Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da ENAP
Texto Completo: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264
Resumo: O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002.
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