Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, G. B. da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PRABHU, A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213852
Resumo: Foi estudada a liberação de conídios de Pyricularia grisea no plantio convencional (PC) e direto (PD) de arroz (Oryza sativa) de terras altas, nas fases de desenvolvimento vegetativo e emissão de panículas nos experimentos de campo realizados em dois anos (1998/2000). As coletas de conídios de P. grisea foram realizadas com as armadilhas volumétricas Rotorod sampler. Objetivando quantificar os conídios viáveis e com potencial para causar infecção em folhas novas foram também utilizadas bandejas com plantas de arroz com 25 dias de idade das cultivares Carajás e Primavera expostas no campo, como armadilhas vivas. Na safra 1998/1999, o número de conídios de P. grisea aumentou linearmente com o tempo, entre o estádio de grão pastoso e maduro. Na safra de 1999/2000, a quantidade de conídios coletada aumentou de maneira exponencial, iniciando ao final do estádio emborrachamento até na fase de grão semimaduro. O número de conídios coletados com a armadilha volumétrica diminuiu exponencialmente com o aumento da precipitação pluviométrica, assim como, reduziu a severidade da brusone nas plantas da armadilha viva tanto para a cultivar Carajás como para Primavera. A produção e a liberação de conídios foi menor no plantio direto tanto na fase vegetativa como durante o enchimento dos grãos nas panículas.
id EMBR_ec5b5b8ba323247ca52cd644d46a2e43
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213852
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.Armadilhas de esporosArrozEpidemiologiaOryza SativaSistema de CultivoMagnaporthe griseariceFoi estudada a liberação de conídios de Pyricularia grisea no plantio convencional (PC) e direto (PD) de arroz (Oryza sativa) de terras altas, nas fases de desenvolvimento vegetativo e emissão de panículas nos experimentos de campo realizados em dois anos (1998/2000). As coletas de conídios de P. grisea foram realizadas com as armadilhas volumétricas Rotorod sampler. Objetivando quantificar os conídios viáveis e com potencial para causar infecção em folhas novas foram também utilizadas bandejas com plantas de arroz com 25 dias de idade das cultivares Carajás e Primavera expostas no campo, como armadilhas vivas. Na safra 1998/1999, o número de conídios de P. grisea aumentou linearmente com o tempo, entre o estádio de grão pastoso e maduro. Na safra de 1999/2000, a quantidade de conídios coletada aumentou de maneira exponencial, iniciando ao final do estádio emborrachamento até na fase de grão semimaduro. O número de conídios coletados com a armadilha volumétrica diminuiu exponencialmente com o aumento da precipitação pluviométrica, assim como, reduziu a severidade da brusone nas plantas da armadilha viva tanto para a cultivar Carajás como para Primavera. A produção e a liberação de conídios foi menor no plantio direto tanto na fase vegetativa como durante o enchimento dos grãos nas panículas.GISELE BARATA DA SILVA; ANNE SITARAMA PRABHU, CNPAF.SILVA, G. B. daPRABHU, A. S.2021-01-12T09:04:42Z2021-01-12T09:04:42Z2006-01-302005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, v. 30, n. 6, p. 569-573, nov./dez. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-01-12T09:04:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213852Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-01-12T09:04:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-01-12T09:04:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
title Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
spellingShingle Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
SILVA, G. B. da
Armadilhas de esporos
Arroz
Epidemiologia
Oryza Sativa
Sistema de Cultivo
Magnaporthe grisea
rice
title_short Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
title_full Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
title_fullStr Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
title_full_unstemmed Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
title_sort Quantificação de conídios de Pyricularia grisea no plantio direto e convencional de arroz de terras altas.
author SILVA, G. B. da
author_facet SILVA, G. B. da
PRABHU, A. S.
author_role author
author2 PRABHU, A. S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GISELE BARATA DA SILVA; ANNE SITARAMA PRABHU, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, G. B. da
PRABHU, A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Armadilhas de esporos
Arroz
Epidemiologia
Oryza Sativa
Sistema de Cultivo
Magnaporthe grisea
rice
topic Armadilhas de esporos
Arroz
Epidemiologia
Oryza Sativa
Sistema de Cultivo
Magnaporthe grisea
rice
description Foi estudada a liberação de conídios de Pyricularia grisea no plantio convencional (PC) e direto (PD) de arroz (Oryza sativa) de terras altas, nas fases de desenvolvimento vegetativo e emissão de panículas nos experimentos de campo realizados em dois anos (1998/2000). As coletas de conídios de P. grisea foram realizadas com as armadilhas volumétricas Rotorod sampler. Objetivando quantificar os conídios viáveis e com potencial para causar infecção em folhas novas foram também utilizadas bandejas com plantas de arroz com 25 dias de idade das cultivares Carajás e Primavera expostas no campo, como armadilhas vivas. Na safra 1998/1999, o número de conídios de P. grisea aumentou linearmente com o tempo, entre o estádio de grão pastoso e maduro. Na safra de 1999/2000, a quantidade de conídios coletada aumentou de maneira exponencial, iniciando ao final do estádio emborrachamento até na fase de grão semimaduro. O número de conídios coletados com a armadilha volumétrica diminuiu exponencialmente com o aumento da precipitação pluviométrica, assim como, reduziu a severidade da brusone nas plantas da armadilha viva tanto para a cultivar Carajás como para Primavera. A produção e a liberação de conídios foi menor no plantio direto tanto na fase vegetativa como durante o enchimento dos grãos nas panículas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2006-01-30
2021-01-12T09:04:42Z
2021-01-12T09:04:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, v. 30, n. 6, p. 569-573, nov./dez. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213852
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, v. 30, n. 6, p. 569-573, nov./dez. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503500872286208