Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICKELE, M. A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: REIS FILHO, W., OLIVEIRA, E. B. de, IEDE, E. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307876
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade e o tamanho dos formigueiros de Acromyrmex crassispinus, ao longo do ano, em plantios de Pinus taeda de diferentes idades. Os experimentos foram realizados, em Rio Negrinho e em Três Barras, SC, em talhões de P. taeda com diferentes idades (recém-plantado, três anos e seis anos de idade). Em cada tratamento, foram demarcadas três parcelas de 1 ha. Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm. A densidade de formigueiros de A. crassispinus foi menor no início do desenvolvimento da floresta, praticamente duplicou nos plantios com três anos, e reduziu quando a floresta estava com seis anos. A maior densidade de formigueiros ocorreu no período de dezembro a abril. Os formigueiros aumentaram de tamanho com a idade do pínus
id EMBR_f28e2f368979d5d2abdd991007c01420
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/307876
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.Formiga cortadeiraPraga florestalLeaf-cuttingAntReflorestamentoFormicidaeforest pestsreforestationO objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade e o tamanho dos formigueiros de Acromyrmex crassispinus, ao longo do ano, em plantios de Pinus taeda de diferentes idades. Os experimentos foram realizados, em Rio Negrinho e em Três Barras, SC, em talhões de P. taeda com diferentes idades (recém-plantado, três anos e seis anos de idade). Em cada tratamento, foram demarcadas três parcelas de 1 ha. Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm. A densidade de formigueiros de A. crassispinus foi menor no início do desenvolvimento da floresta, praticamente duplicou nos plantios com três anos, e reduziu quando a floresta estava com seis anos. A maior densidade de formigueiros ocorreu no período de dezembro a abril. Os formigueiros aumentaram de tamanho com a idade do pínusMariane Aparecida Nickele, UFPR; Wilson Reis Filho, EPAGRI; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF.NICKELE, M. A.REIS FILHO, W.OLIVEIRA, E. B. deIEDE, E. T.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-08-1420092012-08-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 4, p. 347-353, abr. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:39:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/307876Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:39:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:39:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
title Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
spellingShingle Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
NICKELE, M. A.
Formiga cortadeira
Praga florestal
Leaf-cutting
Ant
Reflorestamento
Formicidae
forest pests
reforestation
title_short Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
title_full Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
title_fullStr Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
title_full_unstemmed Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
title_sort Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda.
author NICKELE, M. A.
author_facet NICKELE, M. A.
REIS FILHO, W.
OLIVEIRA, E. B. de
IEDE, E. T.
author_role author
author2 REIS FILHO, W.
OLIVEIRA, E. B. de
IEDE, E. T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariane Aparecida Nickele, UFPR; Wilson Reis Filho, EPAGRI; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv NICKELE, M. A.
REIS FILHO, W.
OLIVEIRA, E. B. de
IEDE, E. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Formiga cortadeira
Praga florestal
Leaf-cutting
Ant
Reflorestamento
Formicidae
forest pests
reforestation
topic Formiga cortadeira
Praga florestal
Leaf-cutting
Ant
Reflorestamento
Formicidae
forest pests
reforestation
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade e o tamanho dos formigueiros de Acromyrmex crassispinus, ao longo do ano, em plantios de Pinus taeda de diferentes idades. Os experimentos foram realizados, em Rio Negrinho e em Três Barras, SC, em talhões de P. taeda com diferentes idades (recém-plantado, três anos e seis anos de idade). Em cada tratamento, foram demarcadas três parcelas de 1 ha. Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm. A densidade de formigueiros de A. crassispinus foi menor no início do desenvolvimento da floresta, praticamente duplicou nos plantios com três anos, e reduziu quando a floresta estava com seis anos. A maior densidade de formigueiros ocorreu no período de dezembro a abril. Os formigueiros aumentaram de tamanho com a idade do pínus
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-14
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2012-08-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 4, p. 347-353, abr. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307876
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 4, p. 347-353, abr. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324129558528