Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153304 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. |
id |
EMBR_f34eed2dc3eae165c38af3cbdb3d33f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1153304 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.Instituto JuruáAmazocomRESEX do Médio JuruáCarauari (AM)AmazonasAmazônia OcidentalWestern AmazonCursoCapacitaçãoEducação AmbientalComunicaçãoComunidade RuralCooperativa de ProdutoresAgricultura SustentávelTransferência de TecnologiaPrograma de ComputadorEducation programsRural communitiesCooperativesSustainable agricultureTechnology transferComputer softwareEste artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS.VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; CLARA MACHADO, INSTITUTO JURUÁ; RENATA KELLY DA SILVA, CPAF-RO; ADRIANA BARBOSA DE SOUZA RIBEIRO, CPAA; ANDRESSA SCABIN, INSTITUTO JURUÁ.OLIVEIRA, V. B. V.MACHADO, C.SILVA, R. K. daRIBEIRO, A. B. de S.SCABIN, A.2023-04-24T13:52:12Z2023-04-24T13:52:12Z2023-04-242023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCap. 5, p. 88-116.Belém, PA: RBF, 2023.978-65-5889-522-0http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115330410.46898/rfb.9786558895220.5por(Cadernos ABPCom, v. 1).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-04-24T13:52:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1153304Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-04-24T13:52:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-04-24T13:52:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
title |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
spellingShingle |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. OLIVEIRA, V. B. V. Instituto Juruá Amazocom RESEX do Médio Juruá Carauari (AM) Amazonas Amazônia Ocidental Western Amazon Curso Capacitação Educação Ambiental Comunicação Comunidade Rural Cooperativa de Produtores Agricultura Sustentável Transferência de Tecnologia Programa de Computador Education programs Rural communities Cooperatives Sustainable agriculture Technology transfer Computer software |
title_short |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
title_full |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
title_fullStr |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
title_full_unstemmed |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
title_sort |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
author |
OLIVEIRA, V. B. V. |
author_facet |
OLIVEIRA, V. B. V. MACHADO, C. SILVA, R. K. da RIBEIRO, A. B. de S. SCABIN, A. |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, C. SILVA, R. K. da RIBEIRO, A. B. de S. SCABIN, A. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; CLARA MACHADO, INSTITUTO JURUÁ; RENATA KELLY DA SILVA, CPAF-RO; ADRIANA BARBOSA DE SOUZA RIBEIRO, CPAA; ANDRESSA SCABIN, INSTITUTO JURUÁ. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, V. B. V. MACHADO, C. SILVA, R. K. da RIBEIRO, A. B. de S. SCABIN, A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto Juruá Amazocom RESEX do Médio Juruá Carauari (AM) Amazonas Amazônia Ocidental Western Amazon Curso Capacitação Educação Ambiental Comunicação Comunidade Rural Cooperativa de Produtores Agricultura Sustentável Transferência de Tecnologia Programa de Computador Education programs Rural communities Cooperatives Sustainable agriculture Technology transfer Computer software |
topic |
Instituto Juruá Amazocom RESEX do Médio Juruá Carauari (AM) Amazonas Amazônia Ocidental Western Amazon Curso Capacitação Educação Ambiental Comunicação Comunidade Rural Cooperativa de Produtores Agricultura Sustentável Transferência de Tecnologia Programa de Computador Education programs Rural communities Cooperatives Sustainable agriculture Technology transfer Computer software |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T13:52:12Z 2023-04-24T13:52:12Z 2023-04-24 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Belém, PA: RBF, 2023. 978-65-5889-522-0 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153304 10.46898/rfb.9786558895220.5 |
identifier_str_mv |
Belém, PA: RBF, 2023. 978-65-5889-522-0 10.46898/rfb.9786558895220.5 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
(Cadernos ABPCom, v. 1). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Cap. 5, p. 88-116. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503544011751424 |