Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRIXNER, G. F.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SCHÕFFEL, E. R., TONIETTO, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009655
Resumo: resumo O desempenho dos métodos para estimar a evapotranspiração de referência (ETo) varia em função das condições climáticas locais. Por isso, este trabalho tem como objetivos: a) avaliar o desempenho dos métodos indiretos de cálculo da ETo, na escala diária e mensal, para o período de outubro a março; b) avaliar os métodos para uso em estudos de zoneamento vitícola no cálculo do Índice de Seca (IS); ambos tendo como método-padrão Penman-Monteith-FAO. Foram utilizados dados meteorológicos diários dos meses de outubro a março, de 1961 a 2010, dos postos meteorológicos da rede da FEPAGRO e do INMET, localizados na região da Campanha-RS. A ETo foi calculada pelos métodos de Thornthwaite, Camargo, Makkink, Radiação Solar, Jensen-Haise, Linacre, Hargreaves-Samani, Blaney-Criddle e Penman-Monteith, com posterior aplicação ao IS, comparando aos resultados obtidos no método-padrão. Verifica-se que, na ETo na escala diária, ocorrem diferenças quanto ao desempenho entre os métodos, variando a classificação de ?sofrível? a ?muito bom?. Na escala mensal, os métodos têm o melhor desempenho, apresentam classificação como ?bom?, para os métodos de Radiação Solar, Makkink, Camargo e Blaney-Criddle. Para o IS, no mês de março, verificou-se que os métodos de Thornthwaite e Camargo apresentam desempenho ?ótimo?, sendo, portanto, metodologias recomendadas para a estimativa da ETo no Sistema de Classificação Climática Multicritério (CCM), para a Campanha-RS.
id EMBR_f3a69b08797abeb8d5cc6c3cf1711197
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1009655
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.Penman-MonteithMétodos empíricosEvapotranspiração de referênciaSistema de classificação climática multicritério (CCM) GeovitícolaEvapotranspiraçãoresumo O desempenho dos métodos para estimar a evapotranspiração de referência (ETo) varia em função das condições climáticas locais. Por isso, este trabalho tem como objetivos: a) avaliar o desempenho dos métodos indiretos de cálculo da ETo, na escala diária e mensal, para o período de outubro a março; b) avaliar os métodos para uso em estudos de zoneamento vitícola no cálculo do Índice de Seca (IS); ambos tendo como método-padrão Penman-Monteith-FAO. Foram utilizados dados meteorológicos diários dos meses de outubro a março, de 1961 a 2010, dos postos meteorológicos da rede da FEPAGRO e do INMET, localizados na região da Campanha-RS. A ETo foi calculada pelos métodos de Thornthwaite, Camargo, Makkink, Radiação Solar, Jensen-Haise, Linacre, Hargreaves-Samani, Blaney-Criddle e Penman-Monteith, com posterior aplicação ao IS, comparando aos resultados obtidos no método-padrão. Verifica-se que, na ETo na escala diária, ocorrem diferenças quanto ao desempenho entre os métodos, variando a classificação de ?sofrível? a ?muito bom?. Na escala mensal, os métodos têm o melhor desempenho, apresentam classificação como ?bom?, para os métodos de Radiação Solar, Makkink, Camargo e Blaney-Criddle. Para o IS, no mês de março, verificou-se que os métodos de Thornthwaite e Camargo apresentam desempenho ?ótimo?, sendo, portanto, metodologias recomendadas para a estimativa da ETo no Sistema de Classificação Climática Multicritério (CCM), para a Campanha-RS.JORGE TONIETTO, CNPUV.BRIXNER, G. F.SCHÕFFEL, E. R.TONIETTO, J.2016-02-22T12:47:09Z2016-02-22T12:47:09Z2015-02-2420142016-02-22T12:47:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 4, p. 780-793, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/100965510.1590/0100-2945-381/13porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:16:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1009655Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:16:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:16:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
title Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
spellingShingle Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
BRIXNER, G. F.
Penman-Monteith
Métodos empíricos
Evapotranspiração de referência
Sistema de classificação climática multicritério (CCM) Geovitícola
Evapotranspiração
title_short Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
title_full Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
title_fullStr Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
title_full_unstemmed Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
title_sort Determinação da evapotranspiração por diferentes métodos e sua aplicação no índice de seca na campanha Gaúcha, Brasil.
author BRIXNER, G. F.
author_facet BRIXNER, G. F.
SCHÕFFEL, E. R.
TONIETTO, J.
author_role author
author2 SCHÕFFEL, E. R.
TONIETTO, J.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE TONIETTO, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRIXNER, G. F.
SCHÕFFEL, E. R.
TONIETTO, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Penman-Monteith
Métodos empíricos
Evapotranspiração de referência
Sistema de classificação climática multicritério (CCM) Geovitícola
Evapotranspiração
topic Penman-Monteith
Métodos empíricos
Evapotranspiração de referência
Sistema de classificação climática multicritério (CCM) Geovitícola
Evapotranspiração
description resumo O desempenho dos métodos para estimar a evapotranspiração de referência (ETo) varia em função das condições climáticas locais. Por isso, este trabalho tem como objetivos: a) avaliar o desempenho dos métodos indiretos de cálculo da ETo, na escala diária e mensal, para o período de outubro a março; b) avaliar os métodos para uso em estudos de zoneamento vitícola no cálculo do Índice de Seca (IS); ambos tendo como método-padrão Penman-Monteith-FAO. Foram utilizados dados meteorológicos diários dos meses de outubro a março, de 1961 a 2010, dos postos meteorológicos da rede da FEPAGRO e do INMET, localizados na região da Campanha-RS. A ETo foi calculada pelos métodos de Thornthwaite, Camargo, Makkink, Radiação Solar, Jensen-Haise, Linacre, Hargreaves-Samani, Blaney-Criddle e Penman-Monteith, com posterior aplicação ao IS, comparando aos resultados obtidos no método-padrão. Verifica-se que, na ETo na escala diária, ocorrem diferenças quanto ao desempenho entre os métodos, variando a classificação de ?sofrível? a ?muito bom?. Na escala mensal, os métodos têm o melhor desempenho, apresentam classificação como ?bom?, para os métodos de Radiação Solar, Makkink, Camargo e Blaney-Criddle. Para o IS, no mês de março, verificou-se que os métodos de Thornthwaite e Camargo apresentam desempenho ?ótimo?, sendo, portanto, metodologias recomendadas para a estimativa da ETo no Sistema de Classificação Climática Multicritério (CCM), para a Campanha-RS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24
2016-02-22T12:47:09Z
2016-02-22T12:47:09Z
2016-02-22T12:47:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 4, p. 780-793, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009655
10.1590/0100-2945-381/13
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 4, p. 780-793, 2014.
10.1590/0100-2945-381/13
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503418145931264