Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMIDE, R. L.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: KOBAYASHI, M. K., AVELLAR, G. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490216
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi o mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura (IEHC) do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho. Um transdutor de temperatura a infravermelho (TTIR) registrou os valores de temperaturas do dos seI da cultura (Te) e do ar (Ta), déficit de pressão de vapor do ar (DPV) e radiação solar. Uma equação relacionando a diferença Te-Ta atual (dT) com os limites inferior e superior de Te-Ta (dTj e dTs) foi usada nos cálculos dos valores de IEHC. Equações relacionando a diferença Te-Ta com o DPV constituíram estes limites. Um sistema de posicionamento global diferencial possibilitou o georreferenciamento dos locais de medições de altimetria da área, da diferença Te - Ta e de produtividade de grãos da cultura e a integração dos dados a um sistema de informação geográfica (SIG). O TTIR mostrou-se eficaz no mapeamento de IEHC e possibilitou a caracterização e análise da variabilidade do estresse hídrico da cultura e produtividade de grãos. Valores de IEHC de 0,0 a 0,2 foram encontrados em 65,3 % da área irrigada. Apenas 7 % da área irrigada forneceu rendimentos de grãos da ordem de 2000 a 3000 Kg/ha. As áreas da parte mais elevada do pivô apresentaram as menores produtividade e os maiores valores de IEHC, devido principalmente a baixa uniformidade de distribuição de água do sistema de irrigação.
id EMBR_ef49ee95f3f5077204f73eb5ec3eeaf6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490216
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.Temperatura do dosselÁgua e produtividade de grãosSistema de Informação GeográficaO principal objetivo deste trabalho foi o mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura (IEHC) do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho. Um transdutor de temperatura a infravermelho (TTIR) registrou os valores de temperaturas do dos seI da cultura (Te) e do ar (Ta), déficit de pressão de vapor do ar (DPV) e radiação solar. Uma equação relacionando a diferença Te-Ta atual (dT) com os limites inferior e superior de Te-Ta (dTj e dTs) foi usada nos cálculos dos valores de IEHC. Equações relacionando a diferença Te-Ta com o DPV constituíram estes limites. Um sistema de posicionamento global diferencial possibilitou o georreferenciamento dos locais de medições de altimetria da área, da diferença Te - Ta e de produtividade de grãos da cultura e a integração dos dados a um sistema de informação geográfica (SIG). O TTIR mostrou-se eficaz no mapeamento de IEHC e possibilitou a caracterização e análise da variabilidade do estresse hídrico da cultura e produtividade de grãos. Valores de IEHC de 0,0 a 0,2 foram encontrados em 65,3 % da área irrigada. Apenas 7 % da área irrigada forneceu rendimentos de grãos da ordem de 2000 a 3000 Kg/ha. As áreas da parte mais elevada do pivô apresentaram as menores produtividade e os maiores valores de IEHC, devido principalmente a baixa uniformidade de distribuição de água do sistema de irrigação.REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS.GOMIDE, R. L.KOBAYASHI, M. K.AVELLAR, G. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-09-2720042018-06-06T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 14.; ENCONTRO LATINOAMERICANO DE IRRIGAÇÃO, DRENAGEM E CONTROLE DE ENCHENTES, 1., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABID, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:13:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490216Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:13:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
title Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
spellingShingle Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
GOMIDE, R. L.
Temperatura do dossel
Água e produtividade de grãos
Sistema de Informação Geográfica
title_short Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
title_full Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
title_fullStr Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
title_full_unstemmed Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
title_sort Mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho.
author GOMIDE, R. L.
author_facet GOMIDE, R. L.
KOBAYASHI, M. K.
AVELLAR, G. de
author_role author
author2 KOBAYASHI, M. K.
AVELLAR, G. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMIDE, R. L.
KOBAYASHI, M. K.
AVELLAR, G. de
dc.subject.por.fl_str_mv Temperatura do dossel
Água e produtividade de grãos
Sistema de Informação Geográfica
topic Temperatura do dossel
Água e produtividade de grãos
Sistema de Informação Geográfica
description O principal objetivo deste trabalho foi o mapeamento de índice de estresse hídrico da cultura (IEHC) do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em pivô central por meio de termometria a infravermelho. Um transdutor de temperatura a infravermelho (TTIR) registrou os valores de temperaturas do dos seI da cultura (Te) e do ar (Ta), déficit de pressão de vapor do ar (DPV) e radiação solar. Uma equação relacionando a diferença Te-Ta atual (dT) com os limites inferior e superior de Te-Ta (dTj e dTs) foi usada nos cálculos dos valores de IEHC. Equações relacionando a diferença Te-Ta com o DPV constituíram estes limites. Um sistema de posicionamento global diferencial possibilitou o georreferenciamento dos locais de medições de altimetria da área, da diferença Te - Ta e de produtividade de grãos da cultura e a integração dos dados a um sistema de informação geográfica (SIG). O TTIR mostrou-se eficaz no mapeamento de IEHC e possibilitou a caracterização e análise da variabilidade do estresse hídrico da cultura e produtividade de grãos. Valores de IEHC de 0,0 a 0,2 foram encontrados em 65,3 % da área irrigada. Apenas 7 % da área irrigada forneceu rendimentos de grãos da ordem de 2000 a 3000 Kg/ha. As áreas da parte mais elevada do pivô apresentaram as menores produtividade e os maiores valores de IEHC, devido principalmente a baixa uniformidade de distribuição de água do sistema de irrigação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-09-27
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 14.; ENCONTRO LATINOAMERICANO DE IRRIGAÇÃO, DRENAGEM E CONTROLE DE ENCHENTES, 1., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABID, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490216
identifier_str_mv In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 14.; ENCONTRO LATINOAMERICANO DE IRRIGAÇÃO, DRENAGEM E CONTROLE DE ENCHENTES, 1., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABID, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695193441239040