 repetições, e no solo na projeção da copa coletaram-se amostras nas profundidades de 0-20, 20-40, 40-60 e 60-100 cm para a realização de análise de rotina. Em cada uma das coletas foi escavada manualmente uma trincheira, com dimensão inicial de 1,0 m de profundidade e 1,0 m de largura para que se medisse o crescimento lateral e em profundidade das raízes, e o diâmetro do caule foi obtido com o uso de um paquímetro. Essas mesmas plantas foram separas em parte aérea e raiz, acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o Laboratório de Solo e Planta da UFRRJ, onde as raízes foram lavadas para a retirada do excesso de solo e levadas para estufa a 65ºC até atingirem peso constante onde determinou-se a massa seca da raiz. O crescimento lateral e em profundidade do sistema radicular do pinhão manso é afetado pela presença de altos teores de Al3+ disponíveis no solo.
id EMBR_ebba2ead79f2ae99fa39086a39d3b1b6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101571
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.Jatropha CurcasPlanta OleaginosaBiodieselO pinhão manso, Jatropha curcas L., pertence à família Euphorbiaceae e é uma espécie amplamente distribuída em áreas tropicais e subtropicais e com potencial para a produção de biocombustível. O objetivo deste trabalho foi discriminar, através de um levantamento exploratório, o comportamento do sistema radicular de plantas de pinhão manso com quatro anos de plantio, num Latossolo vermelho-amarelo distrófico. Na área, foi realizado um levantamento exploratório com 3 repetições, e no solo na projeção da copa coletaram-se amostras nas profundidades de 0-20, 20-40, 40-60 e 60-100 cm para a realização de análise de rotina. Em cada uma das coletas foi escavada manualmente uma trincheira, com dimensão inicial de 1,0 m de profundidade e 1,0 m de largura para que se medisse o crescimento lateral e em profundidade das raízes, e o diâmetro do caule foi obtido com o uso de um paquímetro. Essas mesmas plantas foram separas em parte aérea e raiz, acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o Laboratório de Solo e Planta da UFRRJ, onde as raízes foram lavadas para a retirada do excesso de solo e levadas para estufa a 65ºC até atingirem peso constante onde determinou-se a massa seca da raiz. O crescimento lateral e em profundidade do sistema radicular do pinhão manso é afetado pela presença de altos teores de Al3+ disponíveis no solo.RAFAELA FÉLIX DA FRANÇA, UFRPE; RAFAEL DA MOTA GONÇALVES, UFRRJ; FABIANO BARBOSA DE SOUZA PRATES, IFAL; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; GLAUCIO GENUNCIO DA CRUZ, UFRRJ; EVERALDO ZONTA, UFRRJ.FRANÇA, R. F. daGONÇALVES, R. da M.PRATES, F. B. de S.DONAGEMMA, G. K.CRUZ, G. G. daZONTA, E.2018-12-14T23:39:48Z2018-12-14T23:39:48Z2018-12-1420162018-12-14T23:39:48ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-14T23:39:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101571Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-12-14T23:39:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
title Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
spellingShingle Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
FRANÇA, R. F. da
Jatropha Curcas
Planta Oleaginosa
Biodiesel
title_short Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
title_full Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
title_fullStr Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
title_full_unstemmed Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
title_sort Efeito do alumínio no sistema radicular de pinhão manso cultivado num Latossolo vermelho-amarelo distrófico.
author FRANÇA, R. F. da
author_facet FRANÇA, R. F. da
GONÇALVES, R. da M.
PRATES, F. B. de S.
DONAGEMMA, G. K.
CRUZ, G. G. da
ZONTA, E.
author_role author
author2 GONÇALVES, R. da M.
PRATES, F. B. de S.
DONAGEMMA, G. K.
CRUZ, G. G. da
ZONTA, E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAELA FÉLIX DA FRANÇA, UFRPE; RAFAEL DA MOTA GONÇALVES, UFRRJ; FABIANO BARBOSA DE SOUZA PRATES, IFAL; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; GLAUCIO GENUNCIO DA CRUZ, UFRRJ; EVERALDO ZONTA, UFRRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, R. F. da
GONÇALVES, R. da M.
PRATES, F. B. de S.
DONAGEMMA, G. K.
CRUZ, G. G. da
ZONTA, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Jatropha Curcas
Planta Oleaginosa
Biodiesel
topic Jatropha Curcas
Planta Oleaginosa
Biodiesel
description O pinhão manso, Jatropha curcas L., pertence à família Euphorbiaceae e é uma espécie amplamente distribuída em áreas tropicais e subtropicais e com potencial para a produção de biocombustível. O objetivo deste trabalho foi discriminar, através de um levantamento exploratório, o comportamento do sistema radicular de plantas de pinhão manso com quatro anos de plantio, num Latossolo vermelho-amarelo distrófico. Na área, foi realizado um levantamento exploratório com 3 repetições, e no solo na projeção da copa coletaram-se amostras nas profundidades de 0-20, 20-40, 40-60 e 60-100 cm para a realização de análise de rotina. Em cada uma das coletas foi escavada manualmente uma trincheira, com dimensão inicial de 1,0 m de profundidade e 1,0 m de largura para que se medisse o crescimento lateral e em profundidade das raízes, e o diâmetro do caule foi obtido com o uso de um paquímetro. Essas mesmas plantas foram separas em parte aérea e raiz, acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o Laboratório de Solo e Planta da UFRRJ, onde as raízes foram lavadas para a retirada do excesso de solo e levadas para estufa a 65ºC até atingirem peso constante onde determinou-se a massa seca da raiz. O crescimento lateral e em profundidade do sistema radicular do pinhão manso é afetado pela presença de altos teores de Al3+ disponíveis no solo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-12-14T23:39:48Z
2018-12-14T23:39:48Z
2018-12-14
2018-12-14T23:39:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101571
identifier_str_mv In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695537173889024