Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, V. M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTOS, M. E. R., FONSECA, D. M. da, NASCIMENTO JÚNIOR, D., GOMIDE, C. A. de M., CARVALHO, V. V. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874559
Resumo: Objetivou-se avaliar o número de perfilhos vegetativos, reprodutivos e mortos em pastos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk manejado sob lotação contínua. Duas estratégias foram avaliadas: manutenção do pasto com 25 cm durante todo o período experimental, ou manutenção do pasto em 15 cm durante o inverno, com aumento para 25 cm a partir do início da primavera. Adotou-se o esquema de parcelas subdivididas e o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O número de perfilho vegetativo (NPV) foi menor no inverno em relação à primavera e ao verão. O rebaixamento do pasto para 15 cm no inverno resultou em superior NPV. Não houve efeito das estratégias sobre o numero de perfilho reprodutivo. O número de perfilho morto foi maior no inverno e nos pastos manejados com altura média fixa de 25 cm. O rebaixamento do pasto de B. decumbens no início do inverno e seu posterior aumento para 25 cm no início da primavera é vantajoso
id EMBR_efde7f7131e8d06a91ab3912c929ed4b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/874559
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.Altura do pastoPerfilho vegetativoPerfilho reprodutivoPerfilho mortoBrachiaria DecumbensObjetivou-se avaliar o número de perfilhos vegetativos, reprodutivos e mortos em pastos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk manejado sob lotação contínua. Duas estratégias foram avaliadas: manutenção do pasto com 25 cm durante todo o período experimental, ou manutenção do pasto em 15 cm durante o inverno, com aumento para 25 cm a partir do início da primavera. Adotou-se o esquema de parcelas subdivididas e o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O número de perfilho vegetativo (NPV) foi menor no inverno em relação à primavera e ao verão. O rebaixamento do pasto para 15 cm no inverno resultou em superior NPV. Não houve efeito das estratégias sobre o numero de perfilho reprodutivo. O número de perfilho morto foi maior no inverno e nos pastos manejados com altura média fixa de 25 cm. O rebaixamento do pasto de B. decumbens no início do inverno e seu posterior aumento para 25 cm no início da primavera é vantajosoVIRGÍLIO MESQUITA GOMES, UFVFAPEMIGMANOEL EDUARDO ROZALINO SANTOS, UFVCNPqDILERMANDO MIRANDA DA FONSECA, UFVDOMÍCIO DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFVCARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGLDOMINGOS SAVIO QUEIROZ, EPAMIG.CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGLVICTOR VALÉRIO DE CARVALHO, UFV.GOMES, V. M.SANTOS, M. E. R.FONSECA, D. M. daNASCIMENTO JÚNIOR, D.GOMIDE, C. A. de M.CARVALHO, V. V. de2024-04-25T20:53:18Z2024-04-25T20:53:18Z2011-01-262010Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-04-25T20:53:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/874559Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-04-25T20:53:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
title Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
spellingShingle Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
GOMES, V. M.
Altura do pasto
Perfilho vegetativo
Perfilho reprodutivo
Perfilho morto
Brachiaria Decumbens
title_short Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
title_full Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
title_fullStr Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
title_full_unstemmed Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
title_sort Número de perfilhos em pastos de capim-braquiária sob regimes de lotação contínua.
author GOMES, V. M.
author_facet GOMES, V. M.
SANTOS, M. E. R.
FONSECA, D. M. da
NASCIMENTO JÚNIOR, D.
GOMIDE, C. A. de M.
CARVALHO, V. V. de
author_role author
author2 SANTOS, M. E. R.
FONSECA, D. M. da
NASCIMENTO JÚNIOR, D.
GOMIDE, C. A. de M.
CARVALHO, V. V. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIRGÍLIO MESQUITA GOMES, UFV
FAPEMIG
MANOEL EDUARDO ROZALINO SANTOS, UFV
CNPq
DILERMANDO MIRANDA DA FONSECA, UFV
DOMÍCIO DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFV
CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL
DOMINGOS SAVIO QUEIROZ, EPAMIG.
CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL
VICTOR VALÉRIO DE CARVALHO, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, V. M.
SANTOS, M. E. R.
FONSECA, D. M. da
NASCIMENTO JÚNIOR, D.
GOMIDE, C. A. de M.
CARVALHO, V. V. de
dc.subject.por.fl_str_mv Altura do pasto
Perfilho vegetativo
Perfilho reprodutivo
Perfilho morto
Brachiaria Decumbens
topic Altura do pasto
Perfilho vegetativo
Perfilho reprodutivo
Perfilho morto
Brachiaria Decumbens
description Objetivou-se avaliar o número de perfilhos vegetativos, reprodutivos e mortos em pastos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk manejado sob lotação contínua. Duas estratégias foram avaliadas: manutenção do pasto com 25 cm durante todo o período experimental, ou manutenção do pasto em 15 cm durante o inverno, com aumento para 25 cm a partir do início da primavera. Adotou-se o esquema de parcelas subdivididas e o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O número de perfilho vegetativo (NPV) foi menor no inverno em relação à primavera e ao verão. O rebaixamento do pasto para 15 cm no inverno resultou em superior NPV. Não houve efeito das estratégias sobre o numero de perfilho reprodutivo. O número de perfilho morto foi maior no inverno e nos pastos manejados com altura média fixa de 25 cm. O rebaixamento do pasto de B. decumbens no início do inverno e seu posterior aumento para 25 cm no início da primavera é vantajoso
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-01-26
2024-04-25T20:53:18Z
2024-04-25T20:53:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874559
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721667089039360