Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZIECH, R. E.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: FARIAS, L. D., BALZAN, C., ZIECH, M. F., HEINZMANN, B. M., LAMEIRA, O. A., VARGAS, A. C. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971137
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar o potencial antimicrobiano do oleorresina de Copaifera reticulata Ducke em isolados de Staphylococcus coagulase positiva (SCP) provenientes de casos de otite externa em cães. O método de microdiluição em caldo foi utilizado para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) de oleorresina de copaíba. Em adição, foi determinado o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos dos isolados de SCP pelo método de difusão em ágar. Oito classes de antimicrobianos foram usadas para o cálculo de multirresistência antimicrobiana. A determinação da composição química do oleorresina de copaíba foi realizada por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC/MS), sendo que β-cariofileno, β-bisaboleno e (E)-a-bergamoteno foram os compostos majoritários. O oleorresina de copaíba demonstrou CIM90 de 0,164mg/mL e CBM90 de 1,31mg/mL. A multirresistência foi verificada em 27% das cepas testadas. Os resultados sugerem que o oleorresina de copaíba exerceu atividade bacteriostática e bactericida mesmo em cepas multirresistentes de Staphylococcus coagulase-positiva.
id EMBR_ff89ae64ee2bdaa2607d884db4ef1428
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971137
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.Resistência antimicrobianaOtite caninaDoençaCopaíbaFitoterapiaOleorresinaO objetivo do presente trabalho foi investigar o potencial antimicrobiano do oleorresina de Copaifera reticulata Ducke em isolados de Staphylococcus coagulase positiva (SCP) provenientes de casos de otite externa em cães. O método de microdiluição em caldo foi utilizado para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) de oleorresina de copaíba. Em adição, foi determinado o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos dos isolados de SCP pelo método de difusão em ágar. Oito classes de antimicrobianos foram usadas para o cálculo de multirresistência antimicrobiana. A determinação da composição química do oleorresina de copaíba foi realizada por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC/MS), sendo que β-cariofileno, β-bisaboleno e (E)-a-bergamoteno foram os compostos majoritários. O oleorresina de copaíba demonstrou CIM90 de 0,164mg/mL e CBM90 de 1,31mg/mL. A multirresistência foi verificada em 27% das cepas testadas. Os resultados sugerem que o oleorresina de copaíba exerceu atividade bacteriostática e bactericida mesmo em cepas multirresistentes de Staphylococcus coagulase-positiva.ROSANGELA E. ZIECH, UFSM; LUANA D. FARIAS, UFSM; CLÁUDIA BALZAN, UFSM; MAGNOS F. ZIECH, UTFPR; BERTA M. HEINZMANN, UFSM; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; AGUEDA C. DE VARGAS, UFSM.ZIECH, R. E.FARIAS, L. D.BALZAN, C.ZIECH, M. F.HEINZMANN, B. M.LAMEIRA, O. A.VARGAS, A. C. de2013-11-13T11:11:11Z2013-11-13T11:11:11Z2013-11-1320132015-04-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 7, p. 909-913, jun. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:40:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971137Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:40:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:40:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
title Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
spellingShingle Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
ZIECH, R. E.
Resistência antimicrobiana
Otite canina
Doença
Copaíba
Fitoterapia
Oleorresina
title_short Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
title_full Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
title_fullStr Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
title_full_unstemmed Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
title_sort Atividade antimicrobiana do oleorresina de copaíba (Copaifera reticulata) frente a Staphylococcus coagulase positiva isolados de casos de otite em cães.
author ZIECH, R. E.
author_facet ZIECH, R. E.
FARIAS, L. D.
BALZAN, C.
ZIECH, M. F.
HEINZMANN, B. M.
LAMEIRA, O. A.
VARGAS, A. C. de
author_role author
author2 FARIAS, L. D.
BALZAN, C.
ZIECH, M. F.
HEINZMANN, B. M.
LAMEIRA, O. A.
VARGAS, A. C. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSANGELA E. ZIECH, UFSM; LUANA D. FARIAS, UFSM; CLÁUDIA BALZAN, UFSM; MAGNOS F. ZIECH, UTFPR; BERTA M. HEINZMANN, UFSM; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; AGUEDA C. DE VARGAS, UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv ZIECH, R. E.
FARIAS, L. D.
BALZAN, C.
ZIECH, M. F.
HEINZMANN, B. M.
LAMEIRA, O. A.
VARGAS, A. C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência antimicrobiana
Otite canina
Doença
Copaíba
Fitoterapia
Oleorresina
topic Resistência antimicrobiana
Otite canina
Doença
Copaíba
Fitoterapia
Oleorresina
description O objetivo do presente trabalho foi investigar o potencial antimicrobiano do oleorresina de Copaifera reticulata Ducke em isolados de Staphylococcus coagulase positiva (SCP) provenientes de casos de otite externa em cães. O método de microdiluição em caldo foi utilizado para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) de oleorresina de copaíba. Em adição, foi determinado o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos dos isolados de SCP pelo método de difusão em ágar. Oito classes de antimicrobianos foram usadas para o cálculo de multirresistência antimicrobiana. A determinação da composição química do oleorresina de copaíba foi realizada por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC/MS), sendo que β-cariofileno, β-bisaboleno e (E)-a-bergamoteno foram os compostos majoritários. O oleorresina de copaíba demonstrou CIM90 de 0,164mg/mL e CBM90 de 1,31mg/mL. A multirresistência foi verificada em 27% das cepas testadas. Os resultados sugerem que o oleorresina de copaíba exerceu atividade bacteriostática e bactericida mesmo em cepas multirresistentes de Staphylococcus coagulase-positiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13T11:11:11Z
2013-11-13T11:11:11Z
2013-11-13
2013
2015-04-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 7, p. 909-913, jun. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971137
identifier_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 7, p. 909-913, jun. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503383167533056