Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, M. X. dos
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: GERALDI, I. O., SOUZA JUNIOR, C. L. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488569
Resumo: Durante os anos agrícolas de 1974/75/76, foram realizados dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos nas populações do milho (Zea mays L.) Dentado Composto e Flint Composto, em diferentes regiões do Nordeste brasileiro. Em cada ciclo foram avaliadas 500 familias de meios-irmãos, de cada população, em látice simples duplicado 10 x 10, com uma repetição por local. Em 1978, os materiais referentes aos ciclos original I e 11 de cada população foram multiplicados através do cruzamento planta a planta. Em 1979, esses seis tratamentos, juntamente com outras dez populações, foram avaliadas em experimentos, no delineamento de blocos casualizados, cinco repetições e em dois locais, com o objetivo de se averiguar a eficiência da seleção. A análise estatística mostrou ocorrência de variação significativa para ciclos de seleção no Dentado Composto, mas ndo no Flint Composto. Não foi detectada significincia para a interação Ciclos/Dentado x Locais nem para Ciclos/ Flint x Locais. Verificou-se significância. para Restantes x Locais, confirmando a sensibilidade dos materiais do Centro-Sul quanto ao efeito de locais, o que nao ocorreu com as populações que estdo em processo de melhoramento no Nordeste. 0 progresso genético estimado por ciclo anual (coeficiente de regressão linear) foi de 475 kg/ha (15,47%) para o Dentado Compsoto, e de 157,5 kg/ha (5,20%) para o Flint Composto, sendo este último estatisticamente não significativo dentro do nível convencional de probabilidade. Os ganhos observados no presente estudo são indicativos de suficiente variabilidade genética nas duas populações, o que permitirá ganhos substanciais nos subseqiientes ciclos de seleção.
id EMBR_f12e36bd1dbef5796c96f0b694f8887b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488569
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.Melhoramento genéticointeraçãoZea MaysDurante os anos agrícolas de 1974/75/76, foram realizados dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos nas populações do milho (Zea mays L.) Dentado Composto e Flint Composto, em diferentes regiões do Nordeste brasileiro. Em cada ciclo foram avaliadas 500 familias de meios-irmãos, de cada população, em látice simples duplicado 10 x 10, com uma repetição por local. Em 1978, os materiais referentes aos ciclos original I e 11 de cada população foram multiplicados através do cruzamento planta a planta. Em 1979, esses seis tratamentos, juntamente com outras dez populações, foram avaliadas em experimentos, no delineamento de blocos casualizados, cinco repetições e em dois locais, com o objetivo de se averiguar a eficiência da seleção. A análise estatística mostrou ocorrência de variação significativa para ciclos de seleção no Dentado Composto, mas ndo no Flint Composto. Não foi detectada significincia para a interação Ciclos/Dentado x Locais nem para Ciclos/ Flint x Locais. Verificou-se significância. para Restantes x Locais, confirmando a sensibilidade dos materiais do Centro-Sul quanto ao efeito de locais, o que nao ocorreu com as populações que estdo em processo de melhoramento no Nordeste. 0 progresso genético estimado por ciclo anual (coeficiente de regressão linear) foi de 475 kg/ha (15,47%) para o Dentado Compsoto, e de 157,5 kg/ha (5,20%) para o Flint Composto, sendo este último estatisticamente não significativo dentro do nível convencional de probabilidade. Os ganhos observados no presente estudo são indicativos de suficiente variabilidade genética nas duas populações, o que permitirá ganhos substanciais nos subseqiientes ciclos de seleção.EMBRAPA-CNPMS.SANTOS, M. X. dosGERALDI, I. O.SOUZA JUNIOR, C. L. de2017-06-09T23:53:01Z2017-06-09T23:53:01Z2004-12-2219882018-05-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 23, n. 5, p. 519-523, 1988.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:31:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488569Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:31:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:31:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
title Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
spellingShingle Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
SANTOS, M. X. dos
Melhoramento genético
interação
Zea Mays
title_short Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
title_full Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
title_fullStr Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
title_sort Avaliação de dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos em duas populações de milho no nordeste brasileiro.
author SANTOS, M. X. dos
author_facet SANTOS, M. X. dos
GERALDI, I. O.
SOUZA JUNIOR, C. L. de
author_role author
author2 GERALDI, I. O.
SOUZA JUNIOR, C. L. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, M. X. dos
GERALDI, I. O.
SOUZA JUNIOR, C. L. de
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento genético
interação
Zea Mays
topic Melhoramento genético
interação
Zea Mays
description Durante os anos agrícolas de 1974/75/76, foram realizados dois ciclos de seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos nas populações do milho (Zea mays L.) Dentado Composto e Flint Composto, em diferentes regiões do Nordeste brasileiro. Em cada ciclo foram avaliadas 500 familias de meios-irmãos, de cada população, em látice simples duplicado 10 x 10, com uma repetição por local. Em 1978, os materiais referentes aos ciclos original I e 11 de cada população foram multiplicados através do cruzamento planta a planta. Em 1979, esses seis tratamentos, juntamente com outras dez populações, foram avaliadas em experimentos, no delineamento de blocos casualizados, cinco repetições e em dois locais, com o objetivo de se averiguar a eficiência da seleção. A análise estatística mostrou ocorrência de variação significativa para ciclos de seleção no Dentado Composto, mas ndo no Flint Composto. Não foi detectada significincia para a interação Ciclos/Dentado x Locais nem para Ciclos/ Flint x Locais. Verificou-se significância. para Restantes x Locais, confirmando a sensibilidade dos materiais do Centro-Sul quanto ao efeito de locais, o que nao ocorreu com as populações que estdo em processo de melhoramento no Nordeste. 0 progresso genético estimado por ciclo anual (coeficiente de regressão linear) foi de 475 kg/ha (15,47%) para o Dentado Compsoto, e de 157,5 kg/ha (5,20%) para o Flint Composto, sendo este último estatisticamente não significativo dentro do nível convencional de probabilidade. Os ganhos observados no presente estudo são indicativos de suficiente variabilidade genética nas duas populações, o que permitirá ganhos substanciais nos subseqiientes ciclos de seleção.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
2004-12-22
2017-06-09T23:53:01Z
2017-06-09T23:53:01Z
2018-05-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 23, n. 5, p. 519-523, 1988.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488569
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 23, n. 5, p. 519-523, 1988.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437733330944