Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, D. M. da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SCHMITZ, H., SILVA JUNIOR, J. F. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997784
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é analisar os processos de disputa pelo acesso aos recursos (terra, plantas e serviços) entre os atores relacionados ao extrativismo da mangaba em Sergipe. A partir de uma experiência de pesquisa e intervenção, diferentes situações foram tomadas como objeto de observação no período 2003-2010. Entrevistas abertas e histórias de vida foram realizadas com atores-chave. As principais conclusões mostram que a mobilização das catadoras, apoiada por agentes externos, influenciou na construção da visibilidade social das mesmas e na intensificação dos conflitos com proprietários de terra e outros. O motivo central dos conflitos é a apropriação dos frutos e o corte das plantas. Neste processo, foi evidenciado o antagonismo entre dois projetos: 1. os que defendem a coexistência do extrativismo com outros modos de acesso aos recursos, valorizando o papel das catadoras na conservação dos recursos in situ; e 2. os que defendem a domesticação das plantas em áreas privadas com crédito e assistência técnica para diferentes tipos de produtores com terra (catadoras e demais), em detrimento do extrativismo.
id EMBR_f115c5b8dbf70a7a9b91116643b4cd2e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997784
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.ExtrativismoCatadorasMangabaSociologiaNosso objetivo neste artigo é analisar os processos de disputa pelo acesso aos recursos (terra, plantas e serviços) entre os atores relacionados ao extrativismo da mangaba em Sergipe. A partir de uma experiência de pesquisa e intervenção, diferentes situações foram tomadas como objeto de observação no período 2003-2010. Entrevistas abertas e histórias de vida foram realizadas com atores-chave. As principais conclusões mostram que a mobilização das catadoras, apoiada por agentes externos, influenciou na construção da visibilidade social das mesmas e na intensificação dos conflitos com proprietários de terra e outros. O motivo central dos conflitos é a apropriação dos frutos e o corte das plantas. Neste processo, foi evidenciado o antagonismo entre dois projetos: 1. os que defendem a coexistência do extrativismo com outros modos de acesso aos recursos, valorizando o papel das catadoras na conservação dos recursos in situ; e 2. os que defendem a domesticação das plantas em áreas privadas com crédito e assistência técnica para diferentes tipos de produtores com terra (catadoras e demais), em detrimento do extrativismo.DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; JOSUE FRANCISCO DA SILVA JUNIOR, CPATC.MOTA, D. M. daSCHMITZ, H.SILVA JUNIOR, J. F. da2014-10-20T11:11:11Z2014-10-20T11:11:11Z2014-10-2020112015-04-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAntropolítica, Niterói, n. 31, p. 123-146, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:34:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997784Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:34:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:34:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
title Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
spellingShingle Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
MOTA, D. M. da
Extrativismo
Catadoras
Mangaba
Sociologia
title_short Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
title_full Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
title_fullStr Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
title_full_unstemmed Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
title_sort Conflito e consenso pelo acesso aos recursos naturais no extrativismo da mangaba.
author MOTA, D. M. da
author_facet MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
author_role author
author2 SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; JOSUE FRANCISCO DA SILVA JUNIOR, CPATC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv Extrativismo
Catadoras
Mangaba
Sociologia
topic Extrativismo
Catadoras
Mangaba
Sociologia
description Nosso objetivo neste artigo é analisar os processos de disputa pelo acesso aos recursos (terra, plantas e serviços) entre os atores relacionados ao extrativismo da mangaba em Sergipe. A partir de uma experiência de pesquisa e intervenção, diferentes situações foram tomadas como objeto de observação no período 2003-2010. Entrevistas abertas e histórias de vida foram realizadas com atores-chave. As principais conclusões mostram que a mobilização das catadoras, apoiada por agentes externos, influenciou na construção da visibilidade social das mesmas e na intensificação dos conflitos com proprietários de terra e outros. O motivo central dos conflitos é a apropriação dos frutos e o corte das plantas. Neste processo, foi evidenciado o antagonismo entre dois projetos: 1. os que defendem a coexistência do extrativismo com outros modos de acesso aos recursos, valorizando o papel das catadoras na conservação dos recursos in situ; e 2. os que defendem a domesticação das plantas em áreas privadas com crédito e assistência técnica para diferentes tipos de produtores com terra (catadoras e demais), em detrimento do extrativismo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20
2015-04-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Antropolítica, Niterói, n. 31, p. 123-146, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997784
identifier_str_mv Antropolítica, Niterói, n. 31, p. 123-146, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503395214622720