A servitização e sua influência no processo de difusão das tecnologias de agricultura de precisão na produção canavieira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASAGRANDE, D. J.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TORKOMIAN, A. L. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132618
http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26683
Resumo: Resumo: Para garantir o aumento da competitividade de seus negócios, as organizações redimensionam, de maneira contínua, mecanismos estratégicos orientados ao estreitamento das relações com seus clientes. Nesse contexto, a servitização surge como um modelo estratégico que visa disponibilizar soluções integradas de produtos e serviços ao mercado. No âmbito das cadeias produtivas agroindustriais, com ênfase para a canavicultura, a combinação de produtos e serviços vem contribuindo de forma expressiva para a expansão mercadológica em nível global. O objetivo deste trabalho foi analisar de que modo as estratégias de servitização podem contribuir para estimular a disseminação de tecnologias de agricultura de precisão (TAPs), no conjunto de atividades produtivas presentes na cultura canavieira. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso exploratório, em uma cooperativa de plantadores de cana-de-açúcar do estado de São Paulo. Entre os principais resultados, evidenciou-se que a servitização, apesar de ainda caracterizar-se como uma estratégia em fase de construção, assume um papel importante como elemento norteador da inovação e da agregação de valor no segmento agrícola e tende a contribuir, de modo gradativo, para os processos de difusão das TAPs no âmbito da produção canavieira. Abstract: In order to ensure the increase of competitiveness in their businesses, organizations continually resize strategic mechanisms aimed at strengthening relations with their customers. In this context, servitization emerges as a strategic model that aims to provide integrated solutions for products and services to the market. Within the scope of agroindustrial production chains, with an emphasis on sugarcane farming, the combination of products and services has significantly contributed to market expansion at a global level. The main objective of this work was to analyze how servitization strategies can contribute to stimulate the spread of precision agriculture technologies (PATs), in the set of productive activities present in the sugarcane cultivation. To this end, a qualitative research was carried out, through an exploratory case study in a cooperative of sugarcane planters in São Paulo state, Brazil. Among the main results, it became evident that servitization, although still characterized as a strategy under construction, plays an important role as a guiding element of innovation and added value in the agricultural segment, tending to contribute gradually for the diffusion processes of TAPs within the scope of sugarcane production.
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