Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACHINELLI, R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CECCON, G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124553
Resumo: A competitividade da soja brasileira no mercado internacional está ligada ao uso racional de nutrientes, principalmente, pelo processo de fixação biológica do nitrogênio. Objetivou-se avaliar fontes de nitrogênio na cultura da soja em solos com textura arenosa e argilosa. O experimento foi conduzido em Dourados, MS, na safra 2016/2017. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com parcelas subdivididas com 6 repetições. Na parcela principal estudou-se dois solos, (Latossolo Vermelho eutrófico - LVe e Latossolo Vermelho Amarelo distrófico - LVAd) e nas subparcelas, as inoculações na soja cv BRS 1001PRO e no milho safrinha cultivado no outono-inverno, sendo: adubação química nitrogenada na semeadura do milho safrinha e da soja , inoculação com Azospirillum brasilense apenas na soja, inoculação com Bradyrhizobium apenas na soja, inoculação com Azospirillum no milho safrinha e com Bradyrhizobium na soja e inoculação com A. brasilense no milho safrinha e coinoculação de Bradyrhizobium com Azospirillum na soja. Em ambos os solos, para o crescimento inicial e produtividade da soja inoculada com Azospirillum ou Bradyrhizobium ou a co-inoculação foram equivalentes à adubação nitrogenada. Não há interferência do tipo de solo para a produtividade da soja nas condições estudadas.
id EMBR_ff9b1928e4e0d560eab1e2265c70e6bf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124553
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.Fixação biológicaBiological fixationFixação de NitrogênioGlycine MaxSolo ArenosoSolo ArgilosoNitrogen fixationSandy soilsClay soilsSoybeansA competitividade da soja brasileira no mercado internacional está ligada ao uso racional de nutrientes, principalmente, pelo processo de fixação biológica do nitrogênio. Objetivou-se avaliar fontes de nitrogênio na cultura da soja em solos com textura arenosa e argilosa. O experimento foi conduzido em Dourados, MS, na safra 2016/2017. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com parcelas subdivididas com 6 repetições. Na parcela principal estudou-se dois solos, (Latossolo Vermelho eutrófico - LVe e Latossolo Vermelho Amarelo distrófico - LVAd) e nas subparcelas, as inoculações na soja cv BRS 1001PRO e no milho safrinha cultivado no outono-inverno, sendo: adubação química nitrogenada na semeadura do milho safrinha e da soja , inoculação com Azospirillum brasilense apenas na soja, inoculação com Bradyrhizobium apenas na soja, inoculação com Azospirillum no milho safrinha e com Bradyrhizobium na soja e inoculação com A. brasilense no milho safrinha e coinoculação de Bradyrhizobium com Azospirillum na soja. Em ambos os solos, para o crescimento inicial e produtividade da soja inoculada com Azospirillum ou Bradyrhizobium ou a co-inoculação foram equivalentes à adubação nitrogenada. Não há interferência do tipo de solo para a produtividade da soja nas condições estudadas.RICARDO FACHINELLI; GESSI CECCON, CPAO.FACHINELLI, R.CECCON, G.2020-08-26T04:13:39Z2020-08-26T04:13:39Z2020-08-252020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Iguazu, Cascavel, v. 9, n. 2, p. 99-108, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-08-26T04:13:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124553Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-08-26T04:13:46falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-08-26T04:13:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
title Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
spellingShingle Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
FACHINELLI, R.
Fixação biológica
Biological fixation
Fixação de Nitrogênio
Glycine Max
Solo Arenoso
Solo Argiloso
Nitrogen fixation
Sandy soils
Clay soils
Soybeans
title_short Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
title_full Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
title_fullStr Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
title_full_unstemmed Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
title_sort Coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na soja em sucessão ao milhosafrinha em solo arenoso e argiloso.
author FACHINELLI, R.
author_facet FACHINELLI, R.
CECCON, G.
author_role author
author2 CECCON, G.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICARDO FACHINELLI; GESSI CECCON, CPAO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FACHINELLI, R.
CECCON, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Fixação biológica
Biological fixation
Fixação de Nitrogênio
Glycine Max
Solo Arenoso
Solo Argiloso
Nitrogen fixation
Sandy soils
Clay soils
Soybeans
topic Fixação biológica
Biological fixation
Fixação de Nitrogênio
Glycine Max
Solo Arenoso
Solo Argiloso
Nitrogen fixation
Sandy soils
Clay soils
Soybeans
description A competitividade da soja brasileira no mercado internacional está ligada ao uso racional de nutrientes, principalmente, pelo processo de fixação biológica do nitrogênio. Objetivou-se avaliar fontes de nitrogênio na cultura da soja em solos com textura arenosa e argilosa. O experimento foi conduzido em Dourados, MS, na safra 2016/2017. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com parcelas subdivididas com 6 repetições. Na parcela principal estudou-se dois solos, (Latossolo Vermelho eutrófico - LVe e Latossolo Vermelho Amarelo distrófico - LVAd) e nas subparcelas, as inoculações na soja cv BRS 1001PRO e no milho safrinha cultivado no outono-inverno, sendo: adubação química nitrogenada na semeadura do milho safrinha e da soja , inoculação com Azospirillum brasilense apenas na soja, inoculação com Bradyrhizobium apenas na soja, inoculação com Azospirillum no milho safrinha e com Bradyrhizobium na soja e inoculação com A. brasilense no milho safrinha e coinoculação de Bradyrhizobium com Azospirillum na soja. Em ambos os solos, para o crescimento inicial e produtividade da soja inoculada com Azospirillum ou Bradyrhizobium ou a co-inoculação foram equivalentes à adubação nitrogenada. Não há interferência do tipo de solo para a produtividade da soja nas condições estudadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26T04:13:39Z
2020-08-26T04:13:39Z
2020-08-25
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 9, n. 2, p. 99-108, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124553
identifier_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 9, n. 2, p. 99-108, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503494898548736