Orçamento por Resultados: tendências, perspectivas e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da ENAP |
Texto Completo: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4682 |
Resumo: | O núcleo conceitual do Orçamento por Resultados se assenta sobre a ideia básica de que a informação sobre o desempenho de órgãos, agências e programas deve ser desenvolvida, integrada ao processo orçamentário e- principalmente – utilizada como elemento relevante do processo de tomada de decisão. Ao contrário desse razoável grau de coerência do marco conceitual, existe uma multiplicidade de dilemas a serem enfrentados no processo de sua introdução e também diferentes arranjos e abordagens para fazer face àqueles, permitindo-se afirmar que a implementação do modelo é o principal desafio. A relevância dessa construção teórica decorre do auspicioso propósito de modernização da gestão pública e da introdução de maior racionalidade técnica ao processo decisório de alocação de recursos. Contudo, a despeito da importância do tema, a literatura brasileira ainda carece de estudos que se debrucem sobre os empecilhos com que se defrontam as iniciativas de reforma para a introdução do Orçamento por Resultados. Este trabalho apresenta um panorama geral dos dilemas, desafios e perspectivas que se apresentam aos países que trilham o itinerário da implementação do processo orçamentário orientado para resultados. Pretende-se contribuir para a sistematização do debate acerca do tema e, eventualmente, para a formulação de reformas que se orientem no sentido da introdução do modelo, por meio da exposição das tendências mundiais e das mais recentes contribuições teóricas. As experiências internacionais permitem apontar rumos para a implementação do Orçamento por Resultados, minimizando as resistências ao processo de mudança e favorecendo o êxito das iniciativas de reforma. Referidas diretrizes podem contribuir favoravelmente na análise e identificação de gargalos institucionais que merecem maior atenção e intervenções corretivas – inclusive no contexto do panorama orçamentário federal brasileiro. Neste trabalho são identificadas as principais questões que envolvem a implantação do Orçamento por Resultados, quais sejam: i) a seleção da versão teórica a ser implementada; ii) o desenvolvimento da informação sobre desempenho e seus requisitos, sua integração ao processo orçamentário e utilização no processo de tomada de decisão; iii) os incentivos utilizados para influenciar e direcionar o comportamento dos agentes envolvidos no processo orçamentário para resultados; e iv) a coexistência da racionalidade técnica do modelo com a dimensão política inerente ao sistema democrático. A despeito das dificuldades, a longevidade do núcleo conceitual e a crescente demanda social por qualidade do gasto público e por efetividade da intervenção governamental permitem entrever que a temática do Orçamento por Resultados permanecerá na pauta das agendas de reformas orçamentárias modernas. O enfrentamento dos desafios que se colocam é, assim, demanda cada vez mais urgente dos Estados Modernos como forma de resposta aos crescentes apelos sociais, exigindo ampla mobilização técnica e política para o sucesso na introdução das reformas que se fazem necessárias. |
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Contudo, a despeito da importância do tema, a literatura brasileira ainda carece de estudos que se debrucem sobre os empecilhos com que se defrontam as iniciativas de reforma para a introdução do Orçamento por Resultados. Este trabalho apresenta um panorama geral dos dilemas, desafios e perspectivas que se apresentam aos países que trilham o itinerário da implementação do processo orçamentário orientado para resultados. Pretende-se contribuir para a sistematização do debate acerca do tema e, eventualmente, para a formulação de reformas que se orientem no sentido da introdução do modelo, por meio da exposição das tendências mundiais e das mais recentes contribuições teóricas. As experiências internacionais permitem apontar rumos para a implementação do Orçamento por Resultados, minimizando as resistências ao processo de mudança e favorecendo o êxito das iniciativas de reforma. Referidas diretrizes podem contribuir favoravelmente na análise e identificação de gargalos institucionais que merecem maior atenção e intervenções corretivas – inclusive no contexto do panorama orçamentário federal brasileiro. Neste trabalho são identificadas as principais questões que envolvem a implantação do Orçamento por Resultados, quais sejam: i) a seleção da versão teórica a ser implementada; ii) o desenvolvimento da informação sobre desempenho e seus requisitos, sua integração ao processo orçamentário e utilização no processo de tomada de decisão; iii) os incentivos utilizados para influenciar e direcionar o comportamento dos agentes envolvidos no processo orçamentário para resultados; e iv) a coexistência da racionalidade técnica do modelo com a dimensão política inerente ao sistema democrático. A despeito das dificuldades, a longevidade do núcleo conceitual e a crescente demanda social por qualidade do gasto público e por efetividade da intervenção governamental permitem entrever que a temática do Orçamento por Resultados permanecerá na pauta das agendas de reformas orçamentárias modernas. O enfrentamento dos desafios que se colocam é, assim, demanda cada vez mais urgente dos Estados Modernos como forma de resposta aos crescentes apelos sociais, exigindo ampla mobilização técnica e política para o sucesso na introdução das reformas que se fazem necessárias.Número de páginas: 66 p.Orçamento e FinançasPrêmio SOF de monografias 2010- Tema 2: Novas Abordagens do Orçamento Público- Menção HonrosaEscola de Administração Fazendária (Esaf)08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.Orçamento por ResultadosOrçamento por DesempenhoImplementaçãoOrçamento por Resultados: tendências, perspectivas e desafiosMonografia/TCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Nacional de Administração Pública (Enap)Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).info:eu-repo/semantics/openAccessPaís::BR:Brasilporreponame:Repositório Institucional da ENAPinstname:Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)instacron:ENAPORIGINALtema-2-mencao-honrosa_2010.pdftema-2-mencao-honrosa_2010.pdfapplication/pdf280546http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/4682/1/tema-2-mencao-honrosa_2010.pdf02aca135d57dceafd3af54248780542aMD51TEXTtema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.txttema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain124699http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/4682/2/tema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.txtd79e1516356f881f5111687afa8e2c99MD52THUMBNAILtema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.jpgtema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1582http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/4682/3/tema-2-mencao-honrosa_2010.pdf.jpg92dcd8d561b5914f5719e52209ddd002MD531/46822020-12-14 22:47:54.877oai:repositorio.enap.gov.br:1/4682Repositório Institucionalhttp://repositorio.enap.gov.br/PUBhttp://repositorio.enap.gov.br/oai/requestbiblioteca@enap.gov.bropendoar:30462020-12-14T22:47:54Repositório Institucional da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)false |
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