Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, D. M. da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SCHMITZ, H., GUIMARÃES, J. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126253
http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i2.4192
Resumo: O artigo trata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mulheres extrativistas e agricultoras. Investiga-se como se configuram as estratégias de reprodução social de mulheres extrativistas e agricultoras no âmbito do PAA em localidades rurais do Nordeste e do Norte do Brasil, com base em dois estudos de caso: com extrativistas de mangaba na localidade Pontal, no município de Indiaroba (Sergipe), e com agricultoras no Trevo de Belterra, município de Belterra (Pará). Como principais procedimentos, foram entrevistadas todas as mulheres envolvidas com o PAA e registradas observações. A conclusão geral reforça os achados de outros analistas que descrevem o PAA como uma política que reúne objetivos econômicos e sociais: dinamizou processos produtivos, incentivou a organização das mulheres e contribuiu para um maior bem-estar (dieta e bens móveis). Não obstante, esse programa deixou de ser prioritário desde 2016 e houve uma significativa redução dos recursos.
id EMBR_fb95f2f1cc2495c83ec03be9145c9bed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126253
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.MangabaPolíticas PúblicasMulher RuralO artigo trata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mulheres extrativistas e agricultoras. Investiga-se como se configuram as estratégias de reprodução social de mulheres extrativistas e agricultoras no âmbito do PAA em localidades rurais do Nordeste e do Norte do Brasil, com base em dois estudos de caso: com extrativistas de mangaba na localidade Pontal, no município de Indiaroba (Sergipe), e com agricultoras no Trevo de Belterra, município de Belterra (Pará). Como principais procedimentos, foram entrevistadas todas as mulheres envolvidas com o PAA e registradas observações. A conclusão geral reforça os achados de outros analistas que descrevem o PAA como uma política que reúne objetivos econômicos e sociais: dinamizou processos produtivos, incentivou a organização das mulheres e contribuiu para um maior bem-estar (dieta e bens móveis). Não obstante, esse programa deixou de ser prioritário desde 2016 e houve uma significativa redução dos recursos.DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; Jamille Ferreira Guimarães, FUNCATE.MOTA, D. M. daSCHMITZ, H.GUIMARÃES, J. F.2020-11-05T00:58:13Z2020-11-05T00:58:13Z2020-11-042020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNovos Cadernos NAEA, v. 23, n. 2, p. 61-83, maio/ago. 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126253http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i2.4192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-11-05T00:58:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126253Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-11-05T00:58:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
title Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
spellingShingle Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
MOTA, D. M. da
Mangaba
Políticas Públicas
Mulher Rural
title_short Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
title_full Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
title_fullStr Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
title_full_unstemmed Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
title_sort Políticas públicas e estratégias de reprodução social: o PAA para mulheres no Nordeste e no Norte do Brasil.
author MOTA, D. M. da
author_facet MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
GUIMARÃES, J. F.
author_role author
author2 SCHMITZ, H.
GUIMARÃES, J. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; Jamille Ferreira Guimarães, FUNCATE.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
GUIMARÃES, J. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Mangaba
Políticas Públicas
Mulher Rural
topic Mangaba
Políticas Públicas
Mulher Rural
description O artigo trata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mulheres extrativistas e agricultoras. Investiga-se como se configuram as estratégias de reprodução social de mulheres extrativistas e agricultoras no âmbito do PAA em localidades rurais do Nordeste e do Norte do Brasil, com base em dois estudos de caso: com extrativistas de mangaba na localidade Pontal, no município de Indiaroba (Sergipe), e com agricultoras no Trevo de Belterra, município de Belterra (Pará). Como principais procedimentos, foram entrevistadas todas as mulheres envolvidas com o PAA e registradas observações. A conclusão geral reforça os achados de outros analistas que descrevem o PAA como uma política que reúne objetivos econômicos e sociais: dinamizou processos produtivos, incentivou a organização das mulheres e contribuiu para um maior bem-estar (dieta e bens móveis). Não obstante, esse programa deixou de ser prioritário desde 2016 e houve uma significativa redução dos recursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05T00:58:13Z
2020-11-05T00:58:13Z
2020-11-04
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 2, p. 61-83, maio/ago. 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126253
http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i2.4192
identifier_str_mv Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 2, p. 61-83, maio/ago. 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126253
http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i2.4192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695598982201344