Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, L. T.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: TURETTA, A. P. D., COUTINHO, H. L. da C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871828
https://doi.org/10.1590/S1982-45132010000200007
Resumo: A busca pelo desenvolvimento sustentável tem impulsionado a substituição dos combustíveis fósseis pela utilização de combustíveis renováveis, o que tem possibilitado avanços na pesquisa agropecuária e industrial elevando mundialmente a competitividade do Brasil no setor sucroalcooleiro. A expansão da cultura da cana-de-açúcar e o desenvolvimento e modernização do setor sucroalcooleiro têm contribuído incontestavelmente para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e, consequentemente, para o crescimento da economia do País. O território brasileiro com enormes áreas com potencial agrícola e o avanço tecnológico do setor da cana, têm incentivado o Governo Brasileiro no direcionamento dos planos governamentais de expansão da cultura da cana-de-açúcar em áreas de pastagens degradadas, principalmente na região centro-oeste do país. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da aplicação de uma metodologia de avaliação da sustentabilidade frente a ampliação da cultura de cana-de-açúcar no Estado do Mato Grosso do Sul. Alguns indicadores de sustentabilidade foram selecionados para as microrregiões do Estado do Mato Grosso do Sul, que foram avaliadas quanto à sua sustentabilidade e comparadas através da metodologia do Barômetro de Sustentabilidade.
id EMBR_f578076d6a257aa13b8e800f78c0baa1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/871828
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.Cana-de-açúcarMato Grosso do SulCultivoIndicadores de sustentabilidadeBarômetro de sustentabilidadeA busca pelo desenvolvimento sustentável tem impulsionado a substituição dos combustíveis fósseis pela utilização de combustíveis renováveis, o que tem possibilitado avanços na pesquisa agropecuária e industrial elevando mundialmente a competitividade do Brasil no setor sucroalcooleiro. A expansão da cultura da cana-de-açúcar e o desenvolvimento e modernização do setor sucroalcooleiro têm contribuído incontestavelmente para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e, consequentemente, para o crescimento da economia do País. O território brasileiro com enormes áreas com potencial agrícola e o avanço tecnológico do setor da cana, têm incentivado o Governo Brasileiro no direcionamento dos planos governamentais de expansão da cultura da cana-de-açúcar em áreas de pastagens degradadas, principalmente na região centro-oeste do país. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da aplicação de uma metodologia de avaliação da sustentabilidade frente a ampliação da cultura de cana-de-açúcar no Estado do Mato Grosso do Sul. Alguns indicadores de sustentabilidade foram selecionados para as microrregiões do Estado do Mato Grosso do Sul, que foram avaliadas quanto à sua sustentabilidade e comparadas através da metodologia do Barômetro de Sustentabilidade.LUCY TEIXEIRA GUIMARÃES, IBGE; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.GUIMARÃES, L. T.TURETTA, A. P. D.COUTINHO, H. L. da C.2022-03-25T14:00:23Z2022-03-25T14:00:23Z2011-01-072010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSociedade & Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 313-327, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871828https://doi.org/10.1590/S1982-45132010000200007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-03-25T14:00:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/871828Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-03-25T14:00:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-03-25T14:00:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
title Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
spellingShingle Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
GUIMARÃES, L. T.
Cana-de-açúcar
Mato Grosso do Sul
Cultivo
Indicadores de sustentabilidade
Barômetro de sustentabilidade
title_short Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
title_full Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
title_fullStr Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
title_full_unstemmed Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
title_sort Uma proposta para avaliar a sustentabilidade da expansão do cultivo da cana-de-açúcar no estado do Mato Grosso do Sul.
author GUIMARÃES, L. T.
author_facet GUIMARÃES, L. T.
TURETTA, A. P. D.
COUTINHO, H. L. da C.
author_role author
author2 TURETTA, A. P. D.
COUTINHO, H. L. da C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCY TEIXEIRA GUIMARÃES, IBGE; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, L. T.
TURETTA, A. P. D.
COUTINHO, H. L. da C.
dc.subject.por.fl_str_mv Cana-de-açúcar
Mato Grosso do Sul
Cultivo
Indicadores de sustentabilidade
Barômetro de sustentabilidade
topic Cana-de-açúcar
Mato Grosso do Sul
Cultivo
Indicadores de sustentabilidade
Barômetro de sustentabilidade
description A busca pelo desenvolvimento sustentável tem impulsionado a substituição dos combustíveis fósseis pela utilização de combustíveis renováveis, o que tem possibilitado avanços na pesquisa agropecuária e industrial elevando mundialmente a competitividade do Brasil no setor sucroalcooleiro. A expansão da cultura da cana-de-açúcar e o desenvolvimento e modernização do setor sucroalcooleiro têm contribuído incontestavelmente para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e, consequentemente, para o crescimento da economia do País. O território brasileiro com enormes áreas com potencial agrícola e o avanço tecnológico do setor da cana, têm incentivado o Governo Brasileiro no direcionamento dos planos governamentais de expansão da cultura da cana-de-açúcar em áreas de pastagens degradadas, principalmente na região centro-oeste do país. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da aplicação de uma metodologia de avaliação da sustentabilidade frente a ampliação da cultura de cana-de-açúcar no Estado do Mato Grosso do Sul. Alguns indicadores de sustentabilidade foram selecionados para as microrregiões do Estado do Mato Grosso do Sul, que foram avaliadas quanto à sua sustentabilidade e comparadas através da metodologia do Barômetro de Sustentabilidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-01-07
2022-03-25T14:00:23Z
2022-03-25T14:00:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 313-327, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871828
https://doi.org/10.1590/S1982-45132010000200007
identifier_str_mv Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 313-327, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871828
https://doi.org/10.1590/S1982-45132010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503520624312320