Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CURCIO, G. R.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: BONNET, A., PESTANA, D., SOUZA, L., SOCHER, L. G., GALVÃO, F., RODERJAN, C. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316136
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar a composição e estrutura florística de um capão de floresta no município de Quatro Barras, inserido em Estepe do Primeiro Planalto Paranaense, relacionando relevo e solos. Com base na definição de compartimentos no ambiente, que considerou as formas e declividades das rampas e as características dos solos, foram instaladas parcelas para amostragem das árvores. As espécies responderam em diversidade e densidade às diferentes condições de drenagem dos Cambissolos e Gleissolos do capão. Podocarpus lambertii demonstrou elevada adaptabilidade a solos com diferentes regimes de saturação hídrica, enquanto Myrcia laruotteana apresentou relação estreita com solos saturados hidricamente. A compartimentação ambiental com base em geomorfologia e solos mostrou ser um quesito fundamental para a melhor compreensão da distribuição das espécies vegetais na paisagem.
id EMBR_f82ad9d06c04d34f5873ed838dd4b844
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/316136
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.Floresta Ombrófila MistaComposiçãoEstrutura florísticaRelevoSoloEste trabalho teve como objetivo caracterizar a composição e estrutura florística de um capão de floresta no município de Quatro Barras, inserido em Estepe do Primeiro Planalto Paranaense, relacionando relevo e solos. Com base na definição de compartimentos no ambiente, que considerou as formas e declividades das rampas e as características dos solos, foram instaladas parcelas para amostragem das árvores. As espécies responderam em diversidade e densidade às diferentes condições de drenagem dos Cambissolos e Gleissolos do capão. Podocarpus lambertii demonstrou elevada adaptabilidade a solos com diferentes regimes de saturação hídrica, enquanto Myrcia laruotteana apresentou relação estreita com solos saturados hidricamente. A compartimentação ambiental com base em geomorfologia e solos mostrou ser um quesito fundamental para a melhor compreensão da distribuição das espécies vegetais na paisagem.2019-03-01T00:56:06Z2019-03-01T00:56:06Z2009-07-2720062019-03-01T00:56:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 36, n. 3, p. 361-369, set./dez. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316136porCURCIO, G. R.BONNET, A.PESTANA, D.SOUZA, L.SOCHER, L. G.GALVÃO, F.RODERJAN, C. V.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:56:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/316136Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:56:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
title Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
spellingShingle Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
CURCIO, G. R.
Floresta Ombrófila Mista
Composição
Estrutura florística
Relevo
Solo
title_short Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
title_full Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
title_fullStr Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
title_full_unstemmed Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
title_sort Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista.
author CURCIO, G. R.
author_facet CURCIO, G. R.
BONNET, A.
PESTANA, D.
SOUZA, L.
SOCHER, L. G.
GALVÃO, F.
RODERJAN, C. V.
author_role author
author2 BONNET, A.
PESTANA, D.
SOUZA, L.
SOCHER, L. G.
GALVÃO, F.
RODERJAN, C. V.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CURCIO, G. R.
BONNET, A.
PESTANA, D.
SOUZA, L.
SOCHER, L. G.
GALVÃO, F.
RODERJAN, C. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Ombrófila Mista
Composição
Estrutura florística
Relevo
Solo
topic Floresta Ombrófila Mista
Composição
Estrutura florística
Relevo
Solo
description Este trabalho teve como objetivo caracterizar a composição e estrutura florística de um capão de floresta no município de Quatro Barras, inserido em Estepe do Primeiro Planalto Paranaense, relacionando relevo e solos. Com base na definição de compartimentos no ambiente, que considerou as formas e declividades das rampas e as características dos solos, foram instaladas parcelas para amostragem das árvores. As espécies responderam em diversidade e densidade às diferentes condições de drenagem dos Cambissolos e Gleissolos do capão. Podocarpus lambertii demonstrou elevada adaptabilidade a solos com diferentes regimes de saturação hídrica, enquanto Myrcia laruotteana apresentou relação estreita com solos saturados hidricamente. A compartimentação ambiental com base em geomorfologia e solos mostrou ser um quesito fundamental para a melhor compreensão da distribuição das espécies vegetais na paisagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2009-07-27
2019-03-01T00:56:06Z
2019-03-01T00:56:06Z
2019-03-01T00:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 36, n. 3, p. 361-369, set./dez. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316136
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 36, n. 3, p. 361-369, set./dez. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695549202104320