TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, José Renato Torres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pauseiro, Sérgio Gustavo de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da EMERJ (Online)
Texto Completo: https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237
Resumo: A economia circular tem como um dos seus objetivos principais a reformulação das metodologias para o crescimento urbano e redução da extração de recursos naturais. Quando o assunto é mobilidade urbana, umas das grandes estratégias das cidades circulares são os veículos elétricos, que terão um papel crítico para implementar as redes inteligentes nas cidades através de transportes reabastecidos em rede elétrica  (V2G). Trens e ônibus autonomos já começam a circular de forma experimental na Inglaterra e Alemanha, a utilização da energia elétrica e controle remoto via sateletes desses modais, permite a redução de poluente e reduz o disperdício de energia, já que os robôs não aceleram e nem freiam desnecessariamente, como os seres humanos. Mas a grande revolução está no setor privado com a chegada dos carros autonomos no mercado. Estes veículos são controlados à distância por um sistema operacional remoto via satélete e como qualquer sistema pode ser haqueado, transformando uma inovação tecnológica num verdadeiro risco a Segurnaça Nacional. O governo americano demonstra grande preocupação na regulação da matéria, enquanto o Brasil, embora já tenha tais veículos circulando, sequer iniciou a debate do assunto. 
id EMERJ-2_93d9ecb4ebaf14c342dd04bd88d9ba9a
oai_identifier_str oai:ojs2.emerj.jus.br:article/237
network_acronym_str EMERJ-2
network_name_str Revista da EMERJ (Online)
repository_id_str
spelling TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULARA economia circular tem como um dos seus objetivos principais a reformulação das metodologias para o crescimento urbano e redução da extração de recursos naturais. Quando o assunto é mobilidade urbana, umas das grandes estratégias das cidades circulares são os veículos elétricos, que terão um papel crítico para implementar as redes inteligentes nas cidades através de transportes reabastecidos em rede elétrica  (V2G). Trens e ônibus autonomos já começam a circular de forma experimental na Inglaterra e Alemanha, a utilização da energia elétrica e controle remoto via sateletes desses modais, permite a redução de poluente e reduz o disperdício de energia, já que os robôs não aceleram e nem freiam desnecessariamente, como os seres humanos. Mas a grande revolução está no setor privado com a chegada dos carros autonomos no mercado. Estes veículos são controlados à distância por um sistema operacional remoto via satélete e como qualquer sistema pode ser haqueado, transformando uma inovação tecnológica num verdadeiro risco a Segurnaça Nacional. O governo americano demonstra grande preocupação na regulação da matéria, enquanto o Brasil, embora já tenha tais veículos circulando, sequer iniciou a debate do assunto. EMERJ2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237Revista da EMERJ; v. 22 n. 1 (2020): Revista da EMERJ; 249-2832236-89571415-4951reponame:Revista da EMERJ (Online)instname:Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)instacron:EMERJporhttps://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237/65do Nascimento, José Renato TorresPauseiro, Sérgio Gustavo de Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:37:17Zoai:ojs2.emerj.jus.br:article/237Revistahttps://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/indexPUBhttps://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/oairevistadaemerj@tjrj.jus.br2236-89571415-4951opendoar:2023-04-19T01:37:17Revista da EMERJ (Online) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
title TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
spellingShingle TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
do Nascimento, José Renato Torres
title_short TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
title_full TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
title_fullStr TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
title_full_unstemmed TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
title_sort TRANSPORTES AUTÔNOMOS COMO PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR
author do Nascimento, José Renato Torres
author_facet do Nascimento, José Renato Torres
Pauseiro, Sérgio Gustavo de Mattos
author_role author
author2 Pauseiro, Sérgio Gustavo de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, José Renato Torres
Pauseiro, Sérgio Gustavo de Mattos
description A economia circular tem como um dos seus objetivos principais a reformulação das metodologias para o crescimento urbano e redução da extração de recursos naturais. Quando o assunto é mobilidade urbana, umas das grandes estratégias das cidades circulares são os veículos elétricos, que terão um papel crítico para implementar as redes inteligentes nas cidades através de transportes reabastecidos em rede elétrica  (V2G). Trens e ônibus autonomos já começam a circular de forma experimental na Inglaterra e Alemanha, a utilização da energia elétrica e controle remoto via sateletes desses modais, permite a redução de poluente e reduz o disperdício de energia, já que os robôs não aceleram e nem freiam desnecessariamente, como os seres humanos. Mas a grande revolução está no setor privado com a chegada dos carros autonomos no mercado. Estes veículos são controlados à distância por um sistema operacional remoto via satélete e como qualquer sistema pode ser haqueado, transformando uma inovação tecnológica num verdadeiro risco a Segurnaça Nacional. O governo americano demonstra grande preocupação na regulação da matéria, enquanto o Brasil, embora já tenha tais veículos circulando, sequer iniciou a debate do assunto. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237
url https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.emerj.com.br/index.php/revistadaemerj/article/view/237/65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EMERJ
publisher.none.fl_str_mv EMERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EMERJ; v. 22 n. 1 (2020): Revista da EMERJ; 249-283
2236-8957
1415-4951
reponame:Revista da EMERJ (Online)
instname:Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)
instacron:EMERJ
instname_str Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)
instacron_str EMERJ
institution EMERJ
reponame_str Revista da EMERJ (Online)
collection Revista da EMERJ (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da EMERJ (Online) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadaemerj@tjrj.jus.br
_version_ 1797041855045566464