Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KIILL, L. H. P.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944643
Resumo: Estudos fenológicos são importantes para compreender a dinâmica dos ecossistemas, uma vez que estudam a ocorrência dos eventos biológicos repetitivos e suas causas em relação às forças seletivas bióticas e abióticas. Para a Caatinga, pouco ainda se sabe sobre a fenologia reprodutiva das plantas e suas interações com o ambiente. Aqui são apresentadas informações sobre a fenologia de Myracrodruon urundeuva, Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae), Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae) e Amburana cearensis (Leguminosae), consideradas como espécies da Caatinga ameaçadas de extinção. Os estudos foram desenvolvidos na Reserva Legal do Projeto Salitre, no distrito de Juremal, em Juazeiro-BA, em populações naturais dessas quatro espécies. Os resultados obtidos mostraram que M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram características de plantas decíduas enquanto que S. obtusifolium, por manter uma renovação de folhas ao longo das observações, foi considerada como decídua facultativa. Quanto à floração, esta foi registrada principalmente na estação seca, época em que a maioria das plantas da Caatinga não apresenta esta fenofase, indicando que essas espécies podem ser consideradas como importante fonte de pólen e néctar para a fauna local. A frutificação é do tipo anual, ocorrendo no final da estação seca e início da estação chuvosa. Quanto a morfologia do fruto e dispersão, M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram frutos secos, dispersos pelo vento (Anemocoria), enquanto que a S. obtusifolium apresentou frutos carnosos dispersos por pássaros (Zoocoria).
id EMBR_ee99d43ea413c331a072e4d0fb2a2a93
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944643
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.Fenologia reprodutivaZoocoriaAnemocoriaQuixabeiraUmburana de cheiroNatural resourceRecurso naturalCaatingaAroeiraBaraunaFloraçãoFrutificaçãoSementeEstudos fenológicos são importantes para compreender a dinâmica dos ecossistemas, uma vez que estudam a ocorrência dos eventos biológicos repetitivos e suas causas em relação às forças seletivas bióticas e abióticas. Para a Caatinga, pouco ainda se sabe sobre a fenologia reprodutiva das plantas e suas interações com o ambiente. Aqui são apresentadas informações sobre a fenologia de Myracrodruon urundeuva, Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae), Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae) e Amburana cearensis (Leguminosae), consideradas como espécies da Caatinga ameaçadas de extinção. Os estudos foram desenvolvidos na Reserva Legal do Projeto Salitre, no distrito de Juremal, em Juazeiro-BA, em populações naturais dessas quatro espécies. Os resultados obtidos mostraram que M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram características de plantas decíduas enquanto que S. obtusifolium, por manter uma renovação de folhas ao longo das observações, foi considerada como decídua facultativa. Quanto à floração, esta foi registrada principalmente na estação seca, época em que a maioria das plantas da Caatinga não apresenta esta fenofase, indicando que essas espécies podem ser consideradas como importante fonte de pólen e néctar para a fauna local. A frutificação é do tipo anual, ocorrendo no final da estação seca e início da estação chuvosa. Quanto a morfologia do fruto e dispersão, M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram frutos secos, dispersos pelo vento (Anemocoria), enquanto que a S. obtusifolium apresentou frutos carnosos dispersos por pássaros (Zoocoria).LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.KIILL, L. H. P.2015-12-22T03:03:01Z2015-12-22T03:03:01Z2013-01-1020122015-12-22T03:03:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 12-15, dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:26:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944643Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:26:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:26:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
title Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
spellingShingle Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
KIILL, L. H. P.
Fenologia reprodutiva
Zoocoria
Anemocoria
Quixabeira
Umburana de cheiro
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Aroeira
Barauna
Floração
Frutificação
Semente
title_short Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
title_full Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
title_fullStr Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
title_full_unstemmed Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
title_sort Fenologia reprodutiva e dispersão das sementes de quatro espécies da Caatinga consederadas como ameaça de extinção.
author KIILL, L. H. P.
author_facet KIILL, L. H. P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Fenologia reprodutiva
Zoocoria
Anemocoria
Quixabeira
Umburana de cheiro
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Aroeira
Barauna
Floração
Frutificação
Semente
topic Fenologia reprodutiva
Zoocoria
Anemocoria
Quixabeira
Umburana de cheiro
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Aroeira
Barauna
Floração
Frutificação
Semente
description Estudos fenológicos são importantes para compreender a dinâmica dos ecossistemas, uma vez que estudam a ocorrência dos eventos biológicos repetitivos e suas causas em relação às forças seletivas bióticas e abióticas. Para a Caatinga, pouco ainda se sabe sobre a fenologia reprodutiva das plantas e suas interações com o ambiente. Aqui são apresentadas informações sobre a fenologia de Myracrodruon urundeuva, Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae), Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae) e Amburana cearensis (Leguminosae), consideradas como espécies da Caatinga ameaçadas de extinção. Os estudos foram desenvolvidos na Reserva Legal do Projeto Salitre, no distrito de Juremal, em Juazeiro-BA, em populações naturais dessas quatro espécies. Os resultados obtidos mostraram que M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram características de plantas decíduas enquanto que S. obtusifolium, por manter uma renovação de folhas ao longo das observações, foi considerada como decídua facultativa. Quanto à floração, esta foi registrada principalmente na estação seca, época em que a maioria das plantas da Caatinga não apresenta esta fenofase, indicando que essas espécies podem ser consideradas como importante fonte de pólen e néctar para a fauna local. A frutificação é do tipo anual, ocorrendo no final da estação seca e início da estação chuvosa. Quanto a morfologia do fruto e dispersão, M. urundeuva, S. brasiliensis e A. cearensis apresentaram frutos secos, dispersos pelo vento (Anemocoria), enquanto que a S. obtusifolium apresentou frutos carnosos dispersos por pássaros (Zoocoria).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-10
2015-12-22T03:03:01Z
2015-12-22T03:03:01Z
2015-12-22T03:03:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 12-15, dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944643
identifier_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 12-15, dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503415441653760