Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, M. A. de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MESQUITA, A. C., SIMOES, W. L., YURI, J. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088832
Resumo: Nas condições semiáridas, entre as limitações para o sucesso do cultivo da cebola estão a irrigação e a cultivar a ser utilizada. Objetivou-se no trabalho, avaliar, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco, os efeitos de dois sistemas de irrigação para três cultivares de cebola. O experimento foi conduzido no campo, com o delineamento experimental em blocos casualizados, em parcela subdividida, com quatro repetições, sendo as parcelas compreendidas por dois sistemas de irrigação (gotejamento e microaspersão) e as subparcelas por três cultivares de cebola (IPA 11, Serena e Fernanda). Foram realizadas avaliações agronômicas e físico-químicas. Para produtividade total, observou-se que o cultivo irrigado por microaspersão apresentou melhor resposta quando comparada ao sistema por gotejamento. Para produtividade comercial, pôde-se observar que as cultivares Fernanda e Serena foram estatisticamente superiores à cv. IPA 11 no sistema por microaspersão, ao passo que no sistema por gotejamento, as cultivares não diferiram entre si. Quanto às características físico-químicas, verificou-se que o teor de sólidos solúveis apresentou efeito significativo apenas para o fator cultivares, sendo que Serena e Fernanda obtiveram valores inferiores ao da IPA 11. Já o teor de açúcares solúveis totais não foi afetado pelos fatores estudados. Conclui-se assim que, nas condições edafoclimáticas do Submédio do Vale do São Francisco, o sistema de irrigação por microaspersão proporcionou maiores rendimentos produtivos, principalmente para as cultivares Fernanda e Serena.
id EMBR_ebfab27eded24e3822f711a123901981
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088832
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.CultivarOnionCebolaIrrigaçãoAllium CepaIrrigação LocalizadaIrrigationNas condições semiáridas, entre as limitações para o sucesso do cultivo da cebola estão a irrigação e a cultivar a ser utilizada. Objetivou-se no trabalho, avaliar, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco, os efeitos de dois sistemas de irrigação para três cultivares de cebola. O experimento foi conduzido no campo, com o delineamento experimental em blocos casualizados, em parcela subdividida, com quatro repetições, sendo as parcelas compreendidas por dois sistemas de irrigação (gotejamento e microaspersão) e as subparcelas por três cultivares de cebola (IPA 11, Serena e Fernanda). Foram realizadas avaliações agronômicas e físico-químicas. Para produtividade total, observou-se que o cultivo irrigado por microaspersão apresentou melhor resposta quando comparada ao sistema por gotejamento. Para produtividade comercial, pôde-se observar que as cultivares Fernanda e Serena foram estatisticamente superiores à cv. IPA 11 no sistema por microaspersão, ao passo que no sistema por gotejamento, as cultivares não diferiram entre si. Quanto às características físico-químicas, verificou-se que o teor de sólidos solúveis apresentou efeito significativo apenas para o fator cultivares, sendo que Serena e Fernanda obtiveram valores inferiores ao da IPA 11. Já o teor de açúcares solúveis totais não foi afetado pelos fatores estudados. Conclui-se assim que, nas condições edafoclimáticas do Submédio do Vale do São Francisco, o sistema de irrigação por microaspersão proporcionou maiores rendimentos produtivos, principalmente para as cultivares Fernanda e Serena.MOISES ALVES DE SOUZA, Universidade do Estado da Bahia; ALESSANDRO CARLOS MESQUITA, Universidade do Estado da Bahia; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JONY EISHI YURI, CPATSA.SOUZA, M. A. deMESQUITA, A. C.SIMOES, W. L.YURI, J. E.2018-03-09T00:33:01Z2018-03-09T00:33:01Z2018-03-0820172018-03-09T00:33:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 390-398, oct./dec. 2017.2236-4420http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-09T00:33:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088832Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-09T00:33:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
title Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
spellingShingle Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
SOUZA, M. A. de
Cultivar
Onion
Cebola
Irrigação
Allium Cepa
Irrigação Localizada
Irrigation
title_short Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
title_full Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
title_fullStr Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
title_full_unstemmed Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
title_sort Rendimento e qualidade da cebola cultivada em condições Semiáridas sob diferentes sistemas de irrigação.
author SOUZA, M. A. de
author_facet SOUZA, M. A. de
MESQUITA, A. C.
SIMOES, W. L.
YURI, J. E.
author_role author
author2 MESQUITA, A. C.
SIMOES, W. L.
YURI, J. E.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOISES ALVES DE SOUZA, Universidade do Estado da Bahia; ALESSANDRO CARLOS MESQUITA, Universidade do Estado da Bahia; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JONY EISHI YURI, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, M. A. de
MESQUITA, A. C.
SIMOES, W. L.
YURI, J. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivar
Onion
Cebola
Irrigação
Allium Cepa
Irrigação Localizada
Irrigation
topic Cultivar
Onion
Cebola
Irrigação
Allium Cepa
Irrigação Localizada
Irrigation
description Nas condições semiáridas, entre as limitações para o sucesso do cultivo da cebola estão a irrigação e a cultivar a ser utilizada. Objetivou-se no trabalho, avaliar, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco, os efeitos de dois sistemas de irrigação para três cultivares de cebola. O experimento foi conduzido no campo, com o delineamento experimental em blocos casualizados, em parcela subdividida, com quatro repetições, sendo as parcelas compreendidas por dois sistemas de irrigação (gotejamento e microaspersão) e as subparcelas por três cultivares de cebola (IPA 11, Serena e Fernanda). Foram realizadas avaliações agronômicas e físico-químicas. Para produtividade total, observou-se que o cultivo irrigado por microaspersão apresentou melhor resposta quando comparada ao sistema por gotejamento. Para produtividade comercial, pôde-se observar que as cultivares Fernanda e Serena foram estatisticamente superiores à cv. IPA 11 no sistema por microaspersão, ao passo que no sistema por gotejamento, as cultivares não diferiram entre si. Quanto às características físico-químicas, verificou-se que o teor de sólidos solúveis apresentou efeito significativo apenas para o fator cultivares, sendo que Serena e Fernanda obtiveram valores inferiores ao da IPA 11. Já o teor de açúcares solúveis totais não foi afetado pelos fatores estudados. Conclui-se assim que, nas condições edafoclimáticas do Submédio do Vale do São Francisco, o sistema de irrigação por microaspersão proporcionou maiores rendimentos produtivos, principalmente para as cultivares Fernanda e Serena.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-03-09T00:33:01Z
2018-03-09T00:33:01Z
2018-03-08
2018-03-09T00:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 390-398, oct./dec. 2017.
2236-4420
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088832
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 390-398, oct./dec. 2017.
2236-4420
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695504963731456