Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PENTEADO, S. do R. C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: LAZZARI, S. M. N., REIS FILHO, W., NICKELE, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/935624
Resumo: O estudo das relações existentes entre espécies ou populações é uma excelente ferramenta para se conhecer os fenômenos ecológicos. Dentre as interações possíveis entre duas espécies destaca-se o mutualismo entre formigas e insetos que produzem honeydew. Enquanto o honeydew é um "lixo" para os afídeos, pode ser fonte de alimento para as formigas. O tipo de interação existente entre afídeos e seus inimigos naturais, denominada "predação intraguildas" ou predação por inimigos naturais que dividem a mesma presa, é uma interação que ocorre nas comunidades de afídeos. A maioria dos inimigos naturais nesse sistema interage assimetricamente em função das diferenças no tamanho do corpo, estratégia de alimentação e prioridades de cada espécie. Em agroecossistemas, a consequência dessa relação torna-se particularmente importante para o controle biológico de pragas de importância econômica. No Brasil, existem poucas publicações sobre a associação entre formigas, afídeos e seus inimigos naturais, principalmente na área florestal. Assim, este trabalho teve como objetivos organizar a informação de estudos que enfocam essas associações e discutir um caso real envolvendo o pulgão-gigante-do-pinus, Cinara atlantica (Hemiptera: Aphididae), seus inimigos naturais e as formigas Solenopsis invicta e Camponotus rufipes, em plantios de Pinus taeda.
id EMBR_f02f5c2d1543810286b97f55d1eb1de8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/935624
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.SimbionteParasitoidePulgão-gigante-do-pínusLarge pine aphidPredadorPinus TaedaparasitoidspredatorssymbiontsO estudo das relações existentes entre espécies ou populações é uma excelente ferramenta para se conhecer os fenômenos ecológicos. Dentre as interações possíveis entre duas espécies destaca-se o mutualismo entre formigas e insetos que produzem honeydew. Enquanto o honeydew é um "lixo" para os afídeos, pode ser fonte de alimento para as formigas. O tipo de interação existente entre afídeos e seus inimigos naturais, denominada "predação intraguildas" ou predação por inimigos naturais que dividem a mesma presa, é uma interação que ocorre nas comunidades de afídeos. A maioria dos inimigos naturais nesse sistema interage assimetricamente em função das diferenças no tamanho do corpo, estratégia de alimentação e prioridades de cada espécie. Em agroecossistemas, a consequência dessa relação torna-se particularmente importante para o controle biológico de pragas de importância econômica. No Brasil, existem poucas publicações sobre a associação entre formigas, afídeos e seus inimigos naturais, principalmente na área florestal. Assim, este trabalho teve como objetivos organizar a informação de estudos que enfocam essas associações e discutir um caso real envolvendo o pulgão-gigante-do-pinus, Cinara atlantica (Hemiptera: Aphididae), seus inimigos naturais e as formigas Solenopsis invicta e Camponotus rufipes, em plantios de Pinus taeda.Artigo de revisão.SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; SONIA MARIA NOEMBERG LAZZARI, UFPR; WILSON REIS FILHO, EPAGRI/Embrapa Florestas; MARIANE APARECIDA NICKELE, UFPR.PENTEADO, S. do R. C.LAZZARI, S. M. N.REIS FILHO, W.NICKELE, M. A.2012-10-04T11:11:11Z2012-10-04T11:11:11Z2012-10-0420122016-03-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 71, p. 309-320, jul./set. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/93562410.4336/2012.pfb.32.71.309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:04:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/935624Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:04:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:04:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
title Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
spellingShingle Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
PENTEADO, S. do R. C.
Simbionte
Parasitoide
Pulgão-gigante-do-pínus
Large pine aphid
Predador
Pinus Taeda
parasitoids
predators
symbionts
title_short Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
title_full Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
title_fullStr Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
title_full_unstemmed Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
title_sort Associações entre Cinara atlantica, seus inimigos naturais e formigas.
author PENTEADO, S. do R. C.
author_facet PENTEADO, S. do R. C.
LAZZARI, S. M. N.
REIS FILHO, W.
NICKELE, M. A.
author_role author
author2 LAZZARI, S. M. N.
REIS FILHO, W.
NICKELE, M. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; SONIA MARIA NOEMBERG LAZZARI, UFPR; WILSON REIS FILHO, EPAGRI/Embrapa Florestas; MARIANE APARECIDA NICKELE, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv PENTEADO, S. do R. C.
LAZZARI, S. M. N.
REIS FILHO, W.
NICKELE, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Simbionte
Parasitoide
Pulgão-gigante-do-pínus
Large pine aphid
Predador
Pinus Taeda
parasitoids
predators
symbionts
topic Simbionte
Parasitoide
Pulgão-gigante-do-pínus
Large pine aphid
Predador
Pinus Taeda
parasitoids
predators
symbionts
description O estudo das relações existentes entre espécies ou populações é uma excelente ferramenta para se conhecer os fenômenos ecológicos. Dentre as interações possíveis entre duas espécies destaca-se o mutualismo entre formigas e insetos que produzem honeydew. Enquanto o honeydew é um "lixo" para os afídeos, pode ser fonte de alimento para as formigas. O tipo de interação existente entre afídeos e seus inimigos naturais, denominada "predação intraguildas" ou predação por inimigos naturais que dividem a mesma presa, é uma interação que ocorre nas comunidades de afídeos. A maioria dos inimigos naturais nesse sistema interage assimetricamente em função das diferenças no tamanho do corpo, estratégia de alimentação e prioridades de cada espécie. Em agroecossistemas, a consequência dessa relação torna-se particularmente importante para o controle biológico de pragas de importância econômica. No Brasil, existem poucas publicações sobre a associação entre formigas, afídeos e seus inimigos naturais, principalmente na área florestal. Assim, este trabalho teve como objetivos organizar a informação de estudos que enfocam essas associações e discutir um caso real envolvendo o pulgão-gigante-do-pinus, Cinara atlantica (Hemiptera: Aphididae), seus inimigos naturais e as formigas Solenopsis invicta e Camponotus rufipes, em plantios de Pinus taeda.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-04T11:11:11Z
2012-10-04T11:11:11Z
2012-10-04
2012
2016-03-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 71, p. 309-320, jul./set. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/935624
10.4336/2012.pfb.32.71.309
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 71, p. 309-320, jul./set. 2012.
10.4336/2012.pfb.32.71.309
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/935624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373860372480