Sistema e-Mec:reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública: jurídica, organizacional e tecnológica
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da ENAP |
Texto Completo: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/263 |
Resumo: | Com o objetivo de elevar a qualidade do ensino superior do país, em 2006 o Ministério da Educação (MEC) iniciou um movimento de “reinvenção processual” em três dimensões: i) jurídica, com a reformulação da legislação aplicável aos processos regulatórios da educação superior; ii) organizacional, implementando mudanças na dinâmica e no desenho das rotinas de trabalho; e iii) tecnológica, com a implementação do sistema eletrônico e-MEC de operacionalização dos procedimentos de regulação. A tríplice iniciativa permitiu, a um só tempo, trazer segurança jurídica, transparência, credibilidade e celeridade ao processo. Isso possibilitou a criação de ambiente propício ao salto qualitativo que o MEC pretendia dar em relação tanto ao condicionamento do funcionamento de instituições e cursos superiores quanto à comprovação da excelência de sua operação. O objetivo finalístico foi atingido de maneira satisfatória, podendo-se dizer que está em curso a institucionalização de uma cultura da qualidade da educação superior |
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Brasil. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Superior (SESU)2013-12-13T15:15:55Z2013-12-13T15:15:55Z2010-032006-012009-07http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/263Com o objetivo de elevar a qualidade do ensino superior do país, em 2006 o Ministério da Educação (MEC) iniciou um movimento de “reinvenção processual” em três dimensões: i) jurídica, com a reformulação da legislação aplicável aos processos regulatórios da educação superior; ii) organizacional, implementando mudanças na dinâmica e no desenho das rotinas de trabalho; e iii) tecnológica, com a implementação do sistema eletrônico e-MEC de operacionalização dos procedimentos de regulação. A tríplice iniciativa permitiu, a um só tempo, trazer segurança jurídica, transparência, credibilidade e celeridade ao processo. Isso possibilitou a criação de ambiente propício ao salto qualitativo que o MEC pretendia dar em relação tanto ao condicionamento do funcionamento de instituições e cursos superiores quanto à comprovação da excelência de sua operação. O objetivo finalístico foi atingido de maneira satisfatória, podendo-se dizer que está em curso a institucionalização de uma cultura da qualidade da educação superiorNúmero de páginas: 11 p.InovaçãoIniciativa premiada no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior. Ações premiadas no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2009Áreas temáticas: Melhoria dos processos de trabalho; Implementação de melhoria contínua; Melhoria dos processos de trabalho; Simplificação e agilização de procedimentosEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=301&Itemid=32reponame:Repositório Institucional da ENAPinstname:Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)instacron:ENAPEnsino SuperiorAvaliação de DesempenhoTecnologiaEnsino superiorMelhoria de processos de trabalhoReinvenção processualSistema e-MECRegulaçãoSistema e-Mec:reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública: jurídica, organizacional e tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)Regime::Licença Padrão ENAPTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).info:eu-repo/semantics/openAccessPaís::BR:BrasilA iniciativa tem por objetivo implementar melhorias no processo de regulação do ensino superior e integrar esse processo às atividades de supervisão e avaliação.Servidores públicos em geralporORIGINAL103_09_e-Mec.pdf103_09_e-Mec.pdfapplication/pdf210335http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/263/1/103_09_e-Mec.pdf1d550db4175e78517f1b6e25c3b93caaMD51TEXT103_09_e-Mec.pdf.txt103_09_e-Mec.pdf.txtExtracted Texttext/plain36926http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/263/4/103_09_e-Mec.pdf.txt883bd2f67be17a2a395bde0bb7a77dacMD54THUMBNAIL103_09_e-Mec.pdf.jpg103_09_e-Mec.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/263/5/103_09_e-Mec.pdf.jpg5af52b994ba3c6a5ced51695374f101bMD551/2632018-10-25 19:04:10.089oai:repositorio.enap.gov.br:1/263Repositório Institucionalhttp://repositorio.enap.gov.br/PUBhttp://repositorio.enap.gov.br/oai/requestbiblioteca@enap.gov.bropendoar:30462018-10-25T19:04:10Repositório Institucional da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)false |
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