Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASELA, C. R.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: SANTOS, F. G., FERREIRA, A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488492
Resumo: Foi analisada a diversidade populacional de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose do sorgo (Sorghum bicolor), através da virulência em plantas de uma série diferencial formada por dez linhagens elites de sorgo. Isolados foram obtidos de quatro áreas de ocorrência de severas epidemias de antracnose em Sete Lagoas e Capinópolis (MO), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Determinou-se, para cada local, a diversidade populacional através do índice de Shannon e a contribuição da associação de genes de virulência no patógeno na perda de informações sobre a diversidade destas populações. As populações foram também analisadas através de um coeficiente de associação de patogenicidade e de um coeficiente de associação de virulência, para identificar combinações de genótipos capazes de funcionar como fontes de resistência durável a C. graminicola. Foram observadas diferenças quanto à diversidade entre as populações analisadas. A maior proporção de perdas no índice de Shannon foi determinada pela associação de fatores de virulência no patógeno. Foram identificados 13 pares de linhagens formados entre linhagens macho-estéreis e restauradoras.(A x R). e 15 combinações triplas, entre linhagens macho-estéreis e mantenedoras e uma restauradora [(A x B) x RJ. para as quais a virulência não se encontrava associada na população de C. graminicola sendo consideradas possíveis fontes de resistência durável a esse patógeno.
id EMBR_f7343e505411110034136ccc2010ff79
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488492
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.VirulênciaResistência GenéticaSorghum BicolorFoi analisada a diversidade populacional de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose do sorgo (Sorghum bicolor), através da virulência em plantas de uma série diferencial formada por dez linhagens elites de sorgo. Isolados foram obtidos de quatro áreas de ocorrência de severas epidemias de antracnose em Sete Lagoas e Capinópolis (MO), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Determinou-se, para cada local, a diversidade populacional através do índice de Shannon e a contribuição da associação de genes de virulência no patógeno na perda de informações sobre a diversidade destas populações. As populações foram também analisadas através de um coeficiente de associação de patogenicidade e de um coeficiente de associação de virulência, para identificar combinações de genótipos capazes de funcionar como fontes de resistência durável a C. graminicola. Foram observadas diferenças quanto à diversidade entre as populações analisadas. A maior proporção de perdas no índice de Shannon foi determinada pela associação de fatores de virulência no patógeno. Foram identificados 13 pares de linhagens formados entre linhagens macho-estéreis e restauradoras.(A x R). e 15 combinações triplas, entre linhagens macho-estéreis e mantenedoras e uma restauradora [(A x B) x RJ. para as quais a virulência não se encontrava associada na população de C. graminicola sendo consideradas possíveis fontes de resistência durável a esse patógeno.Embrapa Milho e Sorgo.CASELA, C. R.SANTOS, F. G.FERREIRA, A. S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-12-2020002018-05-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n. 3, p. 517-521, set. 2000.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488492enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:59:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/488492Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:59:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:59:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
title Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
spellingShingle Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
CASELA, C. R.
Virulência
Resistência Genética
Sorghum Bicolor
title_short Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
title_full Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
title_fullStr Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
title_full_unstemmed Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
title_sort Associações de patogenicidade e diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo.
author CASELA, C. R.
author_facet CASELA, C. R.
SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. S.
author_role author
author2 SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Milho e Sorgo.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASELA, C. R.
SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Virulência
Resistência Genética
Sorghum Bicolor
topic Virulência
Resistência Genética
Sorghum Bicolor
description Foi analisada a diversidade populacional de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose do sorgo (Sorghum bicolor), através da virulência em plantas de uma série diferencial formada por dez linhagens elites de sorgo. Isolados foram obtidos de quatro áreas de ocorrência de severas epidemias de antracnose em Sete Lagoas e Capinópolis (MO), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Determinou-se, para cada local, a diversidade populacional através do índice de Shannon e a contribuição da associação de genes de virulência no patógeno na perda de informações sobre a diversidade destas populações. As populações foram também analisadas através de um coeficiente de associação de patogenicidade e de um coeficiente de associação de virulência, para identificar combinações de genótipos capazes de funcionar como fontes de resistência durável a C. graminicola. Foram observadas diferenças quanto à diversidade entre as populações analisadas. A maior proporção de perdas no índice de Shannon foi determinada pela associação de fatores de virulência no patógeno. Foram identificados 13 pares de linhagens formados entre linhagens macho-estéreis e restauradoras.(A x R). e 15 combinações triplas, entre linhagens macho-estéreis e mantenedoras e uma restauradora [(A x B) x RJ. para as quais a virulência não se encontrava associada na população de C. graminicola sendo consideradas possíveis fontes de resistência durável a esse patógeno.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2004-12-20
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n. 3, p. 517-521, set. 2000.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488492
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, n. 3, p. 517-521, set. 2000.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488492
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503357473226752