Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELLOTE, A. F. J.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: FERREIRA, C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282265
Resumo: Este trabalho apresenta e discute resultados da relação entre os teores de nutrientes nas folhas e no solo com o crescimento das árvores em plantios adubados de Eucalyptus grandis. A amostragem de folhas e solo foi realizada em 5 localidades, na região dos Cerrados do Estado de S. Paulo. Concluiu-se que: as árvores estão adequadamente supridas de S, Fe, Mn e Zn; os teores de P nas folhas encontram-se abaixo do ótimo reportado em literatura; o K e o Mg limitam mais acentuadamente o crescimento das árvores em todas as localidades, mesmo com adubação; árvores cujas folhas apresentam teores de 2,6 e 7,5 mg/g de MS de Mg e K, respectivamente, estão adequadamente nutridas desses elementos; o aumento da oferta de N, P, K e Mg no solo, através da adubação, pode aumentar o crescimento das árvores, em todas as localidades; os teoremas Ca e B nas folhas não se relacionam com o crescimento das árvores mostrando, inclusive, efeito de diluição.
id EMBR_f91ff476b2fcaae0fcc21796075aa55d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282265
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.AdubaçãoCerradoNutriente MineralEucalyptusEste trabalho apresenta e discute resultados da relação entre os teores de nutrientes nas folhas e no solo com o crescimento das árvores em plantios adubados de Eucalyptus grandis. A amostragem de folhas e solo foi realizada em 5 localidades, na região dos Cerrados do Estado de S. Paulo. Concluiu-se que: as árvores estão adequadamente supridas de S, Fe, Mn e Zn; os teores de P nas folhas encontram-se abaixo do ótimo reportado em literatura; o K e o Mg limitam mais acentuadamente o crescimento das árvores em todas as localidades, mesmo com adubação; árvores cujas folhas apresentam teores de 2,6 e 7,5 mg/g de MS de Mg e K, respectivamente, estão adequadamente nutridas desses elementos; o aumento da oferta de N, P, K e Mg no solo, através da adubação, pode aumentar o crescimento das árvores, em todas as localidades; os teoremas Ca e B nas folhas não se relacionam com o crescimento das árvores mostrando, inclusive, efeito de diluição.EMBRAPA-CNPF.BELLOTE, A. F. J.FERREIRA, C. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-03-0719952015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, n. 26/27, p. 17-28, 1995.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:35:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282265Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:35:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
title Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
spellingShingle Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
BELLOTE, A. F. J.
Adubação
Cerrado
Nutriente Mineral
Eucalyptus
title_short Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
title_full Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
title_fullStr Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
title_full_unstemmed Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
title_sort Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis, na Região do Cerrado, no Estado de São Paulo.
author BELLOTE, A. F. J.
author_facet BELLOTE, A. F. J.
FERREIRA, C. A.
author_role author
author2 FERREIRA, C. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv BELLOTE, A. F. J.
FERREIRA, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação
Cerrado
Nutriente Mineral
Eucalyptus
topic Adubação
Cerrado
Nutriente Mineral
Eucalyptus
description Este trabalho apresenta e discute resultados da relação entre os teores de nutrientes nas folhas e no solo com o crescimento das árvores em plantios adubados de Eucalyptus grandis. A amostragem de folhas e solo foi realizada em 5 localidades, na região dos Cerrados do Estado de S. Paulo. Concluiu-se que: as árvores estão adequadamente supridas de S, Fe, Mn e Zn; os teores de P nas folhas encontram-se abaixo do ótimo reportado em literatura; o K e o Mg limitam mais acentuadamente o crescimento das árvores em todas as localidades, mesmo com adubação; árvores cujas folhas apresentam teores de 2,6 e 7,5 mg/g de MS de Mg e K, respectivamente, estão adequadamente nutridas desses elementos; o aumento da oferta de N, P, K e Mg no solo, através da adubação, pode aumentar o crescimento das árvores, em todas as localidades; os teoremas Ca e B nas folhas não se relacionam com o crescimento das árvores mostrando, inclusive, efeito de diluição.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1996-03-07
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, n. 26/27, p. 17-28, 1995.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282265
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, n. 26/27, p. 17-28, 1995.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720721078452224