Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, C. C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: RIBEIRO JUNIOR, W. Q., RAMOS, M. L. G., SPEHAR, C. R., FARIAS, T. R. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996374
Resumo: O amaranto é uma granífera com características de crescimento, estabelecimento e produção promissoras e com grande potencial para um aumento do seu cultivo. Porém, devido à lacuna de informações acerca do manejo para sua produção comercial, observa-se a inexistência de um modelo de densidade de semeadura e dose de nitrogênio ótimo para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de quatro densidades de semeadura, e quatro doses de nitrogênio, com quatro repetições, no plantio de safra no cerrado, na produtividade e em variáveis biométricas de amaranto. O experimento foi realizado em delineamento experimental de blocos ao acaso e esquema fatorial, 4x4 (quatro densidades de semeadura, 25, 12, 8 e 6 plantas m-1 e quatro doses de N, 0, 50, 100 e 150 kg ha-¹), com quatro repetições. Determinaram-se os pesos de matéria seca, de panícula e de grãos, altura de plantas, diâmetro de caule e comprimento e largura de panícula. Todos os parâmetros, com exceção da largura de panícula, apresentaram interação entre a densidade de plantio x doses de N significante. Níveis crescentes de N, até a dose de 150 kg ha-¹, no geral em todas as densidades, produzem resposta linear no rendimento de grãos de amaranto.
id EMBR_f85159b0fb07fe6c7966c280e5534dff
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/996374
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.PlanaltinaAdubaçãoFertilizante nitrogenadoDensidade de semeaduraProdutividadeCerradoAmaranthus CruentusFertilizer applicationNitrogen fertilizersSowingEconomic productivitySavannasBrazilO amaranto é uma granífera com características de crescimento, estabelecimento e produção promissoras e com grande potencial para um aumento do seu cultivo. Porém, devido à lacuna de informações acerca do manejo para sua produção comercial, observa-se a inexistência de um modelo de densidade de semeadura e dose de nitrogênio ótimo para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de quatro densidades de semeadura, e quatro doses de nitrogênio, com quatro repetições, no plantio de safra no cerrado, na produtividade e em variáveis biométricas de amaranto. O experimento foi realizado em delineamento experimental de blocos ao acaso e esquema fatorial, 4x4 (quatro densidades de semeadura, 25, 12, 8 e 6 plantas m-1 e quatro doses de N, 0, 50, 100 e 150 kg ha-¹), com quatro repetições. Determinaram-se os pesos de matéria seca, de panícula e de grãos, altura de plantas, diâmetro de caule e comprimento e largura de panícula. Todos os parâmetros, com exceção da largura de panícula, apresentaram interação entre a densidade de plantio x doses de N significante. Níveis crescentes de N, até a dose de 150 kg ha-¹, no geral em todas as densidades, produzem resposta linear no rendimento de grãos de amaranto.CLARISSA CAMPOS FERREIRA, UNB; WALTER QUADROS RIBEIRO JUNIOR, CPAC; MARIA LUCRECIA GEROSA RAMOS, UNB; CARLOS ROBERTO SPEHAR, UNB; THIAGO RODRIGUES RAMOS FARIAS, UNB.FERREIRA, C. C.RIBEIRO JUNIOR, W. Q.RAMOS, M. L. G.SPEHAR, C. R.FARIAS, T. R. R.2014-10-02T11:11:11Z2014-10-02T11:11:11Z2014-10-0220142014-10-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioscience Journal, Uberlândia, v. 30, supplement 2, p. 534-546, Oct. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:52:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/996374Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:52:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
title Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
spellingShingle Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
FERREIRA, C. C.
Planaltina
Adubação
Fertilizante nitrogenado
Densidade de semeadura
Produtividade
Cerrado
Amaranthus Cruentus
Fertilizer application
Nitrogen fertilizers
Sowing
Economic productivity
Savannas
Brazil
title_short Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
title_full Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
title_fullStr Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
title_full_unstemmed Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
title_sort Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no Cerrado do Planalto Central.
author FERREIRA, C. C.
author_facet FERREIRA, C. C.
RIBEIRO JUNIOR, W. Q.
RAMOS, M. L. G.
SPEHAR, C. R.
FARIAS, T. R. R.
author_role author
author2 RIBEIRO JUNIOR, W. Q.
RAMOS, M. L. G.
SPEHAR, C. R.
FARIAS, T. R. R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLARISSA CAMPOS FERREIRA, UNB; WALTER QUADROS RIBEIRO JUNIOR, CPAC; MARIA LUCRECIA GEROSA RAMOS, UNB; CARLOS ROBERTO SPEHAR, UNB; THIAGO RODRIGUES RAMOS FARIAS, UNB.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, C. C.
RIBEIRO JUNIOR, W. Q.
RAMOS, M. L. G.
SPEHAR, C. R.
FARIAS, T. R. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Planaltina
Adubação
Fertilizante nitrogenado
Densidade de semeadura
Produtividade
Cerrado
Amaranthus Cruentus
Fertilizer application
Nitrogen fertilizers
Sowing
Economic productivity
Savannas
Brazil
topic Planaltina
Adubação
Fertilizante nitrogenado
Densidade de semeadura
Produtividade
Cerrado
Amaranthus Cruentus
Fertilizer application
Nitrogen fertilizers
Sowing
Economic productivity
Savannas
Brazil
description O amaranto é uma granífera com características de crescimento, estabelecimento e produção promissoras e com grande potencial para um aumento do seu cultivo. Porém, devido à lacuna de informações acerca do manejo para sua produção comercial, observa-se a inexistência de um modelo de densidade de semeadura e dose de nitrogênio ótimo para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de quatro densidades de semeadura, e quatro doses de nitrogênio, com quatro repetições, no plantio de safra no cerrado, na produtividade e em variáveis biométricas de amaranto. O experimento foi realizado em delineamento experimental de blocos ao acaso e esquema fatorial, 4x4 (quatro densidades de semeadura, 25, 12, 8 e 6 plantas m-1 e quatro doses de N, 0, 50, 100 e 150 kg ha-¹), com quatro repetições. Determinaram-se os pesos de matéria seca, de panícula e de grãos, altura de plantas, diâmetro de caule e comprimento e largura de panícula. Todos os parâmetros, com exceção da largura de panícula, apresentaram interação entre a densidade de plantio x doses de N significante. Níveis crescentes de N, até a dose de 150 kg ha-¹, no geral em todas as densidades, produzem resposta linear no rendimento de grãos de amaranto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-02T11:11:11Z
2014-10-02T11:11:11Z
2014-10-02
2014
2014-10-02T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, supplement 2, p. 534-546, Oct. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996374
identifier_str_mv Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, supplement 2, p. 534-546, Oct. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695344591372288