Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POZZOBON, M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CURCIO, G. R., UHLMANN, A., GALVÃO, F., ZIMMER, E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872630
Resumo: A variação na expressão dos atributos pedológicos, conjugada com peculiaridades dos processos existentes no ecossistema fluvial, exerce forte influência sobre a distribuição da vegetação nesses ambientes. As estratégias de restauração das florestas fluviais precisam respeitar essas peculiaridades e, neste caso, a escolha de espécies adequadas para iniciar o estabelecimento de uma comunidade funcional representa elemento chave. O presente estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência e o crescimento de nove espécies arbóreas, plantadas em três diferentes densidades e em dois tipos de solos ? Neossolo Flúvico (RY) e Cambissolo Flúvico (CY), na planície do rio Itajaí-Açu, SC. As espécies que se apresentaram promissoras para o uso na restauração de ambientes fluviais, em RY sob condições de semi-hidromorfia, com elevada saturação por bases e submetidas à recorrência de pulsos de inundação, foram: C. myrianthum, A. glandulosa, I. marginata, S. terebinthifolius e R. sericea. A. cacans mostrou-se promissora sob as condições acima citadas, desde que não sujeita ao alagamento.
id EMBR_f606d9d9fdecf1b564e86db97e557746
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/872630
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.Restauração ecológicaFloresta fluvialEspécie arbóreaEspécie NativaSoloA variação na expressão dos atributos pedológicos, conjugada com peculiaridades dos processos existentes no ecossistema fluvial, exerce forte influência sobre a distribuição da vegetação nesses ambientes. As estratégias de restauração das florestas fluviais precisam respeitar essas peculiaridades e, neste caso, a escolha de espécies adequadas para iniciar o estabelecimento de uma comunidade funcional representa elemento chave. O presente estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência e o crescimento de nove espécies arbóreas, plantadas em três diferentes densidades e em dois tipos de solos ? Neossolo Flúvico (RY) e Cambissolo Flúvico (CY), na planície do rio Itajaí-Açu, SC. As espécies que se apresentaram promissoras para o uso na restauração de ambientes fluviais, em RY sob condições de semi-hidromorfia, com elevada saturação por bases e submetidas à recorrência de pulsos de inundação, foram: C. myrianthum, A. glandulosa, I. marginata, S. terebinthifolius e R. sericea. A. cacans mostrou-se promissora sob as condições acima citadas, desde que não sujeita ao alagamento.MAURÍCIO POZZOBON, UFPR; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; ALEXANDRE UHLMANN, CNPF; FRANKLIN GALVÃO, UFPR; EDUARDO ZIMMER, INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS.POZZOBON, M.CURCIO, G. R.UHLMANN, A.GALVÃO, F.ZIMMER, E.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-01-1120102015-09-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 30, n. 63, p. 171-189, ago./out. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/87263010.4336/2010.pfb.30.63.171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:49:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/872630Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:49:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:49:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
title Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
spellingShingle Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
POZZOBON, M.
Restauração ecológica
Floresta fluvial
Espécie arbórea
Espécie Nativa
Solo
title_short Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
title_full Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
title_fullStr Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
title_full_unstemmed Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
title_sort Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo.
author POZZOBON, M.
author_facet POZZOBON, M.
CURCIO, G. R.
UHLMANN, A.
GALVÃO, F.
ZIMMER, E.
author_role author
author2 CURCIO, G. R.
UHLMANN, A.
GALVÃO, F.
ZIMMER, E.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAURÍCIO POZZOBON, UFPR; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; ALEXANDRE UHLMANN, CNPF; FRANKLIN GALVÃO, UFPR; EDUARDO ZIMMER, INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS.
dc.contributor.author.fl_str_mv POZZOBON, M.
CURCIO, G. R.
UHLMANN, A.
GALVÃO, F.
ZIMMER, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Restauração ecológica
Floresta fluvial
Espécie arbórea
Espécie Nativa
Solo
topic Restauração ecológica
Floresta fluvial
Espécie arbórea
Espécie Nativa
Solo
description A variação na expressão dos atributos pedológicos, conjugada com peculiaridades dos processos existentes no ecossistema fluvial, exerce forte influência sobre a distribuição da vegetação nesses ambientes. As estratégias de restauração das florestas fluviais precisam respeitar essas peculiaridades e, neste caso, a escolha de espécies adequadas para iniciar o estabelecimento de uma comunidade funcional representa elemento chave. O presente estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência e o crescimento de nove espécies arbóreas, plantadas em três diferentes densidades e em dois tipos de solos ? Neossolo Flúvico (RY) e Cambissolo Flúvico (CY), na planície do rio Itajaí-Açu, SC. As espécies que se apresentaram promissoras para o uso na restauração de ambientes fluviais, em RY sob condições de semi-hidromorfia, com elevada saturação por bases e submetidas à recorrência de pulsos de inundação, foram: C. myrianthum, A. glandulosa, I. marginata, S. terebinthifolius e R. sericea. A. cacans mostrou-se promissora sob as condições acima citadas, desde que não sujeita ao alagamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-01-11
2015-09-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 30, n. 63, p. 171-189, ago./out. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872630
10.4336/2010.pfb.30.63.171
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 30, n. 63, p. 171-189, ago./out. 2010.
10.4336/2010.pfb.30.63.171
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324852027392