Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da ENAP |
Texto Completo: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264 |
Resumo: | O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002. |
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Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre2015-06-19T11:10:29Z2015-06-19T11:10:29Z20062002-09http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002.Número de páginas: 6 p.Ensino FundamentalEnsino MédioPsicologia ComportamentalPsicologia da EducaçãoSaúdeO PAP foi concebido para ser um conjunto de atividades com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos pacientes pediátricos e de não ser uma suplência escolar. O plano individual de estudos e atividades era estabelecido com base nas possibilidades de cada aluno/paciente, em particular, e o objetivo principal do projeto sempre foi o de reinserir o aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar.Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Área temática: Inclusão social.Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)educaçãodireitos do menorsaúdepsicologia da educaçãopedagogiaambiente escolaratendimento pedagógicopediatriareinserção escolarReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).info:eu-repo/semantics/openAccessPaís::BR:Brasilporreponame:Repositório Institucional da ENAPinstname:Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)instacron:ENAPORIGINALReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdfReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdfapplication/pdf266767http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/2264/1/Reinser%c3%a7%c3%a3o%20do%20aluno%20ao%20seu%20ambiente%20de%20conv%c3%advio%20escola%20e%20social.pdf700aa71526e40b45078bccf948bd4043MD51TEXTReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdf.txtReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdf.txtExtracted Texttext/plain16787http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/2264/2/Reinser%c3%a7%c3%a3o%20do%20aluno%20ao%20seu%20ambiente%20de%20conv%c3%advio%20escola%20e%20social.pdf.txtadb25c8f950d82a9ac4209f7d605a24fMD52THUMBNAILReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdf.jpgReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/2264/3/Reinser%c3%a7%c3%a3o%20do%20aluno%20ao%20seu%20ambiente%20de%20conv%c3%advio%20escola%20e%20social.pdf.jpge2fb8e395eb8cf0377d4dfc706a299edMD531/22642018-08-02 19:12:23.966oai:repositorio.enap.gov.br:1/2264Repositório Institucionalhttp://repositorio.enap.gov.br/PUBhttp://repositorio.enap.gov.br/oai/requestbiblioteca@enap.gov.bropendoar:30462018-08-02T19:12:23Repositório Institucional da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)false |
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O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002. |
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