Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GODOY, R. C. B. de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: PEREIRA, L. O., NEGRE, M. de F. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142417
https://doi.org/10.32406/v5n1/2022/51-67/agrariacad
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e quantificar, de forma exploratória, os aspectos visuais e imperfeições encontrados no pinhão, além de testar o método de flutuação para separação de sementes sadias. Foram encontrados pinhões deteriorados por broca, com embrião esverdeado, rosado, gessado e de coloração branca/creme. Os danos causados pela broca foram observados em 26,5% das sementes, com o agravante de que 69% das amostras não aparentavam sinais externos, inviabilizando a separação baseada no aspecto externo, principalmente no caso do pinhão cozido, devido a alteração na cor. As sementes mais atacadas foram as que flutuaram, seguidas das que se mantiveram em equilíbrio e, em menor proporção, as que afundaram.
id EMBR_f9fd357822c97acbf9fb5b04865bdfb7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1142417
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.Cydia araucariaceaeClassificaçãoAraucária AngustifóliaPinhãoGerminaçãoProduto FlorestalClassificationGerminationO presente estudo teve por objetivo identificar e quantificar, de forma exploratória, os aspectos visuais e imperfeições encontrados no pinhão, além de testar o método de flutuação para separação de sementes sadias. Foram encontrados pinhões deteriorados por broca, com embrião esverdeado, rosado, gessado e de coloração branca/creme. Os danos causados pela broca foram observados em 26,5% das sementes, com o agravante de que 69% das amostras não aparentavam sinais externos, inviabilizando a separação baseada no aspecto externo, principalmente no caso do pinhão cozido, devido a alteração na cor. As sementes mais atacadas foram as que flutuaram, seguidas das que se mantiveram em equilíbrio e, em menor proporção, as que afundaram.ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; LETICIA OELKE PEREIRA, Faculdade Paranaense; MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA NEGRE, Consultora.GODOY, R. C. B. dePEREIRA, L. O.NEGRE, M. de F. de O.2022-04-27T13:19:38Z2022-04-27T13:19:38Z2022-04-272022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article51-67.Revista Agrária Acadêmica, v. 5, n. 1, jan./fev., 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142417https://doi.org/10.32406/v5n1/2022/51-67/agrariacadporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-04-27T13:20:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1142417Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-04-27T13:20:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
title Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
spellingShingle Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
GODOY, R. C. B. de
Cydia araucariaceae
Classificação
Araucária Angustifólia
Pinhão
Germinação
Produto Florestal
Classification
Germination
title_short Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
title_full Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
title_fullStr Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
title_full_unstemmed Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
title_sort Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.
author GODOY, R. C. B. de
author_facet GODOY, R. C. B. de
PEREIRA, L. O.
NEGRE, M. de F. de O.
author_role author
author2 PEREIRA, L. O.
NEGRE, M. de F. de O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; LETICIA OELKE PEREIRA, Faculdade Paranaense; MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA NEGRE, Consultora.
dc.contributor.author.fl_str_mv GODOY, R. C. B. de
PEREIRA, L. O.
NEGRE, M. de F. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Cydia araucariaceae
Classificação
Araucária Angustifólia
Pinhão
Germinação
Produto Florestal
Classification
Germination
topic Cydia araucariaceae
Classificação
Araucária Angustifólia
Pinhão
Germinação
Produto Florestal
Classification
Germination
description O presente estudo teve por objetivo identificar e quantificar, de forma exploratória, os aspectos visuais e imperfeições encontrados no pinhão, além de testar o método de flutuação para separação de sementes sadias. Foram encontrados pinhões deteriorados por broca, com embrião esverdeado, rosado, gessado e de coloração branca/creme. Os danos causados pela broca foram observados em 26,5% das sementes, com o agravante de que 69% das amostras não aparentavam sinais externos, inviabilizando a separação baseada no aspecto externo, principalmente no caso do pinhão cozido, devido a alteração na cor. As sementes mais atacadas foram as que flutuaram, seguidas das que se mantiveram em equilíbrio e, em menor proporção, as que afundaram.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27T13:19:38Z
2022-04-27T13:19:38Z
2022-04-27
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Agrária Acadêmica, v. 5, n. 1, jan./fev., 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142417
https://doi.org/10.32406/v5n1/2022/51-67/agrariacad
identifier_str_mv Revista Agrária Acadêmica, v. 5, n. 1, jan./fev., 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142417
https://doi.org/10.32406/v5n1/2022/51-67/agrariacad
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51-67.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695635117178880