Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOÊNO, J. A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ASCHERI, D. P. R., BASSINELLO, P. Z.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/890973
Resumo: Estudou-se, no presente trabalho, a qualidade tecnológica de quatro genótipos de arroz-vermelho para verificar sua adaptação às exigências do mercado consumidor e se determinaram, nos grãos, comprimento, grau de polimento, brancura e transparência, temperatura de gelatinização, teor de amilose, teste de panela, tempo mínimo de cocção, expansão de volume e absorção de água. Os grãos foram classificados como longos e médios. A maioria dos genótipos estudados apresentou teor de amilose intermediário, característica de grãos macios e, após resfriamento, característica de grãos duros e soltos, o que não se previa tendo em vista que o arroz-vermelho costuma apresentar baixo teor de amilose. Todos os genótipos tiveram alta temperatura de gelatinização. O genótipo MNACH0501 reuniu o maior número de características desejáveis em relação à qualidade tecnológica, favoráveis ao atendimento ao consumidor do arroz-vermelho, o que o torna adequado para o lançamento direcionado a esse nicho de mercado.
id EMBR_f0b2a5d3a5cb483f822676481276fa1d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/890973
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.ArrozOryza sativaComposição químicaTecnologiaArroz vermelhoAmiloseEstudou-se, no presente trabalho, a qualidade tecnológica de quatro genótipos de arroz-vermelho para verificar sua adaptação às exigências do mercado consumidor e se determinaram, nos grãos, comprimento, grau de polimento, brancura e transparência, temperatura de gelatinização, teor de amilose, teste de panela, tempo mínimo de cocção, expansão de volume e absorção de água. Os grãos foram classificados como longos e médios. A maioria dos genótipos estudados apresentou teor de amilose intermediário, característica de grãos macios e, após resfriamento, característica de grãos duros e soltos, o que não se previa tendo em vista que o arroz-vermelho costuma apresentar baixo teor de amilose. Todos os genótipos tiveram alta temperatura de gelatinização. O genótipo MNACH0501 reuniu o maior número de características desejáveis em relação à qualidade tecnológica, favoráveis ao atendimento ao consumidor do arroz-vermelho, o que o torna adequado para o lançamento direcionado a esse nicho de mercado.JOSIANNY A. BOÊNO, CEFET, URUTAÍ-GO; DIEGO P. R. ASCHERI, UEG; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF.BOÊNO, J. A.ASCHERI, D. P. R.BASSINELLO, P. Z.2011-06-09T11:11:11Z2011-06-09T11:11:11Z2011-06-0920112017-03-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 15, n. 7, p. 718-723, jul. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/890973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:40:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/890973Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:40:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:40:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
title Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
spellingShingle Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
BOÊNO, J. A.
Arroz
Oryza sativa
Composição química
Tecnologia
Arroz vermelho
Amilose
title_short Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
title_full Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
title_fullStr Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
title_full_unstemmed Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
title_sort Qualidade tecnológica de grãos de quatro genótipos de arroz-vermelho.
author BOÊNO, J. A.
author_facet BOÊNO, J. A.
ASCHERI, D. P. R.
BASSINELLO, P. Z.
author_role author
author2 ASCHERI, D. P. R.
BASSINELLO, P. Z.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSIANNY A. BOÊNO, CEFET, URUTAÍ-GO; DIEGO P. R. ASCHERI, UEG; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOÊNO, J. A.
ASCHERI, D. P. R.
BASSINELLO, P. Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Arroz
Oryza sativa
Composição química
Tecnologia
Arroz vermelho
Amilose
topic Arroz
Oryza sativa
Composição química
Tecnologia
Arroz vermelho
Amilose
description Estudou-se, no presente trabalho, a qualidade tecnológica de quatro genótipos de arroz-vermelho para verificar sua adaptação às exigências do mercado consumidor e se determinaram, nos grãos, comprimento, grau de polimento, brancura e transparência, temperatura de gelatinização, teor de amilose, teste de panela, tempo mínimo de cocção, expansão de volume e absorção de água. Os grãos foram classificados como longos e médios. A maioria dos genótipos estudados apresentou teor de amilose intermediário, característica de grãos macios e, após resfriamento, característica de grãos duros e soltos, o que não se previa tendo em vista que o arroz-vermelho costuma apresentar baixo teor de amilose. Todos os genótipos tiveram alta temperatura de gelatinização. O genótipo MNACH0501 reuniu o maior número de características desejáveis em relação à qualidade tecnológica, favoráveis ao atendimento ao consumidor do arroz-vermelho, o que o torna adequado para o lançamento direcionado a esse nicho de mercado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09T11:11:11Z
2011-06-09T11:11:11Z
2011-06-09
2011
2017-03-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 15, n. 7, p. 718-723, jul. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/890973
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 15, n. 7, p. 718-723, jul. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/890973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503344247537664