Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, C. de L. T. de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: COSTA E. L. da, ALBUQUERQUE, P. E. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488460
Resumo: A medição da umidade do solo é crucial para a pesquisa e o manejo de irrigação. Entre os métodos mais recentes de determinação da umidade está o da reflectometria no domínio do tempo (TDR) que se baseia na correlação entre a capacidade dielétrica do solo e a sua umidade. A obtenção do perfil de umidade do solo requer a utilização de um grande número de guias de onda, cujo custo ainda é elevado. Por outro lado, as curvas de calibração relacionando umidade com a capacidade dielétrica do solo foram desenvolvidas para outros meios porosos. solos desestruturados e solos de países com clima temperado. O objetivo deste trabalho foi construir uma guia de onda com materiais facilmente encontrados no mercado nacional e calibrá-Ia para solos tropicais. As curvas de calibração para o Neossolo quartzarênico e Latossolo Vermelho são distintas e diferentes dos modelos apresentados na literatura. A modificação de um modelo matemático, fisicamente embasado, permitiu a geração de curvas de calibração com ajuste adequado, porém independentes para cada tipo de solo.
id EMBR_ee34dd619719e616f16f200f87db3306
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488460
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.InstrumentaçãoIrrigaçãoUmidade do soloA medição da umidade do solo é crucial para a pesquisa e o manejo de irrigação. Entre os métodos mais recentes de determinação da umidade está o da reflectometria no domínio do tempo (TDR) que se baseia na correlação entre a capacidade dielétrica do solo e a sua umidade. A obtenção do perfil de umidade do solo requer a utilização de um grande número de guias de onda, cujo custo ainda é elevado. Por outro lado, as curvas de calibração relacionando umidade com a capacidade dielétrica do solo foram desenvolvidas para outros meios porosos. solos desestruturados e solos de países com clima temperado. O objetivo deste trabalho foi construir uma guia de onda com materiais facilmente encontrados no mercado nacional e calibrá-Ia para solos tropicais. As curvas de calibração para o Neossolo quartzarênico e Latossolo Vermelho são distintas e diferentes dos modelos apresentados na literatura. A modificação de um modelo matemático, fisicamente embasado, permitiu a geração de curvas de calibração com ajuste adequado, porém independentes para cada tipo de solo.CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS.ANDRADE, C. de L. T. deCOSTA E. L. daALBUQUERQUE, P. E. P. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-12-2020032018-05-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 173-176, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488460enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:42:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488460Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:42:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:42:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
title Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
spellingShingle Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
ANDRADE, C. de L. T. de
Instrumentação
Irrigação
Umidade do solo
title_short Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
title_full Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
title_fullStr Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
title_sort Desenvolvimento e calibração de guias de onda para TDR.
author ANDRADE, C. de L. T. de
author_facet ANDRADE, C. de L. T. de
COSTA E. L. da
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
author_role author
author2 COSTA E. L. da
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, C. de L. T. de
COSTA E. L. da
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentação
Irrigação
Umidade do solo
topic Instrumentação
Irrigação
Umidade do solo
description A medição da umidade do solo é crucial para a pesquisa e o manejo de irrigação. Entre os métodos mais recentes de determinação da umidade está o da reflectometria no domínio do tempo (TDR) que se baseia na correlação entre a capacidade dielétrica do solo e a sua umidade. A obtenção do perfil de umidade do solo requer a utilização de um grande número de guias de onda, cujo custo ainda é elevado. Por outro lado, as curvas de calibração relacionando umidade com a capacidade dielétrica do solo foram desenvolvidas para outros meios porosos. solos desestruturados e solos de países com clima temperado. O objetivo deste trabalho foi construir uma guia de onda com materiais facilmente encontrados no mercado nacional e calibrá-Ia para solos tropicais. As curvas de calibração para o Neossolo quartzarênico e Latossolo Vermelho são distintas e diferentes dos modelos apresentados na literatura. A modificação de um modelo matemático, fisicamente embasado, permitiu a geração de curvas de calibração com ajuste adequado, porém independentes para cada tipo de solo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-12-20
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 173-176, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488460
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 173-176, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488460
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503326824398848