Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, P. R. R.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SCHULTZ, B., AUER, C. G., HIGA, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017311
Resumo: A estaquia de genótipos superiores de Pinus radiata é uma prática comum na silvicultura. Para sua utilização no Brasil, protocolos de propagação precisam ser estabelecidos. Este trabalho avaliou a miniestaquia aplicada à produção de mudas da espécie, estudando a posição de coleta de broto na planta matriz, a estação do ano e o minijardim. Plantas matrizes seminais, com 1 m de altura e 1,5 anos de idade, foram utilizadas para a produção de miniestacas. Três ensaios consecutivos foram feitos: (i) o enraizamento das miniestacas coletadas de três posições nas matrizes (topo, intermediário e basal), (ii) a influência do minijardim (vaso, canaletão e campo) no desenvolvimento de minicepas e (iii) o efeito da estação do ano (inverno, primavera e verão) sobre o desenvolvimento de miniestacas coletadas de minicepas no canaletão, no vaso e em campo. As miniestacas coletadas da região intermediária das matrizes, com 1,5 anos de idade, apresentaram maior enraizamento do que as coletadas no topo e na região basal. As melhores estações para o desenvolvimento dos brotos foram inverno e primavera, em ambientes de vaso e campo. O verão promoveu melhor desenvolvimento das miniestacas em casa de vegetação, a partir de matrizes cultivadas em canaletão.
id EMBR_ec223541062e1040d7664e15ab34d5c7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017311
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.ConíferaProdução de mudaClonagemPropagação VegetativaA estaquia de genótipos superiores de Pinus radiata é uma prática comum na silvicultura. Para sua utilização no Brasil, protocolos de propagação precisam ser estabelecidos. Este trabalho avaliou a miniestaquia aplicada à produção de mudas da espécie, estudando a posição de coleta de broto na planta matriz, a estação do ano e o minijardim. Plantas matrizes seminais, com 1 m de altura e 1,5 anos de idade, foram utilizadas para a produção de miniestacas. Três ensaios consecutivos foram feitos: (i) o enraizamento das miniestacas coletadas de três posições nas matrizes (topo, intermediário e basal), (ii) a influência do minijardim (vaso, canaletão e campo) no desenvolvimento de minicepas e (iii) o efeito da estação do ano (inverno, primavera e verão) sobre o desenvolvimento de miniestacas coletadas de minicepas no canaletão, no vaso e em campo. As miniestacas coletadas da região intermediária das matrizes, com 1,5 anos de idade, apresentaram maior enraizamento do que as coletadas no topo e na região basal. As melhores estações para o desenvolvimento dos brotos foram inverno e primavera, em ambientes de vaso e campo. O verão promoveu melhor desenvolvimento das miniestacas em casa de vegetação, a partir de matrizes cultivadas em canaletão.Paula Rachel Rabelo Corrêa, Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas; Bruno Schultz, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; CELSO GARCIA AUER, CNPF; Antonio Rioyei Higa, UFPR.CORRÊA, P. R. R.SCHULTZ, B.AUER, C. G.HIGA, A. R.2019-03-01T01:00:38Z2019-03-01T01:00:38Z2015-06-1020152019-03-01T01:00:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 45, n. 1, p. 65-74, jan./mar. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T01:00:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017311Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T01:00:45falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T01:00:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
title Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
spellingShingle Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
CORRÊA, P. R. R.
Conífera
Produção de muda
Clonagem
Propagação Vegetativa
title_short Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
title_full Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
title_fullStr Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
title_full_unstemmed Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
title_sort Efeito da planta matriz, estação do ano e ambiente de cultivo na miniestaquia de Pinus radiata.
author CORRÊA, P. R. R.
author_facet CORRÊA, P. R. R.
SCHULTZ, B.
AUER, C. G.
HIGA, A. R.
author_role author
author2 SCHULTZ, B.
AUER, C. G.
HIGA, A. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula Rachel Rabelo Corrêa, Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas; Bruno Schultz, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; CELSO GARCIA AUER, CNPF; Antonio Rioyei Higa, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, P. R. R.
SCHULTZ, B.
AUER, C. G.
HIGA, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Conífera
Produção de muda
Clonagem
Propagação Vegetativa
topic Conífera
Produção de muda
Clonagem
Propagação Vegetativa
description A estaquia de genótipos superiores de Pinus radiata é uma prática comum na silvicultura. Para sua utilização no Brasil, protocolos de propagação precisam ser estabelecidos. Este trabalho avaliou a miniestaquia aplicada à produção de mudas da espécie, estudando a posição de coleta de broto na planta matriz, a estação do ano e o minijardim. Plantas matrizes seminais, com 1 m de altura e 1,5 anos de idade, foram utilizadas para a produção de miniestacas. Três ensaios consecutivos foram feitos: (i) o enraizamento das miniestacas coletadas de três posições nas matrizes (topo, intermediário e basal), (ii) a influência do minijardim (vaso, canaletão e campo) no desenvolvimento de minicepas e (iii) o efeito da estação do ano (inverno, primavera e verão) sobre o desenvolvimento de miniestacas coletadas de minicepas no canaletão, no vaso e em campo. As miniestacas coletadas da região intermediária das matrizes, com 1,5 anos de idade, apresentaram maior enraizamento do que as coletadas no topo e na região basal. As melhores estações para o desenvolvimento dos brotos foram inverno e primavera, em ambientes de vaso e campo. O verão promoveu melhor desenvolvimento das miniestacas em casa de vegetação, a partir de matrizes cultivadas em canaletão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
2015
2019-03-01T01:00:38Z
2019-03-01T01:00:38Z
2019-03-01T01:00:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 45, n. 1, p. 65-74, jan./mar. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017311
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 45, n. 1, p. 65-74, jan./mar. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472505159680